Biblioteca desenvolve projetos Erasmus sobre o Holocausto

A biblioteca escolar desenvolve dois projetos Erasmus no presente ano letivo com escolas e bibliotecas de outros países europeus, tendo como temática central o holocausto, precisamente no ano em que se recordam os 75 anos de libertação de Auschwitz e os 135 anos do nascimento de Aristides de Sousa Mendes. O primeiro projeto, coordenado por Portugal, intitulado “School libraries promoting readers, values, literacies, skills and inclusion”, é promovido em parceria com bibliotecas escolares de três países (Polónia, Grécia e Itália), integrando em todas as parcerias professores bibliotecários. O projeto tem um enfoque na temática do Holocausto e na leitura de obras juvenis associadas à temática, apostando no desenvolvimento de literacias e valores. Um dos seus objetivos é a fundação de uma biblioteca na escola grega parceira (em Creta), contando com a experiência e o suporte das restantes bibliotecas.
A biblioteca é parceira noutro projeto Erasmus, intitulado “Literacies at the service of integration and citizenship”, coordenado pela Eslováquia, em parceria igualmente com bibliotecas escolares e equipas das bibliotecas de quatro países (Espanha, Itália, França e Portugal). As literacias dos media e digital são o foco deste projeto, intimamente ligado à evocação dos 75 anos da libertação de Auschwitz e da figura de Anne Frank.

Estes projetos envolvem no nosso agrupamento não só a biblioteca escolar, como também diversas disciplinas, nomeadamente, Português, HGP, História, Filosofia, Inglês, Cidadania e Desenvolvimento, as turmas e os docentes do 4º ano e o Clube Erasmus. Através da atividade “10 minutos a ler” serão lidas cinco obras sobre o Holocausto em todas as turmas do 2º e 3º Ciclo: “O Diário de Anne Frank”, “O rapaz do pijama às riscas”, “Os meninos que enganavam os nazis” e “Um atelier de sonho””. No 4º ano, todas as turmas leem um livro biográfico sobre Anne Frank. Outras atividades, como um concurso de Banda Desenha sobre Anne Frank, na disciplina de Educação Visual e um concurso literário sobre Anne Frank e Aristides de Sousa Mendes, na disciplina de Português, serão desenvolvidas ao longo do ano letivo.

Pretende-se com estes projetos consciencializar os jovens para a tragédia humana que foi o Holocausto, educar para a multiculturalidade, capacitando os alunos para serem capazes de formar a sua opinião, fundamentada no conhecimento e no espírito crítico e não no preconceito, tornando-se cidadãos ativos e responsáveis.

Ambos os projetos terão uma duração de dois anos e possibilitarão a participação de cerca de trinta alunos nas mobilidades futuras aos países parceiros. 

Ilustração da autoria da prof.ª Rosário Sá

Artigos relacionados

Leave a Comment