Workshop “Os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – do planeamento à lecionação”
Disseminação: Realizou-se um workshop designado Os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – do planeamento à lecionação destinado, preferencialmente, a docentes dos grupos 230 e 520 mas aberto a outros grupos disciplinares. Neste workshop ocorreu a disseminação do curso UN’s 17 sustainable development goals: from lesson- planning to teaching, realizado em Pádua, Itália, em novembro de 2022. No workshop foram partilhados os conceitos básicos sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável bem como a importância da sua aplicação nas práticas letivas e não letivas. Dinamizaram-se algumas das atividades ilustrativas do objetivo principal da formação.
Implementação junto dos alunos. Os objetivos do desenvolvimento sustentável foram analisados pelos alunos das turmas e estiveram na base de diversas atividades realizadas, em contexto de aulas teóricas e de aulas experimentais/laboratoriais, pelas turmas 8.º A e 10:º A no 2.º semestre do ano letivo 2022-2023.
A turma 8.º A realizou 5 vídeos sobre a utilização de energias renováveis no quotidiano: das nossas casas, no transporte para a escola e na escola B/S de Canelas. Com o intuito de conhecer uma das formas de aproveitamento de energia solar, os alunos visitaram o sistema fotovoltaico instalado no telhado de um dos blocos da escola.
A propósito da comemoração do Dia Europeu do Mar, a turma 10ºA realizou, em laboratório, algumas atividades experimentais sobre poluição marinha e sobre o impacto da acidificação dos oceanos sobre os seres vivos marinhos. Posteriormente, organizaram uma mostra para a comunidade educativa sobre a importância da preservação dos oceanos.
As turmas 8.º A e 10ºA participaram ainda num seminário sobre alterações climáticas promovido pelo CIMAR.
Nestas atividades estiveram envolvidos vários dos objetivos do desenvolvimento sustentável nomeadamente o 4, 5, 13, 14 15, entre outros.
Professoras Luisa Sousa e Luisa Coelho.
Educação Não-formal: aprendizagem e inclusão
Entre os dias 10 e 15 de julho de 2023, um grupo de docentes do Agrupamento de Escolas de Canelas viajou até Itália, onde contactou de perto com metodologias, no âmbito da Educação Não-formal, desenvolvidas na Instituição YMCA de Siderno.
Cumprindo objetivos próprios, que incluem uma relação estreita com a Escola formal, este espaço pedagógico é dinamizado por professores, técnicos e voluntários e recebe crianças e jovens de diferentes instituições, níveis de escolaridade e estratos socioeconómicos, envolvendo-os em múltiplas atividades que visam a ocupação do tempo não letivo/ tempos livres, o complemento e consolidação das aprendizagens, a regulação dos comportamentos e o apoio em termos sociais. Assente no princípio da participação coletiva e da ligação com a comunidade, procura-se promover o conhecimento dos alunos a partir dos seus interesses, permitindo-lhes movimentarem-se entre diferentes valências e optarem pelos projetos e atividades que, do seu ponto de vista, são mais significativos.
Durante o período de aulas, os alunos frequentam a instituição em período pós-letivo e, em articulação com as diferentes escolas, são desenvolvidas competências pessoais e sociais através das artes performativas, de atividades desportivas, da apresentação de desafios pedagógicos e resolução de problemas, da realização de tarefas de preparação para a vida ativa, entre outros. O caráter pedagógico de todas as tomadas de decisão permite que o diálogo com as escolas se estreite e se cumpram objetivos comuns, de aprendizagem, de integração e de participação ativa na comunidade.
Um dos grandes objetivos é proporcionar às crianças e jovens oportunidades para complementarem as aprendizagens com experiências motivadoras e significativas, em contexto não-formal. Na base deste tipo de intervenção está, ainda, a regulação de comportamentos desviantes e a diminuição da indisciplina, bem como preocupações no que respeita à equidade académica e social.
Para a equipa de docentes em mobilidade, foi uma experiência enriquecedora, sobretudo pela oportunidade de contactar com as dinâmicas ligadas à aprendizagem não-formal e à sua articulação com a vertente formal do ensino, em prol de uma aprendizagem mais significativa, do desenvolvimento integral do aluno e da sua participação na comunidade.
Job shadowing com docentes suecos no AEC
No âmbito do projeto KA1 denominado “Novas práticas, melhores aprendizagens”, recebemos três colegas da escola Birkaskolan, Ekerö, Suécia, (escola promotora do método Montessori) entre os dias 20 e 22 de março de 2023. Nesta mobilidade, inserida na modalidade de Job shadowing, as colegas participaram em diversas atividades promovidas pelas escolas EB1/JI do Alquebre (Biblioteca Escolar), EB1/JI do Curro, EB1/JI da Lagarteira e EB1/JI do Monte. Na escola sede observaram aulas de Matemática (3.º ciclo e secundário); integraram a visita de estudo ao Centro de Educação Ambiental, em Miramar, promovido pelas coordenadoras do projeto Eco-Escolas e projeto Erasmus “My Actions, Our Future”; participaram ativamente nas exposições promovidas pelas coordenadoras do projeto Eco-Escolas e projetos Erasmus, no âmbito do ambiente, nomeadamente os projetos “My Actions, Our Future” e “Water is my Friend“.
Para além da partilha de estratégias e experiências dos dois sistemas de ensino, as colegas visitaram locais turísticos em Vila Nova de Gaia e Porto e apreciaram os pratos típicos portugueses.
