Projeto Erasmus+ da biblioteca escolar: mobilidade a Creta

No âmbito do projeto Erasmus + “School libraries promoting readers, values, literacies, skills and inclusion” decorreu de 24 a 28 de outubro uma mobilidade a uma escola parceira de Creta, em Agios Nikolaos. Nesta mobilidade participaram dezasseis alunos de diferentes países: Portugal (5 alunos do 3º Ciclo), Polónia e Itália, a que se juntaram vários alunos da escola grega e que prestaram um apoio extraordinário a todos os alunos e muito contribuíram para um clima de grande amizade.

Importa referir que toda a mobilidade foi organizada com grande rigor e dedicação por parte da equipa Erasmus grega, a que se juntou toda uma permanente manifestação de uma sincera alegria e amizade em receber os seus convidados.

No primeiro dia, após a receção feita pela diretora da escola e coordenadora da escola, Marina Toutoudaki, e pelo Mayor de Agios NiKolaus, tivemos oportunidade de assistir a uma apresentação de música e dança tradicional de Creta no auditório.

Em seguida, dinamizaram-se atividades de conhecimento mútuo com o envolvimento de todos os alunos. Após a mesma, foi visionado um emotivo vídeo sobre o Holocausto e aplicado um quiz.

Tivemos ainda oportunidade de realizar uma visita guiada pelos alunos através da cidade Agios NiKolaus.

Ainda no decurso desta semana de intercâmbio e partilha de boas práticas, visitamos Elounda e a impressionante ilha de Spinalonga, considerada a “Auschwitz” de Creta, onde até 1957 eram abandonadas as pessoas com lepra; visitamos Knossos, cidade da antiga Creta, capital do lendário rei Minos, e o principal centro da Minoica, a mais antiga das civilizações do Egeu; a cidade de Heraklion e o museu de História e Folclore em Neapolis.

Nos últimos dias, decorreram os trabalhos de apresentação relacionados com o livro “A bag of marbles”, diversos e interessantíssimos workshops sobre esse livro e a cerimónia de entrega de certificados para os alunos e professores participantes nesta mobilidade.

Na sexta-feira, dia 28, feriado nacional, por ser a comemoração do dia de independência da Grécia, tivemos oportunidade de assistir aos desfiles eu se realizaram na cidade.

Por fim, no sábado foi o dia da despedida e da emoção, visível em alunos, pais e professores, que demonstraram dessa forma toda a extraordinária e inesquecível semana vivida em Agios Nikolaus.

 

Artigos relacionados

Leave a Comment