“10 minutos a Ler” é já amanhã

Decorreram hoje, na biblioteca escolar, duas sessões de lançamento da iniciativa “10 Minutos a Ler” destinadas aos delegados das turmas do 2º e 3º Ciclo. As sessões foram conduzidas pelos professores Paula Morais e Paulo Paiva que falaram dos livros mais marcantes da sua vida, em particular da adolescência, e do valor e legado da leitura. Pela voz do professor Paulo Paiva, os alunos foram ainda brindados com a audição do conto “A fábrica das palavras”, de Agnès De Lestrade.

Nestas sessões, os alunos receberam o livro atribuído à sua turma, por forma a iniciar-se amanhã, pelas 8:15 horas, em todas as turmas do 5º ao 9º ano, a leitura durante 10 minutos da obra que lhes foi disponibilizada. É um enorme desafio, já que a leitura lúdica sairá da esfera do Português (diariamente haverá “10 minutos a ler em diferentes disciplinas), mas é certo que o proveitoso retorno será de todas as disciplinas. Ler é um direito humano, plataforma de inclusão, na medida em que é condição para o conhecimento, determinando a vivência plena ou condicionada do indivíduo.

“10 Minutos a Ler” é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), à qual a nossa escola aderiu e viu aprovada a sua candidatura, merecendo um apoio financeiro significativo para aquisição de livros (1000 Euros). Esta ação do PNL integra um conjunto de 70 escolas que vão instituir no seu quotidiano a atividade diária da leitura durante 10 minutos, na convicção de que a leitura é condição para todo o conhecimento.

Um especial agradecimento aos docentes Paula Morais e Paula Paiva, bem como à equipa da BE e a todos aqueles que acreditam na importância da leitura.

Artigos relacionados

Leave a Comment