Este Job shadowing terminou na produção de um podcast, no qual as três colegas deram a sua opinião sobre a influência dos projetos Erasmus no desenvolvimento profissional dos professores, fizeram a avaliação da sua experiência de Job shadowing na nossa escola e salientaram as práticas educativas e de aprendizagem observadas. As colegas destacaram o dinamismo dos vários projetos no nosso Agrupamento e elogiaram a motivação e o elevado envolvimento dos alunos nas diversas atividades, tendo em vista a promoção da sua autonomia.
Esta experiência revelou-se muito positiva, pois a sua simpatia e o seu empenhado envolvimento nas diversas atividades da escola possibilitaram um convívio agradável e salutar.
A equipa KA1 deseja agradecer a todos os colegas que tão generosamente “abriram as portas” das suas salas de aula e a todos os outros que contribuíram para acolher as colegas. A partilha, a união, a boa vontade e o trabalho foram bem visíveis e também enaltecidos pelas colegas Anette, Charlotte e Natalie.
Equipa KA1,
Augusto Oliveira
Filomena Fernandes
Gracinda Machado
Ação formativa de disseminação sobre “Práticas de Educação Inclusiva em Sala de Aula”
No dia 15 de março, realizou-se uma ação de curta duração para disseminar o curso estruturado realizado em Praga, de 31 de outubro a 4 de novembro, sobre “Práticas de Educação Inclusiva em Sala de Aula”. As responsáveis, Lúcia Neves e Julieta Oliveira, criaram um agradável momento de partilha de boas práticas de Educação Inclusiva em sala de aula, partindo de dinâmicas com significativa potencialidade inclusiva, obtidas no curso em Praga, e dando-lhes novas perspetivas de aplicação, com os contributos dos formandos presentes.
No final, ficou a intenção de replicar esta ação, face ao interesse e agrado manifestado pelos participantes.
Job shadowing com docentes escola IES Ángel de Saavedra, Córdova, Espanha
No âmbito do projeto KA1 denominado “Novas práticas, melhores aprendizagens”, recebemos duas colegas da escola IES Ángel de Saavedra, Córdova, Espanha, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2023. Nesta mobilidade, inserida na modalidade de Job shadowing, as colegas observaram aulas de línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês, línguas lecionadas na escola espanhola) dando enfoque ao uso de estratégias para fomentar um ensino inclusivo e tomaram conhecimento das dinâmicas do projeto Eco-escolas do nosso agrupamento.
Para além da partilha de estratégias e experiências dos dois sistemas de ensino, as colegas participaram na apresentação do projeto “Sim, Somos Capazes”, no seminário Erasmus KA120 intitulado “Gender and equity in medicine and sport”, na palestra “Women in English literature”, no workshop sobre literatura e nas dinâmicas da biblioteca escolar. Como não podia deixar de ser, as duas colegas marcaram a sua presença no almoço de Carnaval, confecionado e servido pelos alunos do curso profissional de técnico de restaurante/bar, tendo saboreado um delicioso prato de comida típica brasileira.
Este Job shadowing terminou na produção de um podcast, no qual as duas colegas deram a sua opinião sobre a influência dos projetos Erasmus no desenvolvimento profissional dos professores, fizeram a avaliação da sua experiência de Job shadowing na nossa escola e salientaram as práticas educativas e de aprendizagem observadas.
Esta experiência revelou-se muito positiva, pois a sua simpatia e o seu empenhado envolvimento nas diversas atividades da escola possibilitaram um convívio agradável e salutar.
A equipa KA1 deseja agradecer a todos os colegas que tão generosamente “abriram as portas” das suas salas de aula e a todos os outros que contribuíram para acolher as colegas. A partilha, a união, a boa vontade e o trabalho foram bem visíveis e também enaltecidos pelas colegas Pilar e Noemí.
Equipa KA1,
Augusto Oliveira
Filomena Fernandes
Gracinda Machado
Montessori Method – Parcerias de Intercâmbio Escolar (atividades Job shadowing e partilha de conhecimentos)
Dentro do Projeto de intercâmbio de saberes entre algumas escolas europeias aderentes ao programa Erasmus+ KA1 e a convite da direção da escola Birkaskolan Malaroarnas Montessori, em Ekerö, Suécia, o Diretor do Agrupamento Artur Vieira, a educadora Deborah Reis e a professora Manuela Botelho participaram nas atividades da modalidade Job Shadowing, as quais decorreram de 3 a 7 de outubro de 2022. Esta mobilidade teve como objetivo principal adquirir novas metodologias/práticas pedagógicas para a sala de aula e utilizar os seus benefícios para o ensino e aprendizagem.
Ekerö é uma pequena cidade sueca. A maior parte dos seus habitantes trabalha em Estocolmo, capital da Suécia, que é o maior centro urbano, cultural, político, financeiro, comercial e administrativo da Suécia.
No município de Ekerö existem 30 creches/pré-escolas e 14 escolas primárias. As crianças vão para a creche com 1 ano de idade e passam para a pré-escola aos 3 anos. Aos 6 anos iniciam a primária e continuam no ensino fundamental até aos 15 anos. Na Suécia, o número de crianças/alunos por sala e docentes é muito diferente de Portugal.
Suécia
Creche – 4 crianças/1 educador
Pré-escola – 24 crianças/ 3 educadoras
Ensino fundamental (Primária) -14/16 alunos/ 2 docentes
Portugal
Educação Pré-escolar – 25 crianças/1 educadoras+1 AO
1º Ciclo – 24 alunos/ 1 docente
Na escola Birkaskolan está implementada a metodologia da Maria Montesori (1870-1952) que, além de médica e educadora foi uma notável pedagoga.
Maria Montessori renovou o ensino desenvolvendo um método próprio, no qual o processo de aprendizagem é ativo, personalizado e contínuo. As ferramentas são dadas às crianças/alunos para alcançarem progressivamente a liberdade, a autonomia de criar, o descobrir e o experimentar, para aprenderem de forma espontânea, desenvolverem a autodisciplina, respeitando os limites do seu desenvolvimento natural das competências físicas, sociais e psicológicas.
Na escola visitada, em conformidade com o método de Maria Montessori adotado são os alunos que escolhem a atividade e o lugar onde trabalhar. O (a) docente atua como guia/supervisor do processo de aprendizagem e interfere só quando é necessário. O trabalho cooperativo e a ajuda entre pares são dinâmicas presentes nas rotinas diárias. O ambiente é rico e estimulante e está organizado de acordo com as diferentes faixas etárias, o que promove um melhor nível de ensino/aprendizagem e de conhecimentos por parte das crianças/alunos.
Os materiais didáticos são adequados às diferenças individuais de cada criança/aluno e às diferentes áreas, a saber: Sensorial, Linguagem, Matemática, Conhecimento do Mundo e Exercícios de Vida Prática.
Os docentes Artur Vieira, Deborah Reis e Manuela Botelho agradecem a forma cordial e simpática como foram recebidos pela equipa diretiva e por outros docentes. As crianças /alunos foram recetivos, comunicativos e cooperantes.
Em março próximo, os colegas parceiros da equipa Erasmus KA1 da Suécia virão a Portugal numa visita preparatória à nossa escola, nos dias 20, 21 e 22 . Esperamos poder retribuir da mesma forma, mostrando as nossas práticas e métodos de ensino/aprendizagem, assim como particularidades da nossa identidade cultural.
UN’s 17 SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS: FROM LESSON-PLANNING TO TEACHING
A meio do mês de novembro de 2022, as professoras Luísa Coelho e Luísa Sousa rumaram a Itália para a frequência do curso estruturado UN’ S 17 SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS: FROM LESSIN – PLANNING, no Instituto de Cultura Italo -Tedesco de Pádua, no âmbito do programa KA1 Novas práticas, melhores aprendizagens.
Todo o curso assentou nos grandes objetivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (SDGG) e nas ações da Escola e de cada cidadão para a sua consecução em favor da dignidade humana, da paz e prosperidade e do planeta… agora e no futuro.
Aos desafios colocados pelas formadoras Elisa Schiavon e Antonella Astori em torno dos SDGG e Good Life Goals (GLG- Ações individuais que contribuem para os SDGG), os docentes participantes provenientes da Alemanha, Espanha, França e Portugal responderam, elaborando projetos e propondo atividades traçados para as suas escolas e ajustados aos seus alunos e às suas necessidades. Assim, foi possível conhecer a realidade de outras escolas e de outros países, os problemas com que se confrontam e as ações que privilegiam para a sua resolução.
Da apresentação, partilha e reflexão sobre estes projetos ficou patente a importância de apostar em atividades/ projetos que privilegiem a consecução, ao mesmo tempo, de vários objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e que reforcem a ligação ao meio e aos decisores locais, assumindo, assim, a Escola um papel mobilizador da mudança de atitudes dos alunos, futuros cidadãos que se querem ativos e interventivos na procura de um futuro melhor e mais sustentável.
Para enriquecer ainda mais esta experiência é de realçar o convívio franco que se estabeleceu entre todos os participantes, o manifesto interesse pelo contacto com outras culturas e sistemas de ensino, a visita à cidade de Pádua e a exploração dos seus monumentos e jardins, principalmente o Orto Botânico, que foi criado em 1545 e que constituiu o primeiro jardim botânico universitário do mundo e que é considerado, pela UNESCO, desde 1997, Património da Humanidade.
Happy schools – curso estruturado
Foi com muita motivação e expectativa sobre a temática “Happy schools: Positive Education for Well-Being and Life-Skills Developement”, que os docentes Alexandre Afonso e Orlanda Rego realizaram uma mobilidade à cidade de Nice – França, para participar num curso estruturado no âmbito do programa ERASMUS KA1 – Novas praticas, melhores aprendizagens; nos dias 10 a 15 de outubro de 2022.
Sobre o tema do curso, a Educação Positiva desafia o paradigma da educação tradicional em todo o mundo; visa promover o bem-estar e a felicidade numa perspetiva holística dentro e fora da sala de aula, proporcionando aos jovens conhecimentos e competências para a vida presente e futura. A Psicologia Positiva concentra-se nos pontos fortes e virtudes que permitem que indivíduos, comunidades e organizações tenham sucesso.
Este curso apresentou fundamentos da Psicologia Positiva, as teorias e referências internacionais mais relevantes, bem como técnicas da Educação Positiva.
Os participantes foram apresentados ao mindfulness e convidados a experimentar algumas técnicas, como uma oportunidade de direcionar a atenção para o momento presente, relaxar, atingir metas e aumentar um certo nível de autoconsciência ou de treinar a mente.
Destaca-se a importância do Bem-Estar e da saúde mental, com foco especial nos “real influencers” – “the teachers”, elementos decisivos na sala de aula, capazes de influenciar o comportamento dos seus alunos, e cada vez mais apresentam desgaste emocional e físico resultado da exigência profissional atual.
Para uma mente saudável e vida saudável, foi realçado o conceito “The Healthy Mind Platter” a importância da gestão do tempo e do equilíbrio das sete atividades diárias necessárias para uma mente saudável: Focus Time, Playtime, Connecting Time, Physical Time, Time In, Downtime, Sleep Time (tempo de concentração, jogo/diversão, ligações, atividade física, reflexão, relaxar, sono).
A abordagem, as estratégias, as metodologias e as atividades implementadas no curso pela formadora Frances Osborne, completamente imbuída do espírito “happy schools”, decorreram em ambiente positivo e foram de encontro à própria temática da Educação Positiva, criando momentos facilitadores no desenvolvimento dos temas, menorizando algumas dificuldades nas barreiras linguísticas e gerando confiança entre os participantes na partilha de práticas e até experiências pessoais marcantes sem o sentir constrangimento.
Foi um curso muito enriquecedor e uma semana gratificante, quer na vertente profissional como pessoal.
Seminário Erasmus de partilha de boas práticas
No passado dia 21 de dezembro de 2022, no pequeno auditório da Escola Básica e Secundária de Canelas, realizou-se um seminário de partilha de boas práticas referente ao projeto Erasmus KA101 “Novas práticas, melhores aprendizagens”.
Este seminário, aberto a todas as escolas de Vila Nova de Gaia, teve como propósito a disseminação por parte das equipas de docentes participantes em mobilidades (cursos estruturados e job shadowing) das experiências pedagógicas e do enriquecimento profissional que as mesmas lhes proporcionaram. Foram ainda apresentados exemplos da implementação de novas estratégias de aprendizagem decorrentes das mobilidades efetuadas pelos docentes, aplicadas em contexto de sala de aula.
Este seminário revelou-se muito enriquecedor, possibilitando aos cerca de 60 participantes o conhecimento de experiências, metodologias e práticas de aprendizagem muito valiosas para a respetiva componente profissional.
No âmbito das participações na mobilidade de job shadowing, foram focadas as seguintes temáticas: «O ensino pela música e pelas artes com recurso a metodologias integradas e baseadas em projetos» (escola de Toulouse); «Projeto CLIL como abordagem inovadora no campo da aprendizagem entre a disciplina de Inglês e as restantes» (escola de Córdoba) e «Metodologia Montessori, que promove o desenvolvimento da vida da criança, de forma integral e profunda» (escola de Estocolmo).
No que concerne às mobilidades de cursos estruturados, as intervenções abordaram os seguintes temas: «Soluções de gestão de sala de aula, novas metodologias, motivação, cooperação e avaliação» (Itália); «Compreender e apreciar a arte na sala de aula e para além dela» (Espanha); «Criatividade em sala de aula e diferentes formas de a desenvolver: visão pedagógica assente no desenvolvimento dos ‘4 Cs’ que a educação para o século XXI privilegia: Criatividade, pensamento Crítico, Colaboração e Comunicação» (Croácia); «Educação inclusiva: metodologias ativas e cooperativas, realce para a gestão de conflitos, a comunicação não violenta, a criação de um clima escolar positivo, e, ainda, a gestão cooperativa e transversal do currículo» (Chéquia); «Educação para o bem estar e o desenvolvimento de competências de vida, educação positiva, técnicas de mindfulness (França)»; «Planear e ensinar de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável promovidos pela ONU» (Itália).
Em suma, o projeto proporciona um novo paradigma educativo, permitindo já aferir uma mudança estratégica e metodológica, assente em práticas colaborativas e de experiências enriquecedoras.
Curso “Educação Inclusiva”
Teacher Training Courses – “Creativity in the Classroom” – Split, Croácia, junho de 2022
Publica-se o vídeo resumo sobre a mobilidade “Curso de formação”, em Split, realizada entre 12 – 17 de junho, pelas professoras, Clara Mesquita e Cristina Lima, no âmbito do projeto Erasmus + KA1.
Mobilidade Barcelona | Active Art: Understanding and Enjoying Art in the Classroom and Beyond
Durante os primeiros 7 dias do mês de maio duas professoras de Artes do nosso agrupamento encontraram-se em Barcelona a frequentar, no âmbito do programa Erasmus KA1 -“Novas práticas, melhores aprendizagens”, o curso “ Active Art: Understanding and Enjoying Art in the Classroom and Beyond”.
Este curso foi lecionado por duas formadoras, Judithe Inglavava e Sónia Sola Gill, com formação em Artes e Em psicologia.
As participantes aprofundaram conhecimentos na área da arte e da criatividade em diferentes contextos no sentido de potencializar o processo criativo dos seus alunos.
Tiveram também oportunidade de percorrer novos caminhos e de desenvolver métodos letivos em que a teoria e a prática se conjugam no desenvolvimento de todo o processo de trabalho, facilitando a expressão criativa individual.
Para além das aprendizagens efetuadas a nível do programa do curso, foram também extremamente enriquecedoras as partilhas realizadas com as outras participantes que provinham de países tão diversificados como: Finlândia , Polónia, Hungria, Eslováquia ,Suécia e Elovénia.
Este curso teve a mais-valia de se realizar numa cidade onde a arte é uma presença constante. Assim muitas das atividades desenvolveram-se no espaço museológico , na presença de obras de autores como Picasso, Miró ou Tápies.
Houve ainda lugar para trabalho autónomo de fotografia por essa cidade onde o modernismo Catalão espreita a cada olhar. Gaudi é uma presença incontornável com a Sagrada Família , a Casa Bateló, a Pedreira e outras construções onde se nota a sua mão criadora.
Este foi um momento de partilha entre as duas participantes que ao visitarem a cidade se enriqueceram a nível cultural e cuja vontade de transmitir os saberem apreendidos cresceu de dia para dia no entusiasmo do contacto com tantas obras de arte , quer a nível da pintura, da escultura ou da arquitetura.
A partilha com os seus pares é agora o objetivo que as move. Utilizar a arte como um facilitador de aprendizagens transversal às diferentes áreas do conhecimento.
Professoras participantes:
Alice Loureiro
Armanda Oliveira
Disseminação da atividade de Job Shadowing entre 21–25 março 2022
No dia 4 de maio as docentes Maria Paula Aires e Olga Leite, partilharam com os docentes dos seus grupos disciplinares (inglês e HGP), a sua experiência no âmbito do Projeto Erasmus+ KA101, “Novas práticas, melhores aprendizagens”, que decorreu na escola I.E.S Ángel de Saavedra em Córdoba, entre os dias 21 e 25 de março.
No contexto das novas práticas, melhores práticas, as docentes destacaram:
– O ensino profissional, que proporciona uma aprendizagem centrada no aluno como mentor do seu percurso e sucesso escolar, e disponibiliza a formação em FCT (formação em contexto de trabalho) no âmbito de projetos Erasmus, nomeadamente projeto KA 103, cuja mobilidade permite aos alunos que essa formação seja efetuada num país estrangeiro;
– O projeto AICLE (aprendizagem integrada de conteúdos em língua estrangeira), que funciona na escola desde 2006. Uma metodologia que aposta na aplicação da língua inglesa em algumas disciplinas, e coloca o aluno em contacto com uma língua estrangeira durante mais tempo e em contextos diferentes. É um projeto que conta com o apoio de dois professores assistentes (contratados pelo município) que, sendo nativos, fomentam a interação em inglês, e promovem a transmissão da cultura do seu país. O trabalho realizado é feito em estreita colaboração com os professores na produção dos materiais didáticos;
– A recetividade dos anfitriões e a partilha enriquecedora de novas práticas.
As docentes apresentaram, ainda, imagens ilustrativas das várias vivências no âmbito desta mobilidade, nomeadamente no que respeita às atividades realizadas em contexto de sala de aula, assim como algumas fotografias dos locais visitados.
As imagens desta apresentação serão divulgadas no circuito interno da escola.
As docentes
Paula Aires
Olga Leite
Docentes participam em curso estruturado da Europass Teacher Academy
Erasmus+ é um programa da União Europeia nas áreas da educação, formação, juventude e desporto. Este programa providencia um vasto leque de ações que incluem a oportunidade de professores participarem em formações, mobilidades individuais de aprendizagem. Erasmus+ key action 1 (KA1) dá oportunidade a professores para frequentarem formações internacionais em diferentes países europeus.
Foi neste contexto que duas professoras do Agrupamento, uma de Português e outra de História, participaram, em Florença, na Europass Teacher Academy, num curso sobre “Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies”, durante a semana de 4 a 8 de abril.
Roberta Begliomini foi a formadora certificada pela Academia Europass que nos acompanhou e desafiou nesta viagem de aprendizagem. Os conteúdos deste curso procuraram fazer-nos refletir e encontrar respostas sobre temáticas muito diferenciadas: análise de problemas e estabelecimento de regras em sala de aula, motivação, estratégias colaborativas (trabalho de pares e de grupo), metodologias centradas na aprendizagem, estilos de ensino centrados no aluno, criação de aulas com a metodologia de sala de aula invertida (Flipped Classroom), uso de diferentes ferramentas TIC como propiciadoras do reforço da motivação, criação de rubricas, avaliação e feedback.
Este curso potenciou, igualmente, a troca de experiências profissionais com colegas de países tão diferentes como Espanha, Inglaterra, Grécia, Suécia, Roménia, Hungria e Honduras. Poder comparar os sistemas educativos nos diferentes países, as práticas educativas (potencialidades e fragilidades) e eixos de intervenção nas diferentes realidades foram uma mais-valia deste curso.
A visita contribuiu também para o nosso enriquecimento cultural. Diariamente, assim que a formação terminava, havia que partir à descoberta desta fascinante cidade. No âmbito do curso usufruímos de uma visita guiada na cidade de Florença e de uma visita a Pisa, Sam Gimignano, Siena e região de Chianti.
Por todas estas razões esta mobilidade marcará o nosso percurso pessoal e profissional. A aprendizagem transformadora será seguramente a motivação para nos desafiarmos a voos mais altos.
As docentes,
Sara Ribeiro
Margarida Duarte
Disseminação da atividade de Job Shadowing entre 7 – 11 março 2022
Disseminação da atividade de Job Shadowing entre 7 – 11 março 2022
No âmbito do projeto Erasmus+, KA101, intitulado “Novas práticas, melhores aprendizagens”, as docentes Rosário Sá e Paula Campos efetuaram uma sessão de disseminação sobre a sua experiência, após regressarem da mobilidade efetuada no “Collège Toulouse-Lautrec”, em Toulouse – França. Esta disseminação foi dirigida aos respetivos grupos disciplinares (Educação Visual e Tecnológica e Educação Musical), no dia 4 de abril.
Foi apresentada uma sequência de imagens exemplificativas das várias valências desta deslocação, entre fotografias dos locais visitados, da escola, de documentos de trabalho e mapas de localização.
As imagens desta apresentação irão estar patentes na escola em circuito interno.
Da excelente experiência destacaram:
- O magnífico trabalho na escola, onde se valoriza a interdisciplinaridade, a abordagem assertiva da multiculturalidade da população escolar, a educação para a cidadania, a relação com o mundo exterior à escola, a escolha de temáticas motivadoras e o incentivo ao espírito crítico;
- A beleza e interesse arquitetónico dos locais visitados;
- O conhecimento de vários aspetos culturais e históricos da região.
As docentes,
Paula Campos
Rosário Sá
JOB SHADOWING Projeto Eramus KA1
Os projetos KA1 visam proporcionar aos professores uma oportunidade de realizar Mobilidades Individuais para Aprendizagem, em diversos países europeus, e, assim, contactar com práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras, políticas e sistemas de educação europeus.
Neste âmbito, duas professoras, uma de língua inglesa e uma de história e geografia deste agrupamento, deslocaram-se a Córdova, à escola IES Ángel de Saavedra, onde, durante uma semana, observaram diversas aulas, de diferentes níveis de ensino.
A visita pontuou-se pela hospitalidade e disponibilidade de toda a comunidade educativa, com quem foi possível trocar impressões sobre as práticas educativas, relacionadas com os eixos de intervenção prioritária inscritos no Projeto Educativo de ambas as escolas.
Destacam-se na nossa visita:
O Projeto de bilinguismo, que tem como objetivo reforçar e desenvolver o conhecimento da língua inglesa, que é a língua de referência para determinadas áreas, denominadas áreas não linguísticas. Desta forma, os alunos estão expostos à língua estrangeira mais tempo e aprendem conteúdos de matérias especificas através do inglês. Assim, em áreas como a biologia, a educação física a educação plástica, a filosofia, a físico-química e a música, pelo menos 50% dos conteúdos são ensinados e aprendidos em inglês. Para esse efeito, são contratados dois assistentes de língua, no caso deste ano letivo, um de nacionalidade americana e outro de nacionalidade inglesa, que colaboraram com os professores em contexto de sala de aula. A sua função é muito importante pois funcionam como modelo de correção linguística, e como transmissores da cultura dos seus países de língua de origem.
O ensino profissional é também uma grande aposta da escola, com muita aceitação na comunidade local, e também de outras comunidades autónomas. Oferecem várias saídas profissionais nas seguintes especialidades: comunicação, imagem e som. As instalações contam com infraestruturas e material bastante moderno.
Salienta-se, ainda, a participação e o reconhecimento do trabalho desenvolvido, desde 1994, em projetos Europeus, nomeadamente Socrates, Comenius, Leonardo e, mais recentemente, ao Programa Erasmus+.
A nossa visita teve, também, uma forte componente cultural da qual destacamos as visitas guiadas pelo diretor e vice-diretora/cordenadora de Erasmus da escola à Catedral de Córdova, e à cidade de Medina Azahara Medina, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2018, que é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, e uma visita imprescindível.
Finalmente, os nossos sinceros agradecimentos ao diretor Luís Miguel Prados, à Pilar Torres, vice-diretora e coordenadora do Projeto assim como a todos os docentes do IES Ángel de Savedra que tão gentilmente nos receberam.
As docentes,
Paula Aires e Olga Leite
OB SHADOWING Projeto Eramus+ AK1 [Córdova]
Job shadowing ao “Collège Toulouse Lautrec”, em Toulouse
Entre 7 e 11 de março decorreu, no âmbito do projeto KA1, intitulado “Novas práticas, melhores aprendizagens”, a mobilidade sob a forma de job shadowing ao “Collège Toulouse Lautrec”, em Toulouse, capital da região da Occitânia, no sul de França.
A cidade de Toulouse, conhecida como “La Ville Rose”, pela tonalidade rósea de muitos dos seus edifícios, construídos em tijolo de terracota, é uma cidade cheia de história e interesse arquitetónico. Perto da fronteira com Espanha, é dividida pelo rio Garona, por sua vez ligado ao Mediterrânio pelo canal do Midi, construído no séc. XVII. Não perdemos a oportunidade de passear pela cidade e visitar alguns dos seus monumentos mais característicos, como a basílica de Saint-Germain, o Convento dos Jacobinos ou o jardim japonês Pierre Baudin, e observar a bela Pont-Neuf das margens do Garona.
Impossível não reparar na simpatia generalizada dos habitantes desta cidade calma, mas cheia de vida. A preocupação pela vida energeticamente sustentável e limpa é evidente nos meios de transporte, com a importância dada ao metro e aos transportes públicos em geral, e com a proliferação de meios de locomoção individuais como bicicletas e trotinetes, que por vezes surpreendem quem não está habituado a esta presença, pela sua aproximação rápida e silenciosa. Nas ruas observa-se a tentativa de não deixar morrer a antiga língua occitana, pelas placas das ruas sempre duplicadas, onde o francês é secundado por este idioma que soa a uma miscelânea entre francês, castelhano, catalão, italiano… e é paradigmático da confluência de culturas da região; pode ser ouvido no metro, onde o anúncio das várias estações é feito também nas duas línguas. No primeiro dia de chegada à escola, fomos recebidas de forma bastante hospitaleira por duas docentes e pela vice diretora; conhecemos a estrutura física da escola (espaços interiores e exteriores) e inteiramo-nos do funcionamento do sistema escolar francês, cuja estrutura diverge ligeiramente do sistema português. Iniciamos nesse mesmo dia a observação das aulas e atividades. No contacto com a realidade pedagógica da escola, fomo-nos inteirando das divergências com mais detalhes, entre os quais a distribuição das áreas artísticas no currículo, que surpreendeu pela parca carga horária. Surpreendeu-nos também a existência de turmas exclusivas de necessidades educativas especiais, em monodocência por docente de Educação Especial, com exceção feita para o Inglês e o Desporto.
O trabalho de projeto com interdisciplinaridade é uma prática muito oleada e com resultados surpreendentes aos quais não é alheia a colaboração permanente com a biblioteca e seus bibliotecários. É constante o apelo ao sentido crítico dos alunos, pela insistência na auto e heteroavaliação sistemática dos trabalhos produzidos, oralmente e por escrito. Os prazos para conclusão dos trabalhos são muito precisos e genericamente respeitados. É óbvia a procura de ligações frequentes ao mundo exterior à escola e à comunidade, pelo convite e inclusão de profissionais não docentes que colaboram com os professores no desenvolvimento de diversas atividades. Pudemos observar, neste âmbito, o contributo da escola no projeto de fotografia mundial do artista JR (dar visibilidade aos invisíveis), a colaboração de um jornalista profissional com um projeto interdisciplinar da escola, a presença de um ator nas aulas de improvisação dramática, e a visita e sessão de esclarecimento da companhia de dança que posteriormente contou com várias turmas na apresentação do seu espetáculo num teatro próximo. Nesta sessão, foi explicada a temática do espetáculo e as linhas condutoras no processo de conceção do mesmo, tendo sido visível, mais uma vez, a preocupação em dar voz aos alunos. Tivemos a oportunidade e o privilégio de assistir ao espetáculo.
A cidadania, numa escola tão marcada pela multiculturalidade, está sempre na ordem do dia: laicismo, igualdade de género, alertas anti-bulying, responsabilização individual pela limpeza e pela reciclagem, são só alguns exemplos da forma empenhada como a escola venera a máxima da revolução francesa: “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”. No comportamento generalizado dos alunos, embora não isento de exceções e imperfeições, pode observar-se o efeito desta pedagogia, transparecendo um respeito pelos professores e pela escola enquanto instituição que não é tão notória no nosso país.
A cantina da escola tem um ambiente bastante ordeiro e sem excesso de ruído. Os alunos aguardam no recreio e as turmas são chamadas para almoçar uma a uma, por megafone, não havendo portanto lugar a longas filas. A comida é equilibrada, variada e muito bem confecionada, embora se estranhe a ausência da sopa, a que estamos tão habituados.
Situações assinaláveis e surpreendentes: a ausência de bar ou máquinas de “vending”, tanto para os alunos como para os professores; a ausência de telemóveis.
Ao longo da semana, observamos aulas no âmbito dos respetivos grupos disciplinares, educação musical e artes plásticas, e ainda do ensino especial e de atividades extracurriculares, com o objetivo de identificar práticas pedagógicas inovadoras e distintas da prática portuguesa e da nossa escola em particular. Foi de forma atenta e motivada que nos entregamos a esta tarefa, face à atitude acolhedora com que fomos recebidas por todos os profissionais da escola, docentes e não docentes. No final de cada aula foi possível colocar questões aos colegas franceses para complementar os registos da observação das aulas e melhor compreender as metodologias aplicadas e os processos de ensino aprendizagem em curso. Houve troca de informações, compararam-se sistemas de ensino; toda a informação considerada relevante foi registada enquanto legado para futura disseminação junto dos colegas da escola BS de Canelas.
O universo etário da escola situa-se entre os 11 e os 14 anos de idade, correspondendo, em termos de níveis de escolaridade, aos nossos 6º, 7º, 8º e 9º ano, ciclo de ensino designado por “Collège”. Nas artes plásticas, foram observadas aulas de dois docentes, Num deles, durante duas aulas consecutivas, decorreu a avaliação dos trabalhos de grupo realizados em diferentes materiais e técnicas, antes das férias de 15 dias das quais os alunos acabavam de regressar. O professor encetou diálogo individualmente com cada elemento de cada grupo de trabalho, de forma a perceber qual o contributo de cada um, a técnica aplicada, o processo de execução e a justificação para o elemento gráfico realizado. Teve uma postura de demanda, mas ao mesmo tempo de escuta atenta dos seus alunos. Com a outra docente foram observadas duas aulas distintas, abordando temáticas, técnicas e metodologias diferentes, porque se tratava de dois níveis de escolaridade distintos. Em cada turma/ano percebeu-se um plano de trabalho bem estruturado com recursos quer digitais (de motivação no arranque das atividades), quer em papel (na finalização dos trabalhos). A disponibilidade da docente em relação às visitantes foi total, tendo-lhes mesmo facultado, posteriormente, os recursos utilizados nas aulas em suporte digital.
As aulas de educação musical são complementadas por dois clubes, o coro e a banda, de frequência facultativa. Em todas as atividades musicais se pode observar uma preocupação menor com as questões técnicas da prática vocal e instrumental e com os registos escritos, de forma a libertar inteiramente o tempo das aulas para experiências de performance musical diversificadas, ainda que sem grande rigor técnico, o que permite de alguma forma colmatar a parca carga horária da disciplina. É assinalável a escolha criteriosa dos temas musicais trabalhados, que aliam conteúdos significativos e atenção às preferências musicais dos alunos, sem descurar a qualidade musical do que é mostrado. Em todas as aulas se faz uso de amplificação sonora e microfone. Os alunos convivem de forma genericamente pacífica com a situação de “performance”, não se coibindo de assumir o papel de solistas. Observa-se respeito e apreço pelas “performances” individuais, não se criando situações de risos ou chacota.
Na banda, são os próprios alunos que se instalam e organizam a sala e os instrumentos. Não se utilizam flautas de bisel, e o instrumental é eclético, incluindo “Orff” a par de bateria, teclados, guitarra elétrica, e instrumentos africanos (balafons), sendo possível aos alunos trazerem os próprios instrumentos. O docente convida antigos alunos a colaborar com a banda. Tecnicamente, observa-se a solidez rítmica como principal qualidade deste grupo.
As docentes envolvidas nesta mobilidade fazem um balanço muito positivo da atividade e da interação com a escola Toulouse-Lautrec. Foi uma excelente oportunidade de conhecer a dinâmica e orgânica duma instituição de ensino noutro contexto cultural e social, que, embora apresentando pontos de contacto com a nossa realidade, coloca outros desafios, sobretudo pela sua marcada multiculturalidade, pelo meio socioeconómico desfavorecido e pelos incontornáveis pressupostos estruturais e curriculares que observa o sistema de ensino francês.
Boas práticas pedagógicas, colaboração e disponibilidade são as palavras-chave desta enriquecedora experiência.
As docentes,
Rosário Sá e Paula Campos
Job Shadowing em Volos, Grécia e disseminação
Demos início às mobilidades previstas no projeto KA1, intitulado “Novas práticas, melhores aprendizagens” com uma atividade de Job Shadowing, realizada na escola 4th Gymnasium em Volos, Grécia, de 4 a 8 de outubro de 2021.
Os docentes, Augusto Oliveira, Filomena Fernandes e Gracinda Machado foram recebidos num clima de grande hospitalidade pela equipa diretiva e integrados num grupo de trabalho preparado para nos apresentar as boas práticas existentes na escola e a programação das atividades previstas.
No decurso deste Job Shadowing, os participantes adquiriram diversas competências, através da participação em aulas com recurso a plataformas e ferramentas digitais, discutindo novas metodologias e abordagens diferenciadas com vista a um maior sucesso no processo de ensino- aprendizagem. Os docentes tiveram ainda a oportunidade de se familiarizarem com o sistema educativo grego por intermédio de uma reflexão partilhada com o diretor e respetiva equipa diretiva da escola. Procedeu-se a uma análise entre os sistemas educativos grego e português, identificando-se pontos comuns e divergentes.
Nas sucessivas reuniões com as equipas de docentes, tivemos a oportunidade de conhecer as plataformas criadas pela escola para comunicação com alunos e famílias durante o período do confinamento, suportadas no “know-how” que a escola já possuía. Foi-nos também prestada formação sobre “Wakelet”, “Emaze”, “Padlet” e “Plickers”.
Tivemos, ainda, oportunidade de dar a conhecer a história de Portugal e da cidade do Porto a alunos do 3.º ciclo de escolaridade. Estas aulas foram acordadas previamente com a direção e a equipa Erasmus, decorrendo em diferentes turmas. Traduziram-se em momentos de grande interação e de interesse dos alunos sobre Portugal.
Salienta-se, ainda, a partilha e o convívio com os colegas gregos que ao longo deste Job Shadowing se mostraram muito disponíveis, colaborativos e amáveis.
Por fim, não podemos deixar de referir a oportunidade que nos foi dada de conhecer a cultura grega, destacando-se a memorável visita ao Museu Arqueológico de Delfos, local do oráculo e coração do mundo grego clássico.
DISSEMINAÇÃO PARA DOCENTES DO AGRUPAMENTO
A equipa de docentes que participou no job shadowing a Volos, na Grécia, dinamizou diversas curtas formações sobre ferramentas digitais destinadas aos educadores e professores do agrupamento. Estas formações decorreram de outubro a dezembro, na biblioteca escolar, em dias e horas distintas, procurando disseminar e preparar os docentes para a utilização dessas novas ferramentas. aos docentes As mesmas contribuem igualmente para dar suporte da digital ao Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital que está em curso. Participaram mais de trinta docentes nestas curtas formações, especializadas nas ferramentas digitais Padlet, Emaze, Plickers e Wakelet, contribuindo para a inovação e inclusão do digital nas atividades letivas.
Link para inscrição na formação digital Erasmus: https://docs.google.com/document/d/18T_Fu7PIHH1JUI1I8EUMfaHOqF1vORUEyqsgxO56d6A/edit?skip_itp2_check=true
Formação “Desenvolvimento de fluência para interação social”
Devido aos desafios que se colocam nos novos contextos educativos e espaço escolar, nomeadamente no que respeita à participação em Projetos de Erasmus, os docentes do nosso Agrupamento têm sentido, cada vez mais, a necessidade de uma atualização de conhecimentos na língua inglesa.
Nesse sentido, realizou-se no final do ano letivo transato uma ação de formação acreditada, de 25h, onde participaram professores de vários ciclos e áreas de estudo.
A ação, que assumiu um caráter teórico-prático, teve como objetivo a aquisição, por parte dos formandos, de competências em língua inglesa que lhes permitissem apreender conceitos básicos e aplicar conhecimentos, utilizando instrumentos adequados ao exercício de uma comunicação básica eficaz.
Esta formação teve ainda como finalidade capacitar, ainda mais, na fluência de inglês,
os docentes participantes nas mobilidades Erasmus que se aproximam.
Formação eTwinning
A formação “eTwinning / ITC – da plataforma ao desenvolvimento de um projeto” já arrancou com várias sessões, no mês de março e abril, dedicadas à discussão de metodologias educativas inovadoras e ao enquadramento do eTwinning enquanto plataforma educativa para os profissionais da educação.
Frequentam a formação quinze docentes do Agrupamento de Escolas de Canelas, que veem nesta oportunidade formativa uma via para o desenvolvimento da sua capacitação digital e para o incremento das literacias digitais e da informação na sua prática profissional.
Deixa-se aqui uma nuvem de palavras resultante da inquirição sobre o que cada um dos formandos entendia ser o eTwinning.
Formação interna (2ª) – Oficina “Projeto eTwinning – da plataforma ao desenvolvimento de um projeto”
Esta oficina de formação de 50 horas está aprovada pelo Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis e decorrerá entres os meses de abril e junho de 2021. Será ministrado por um dos elementos da equipa coordenadora do projeto Erasmus KA1 (Augusto Oliveira), mentor eTwinning, destinada aos docentes que coordenam projetos eTwinning e Erasmus, mobilizando novas metodologias para as suas atividades letivas.
Esta formação é enquadrada no projeto Erasmus “Novas práticas, melhores aprendizagens” do Agrupamento de Escolas de Canelas, pretendendo-se com ela fomentar o desenvolvimento da metodologia de projeto e do trabalho colaborativo, com recurso à inovação e às tecnologias nas práticas educativas. O eTwinning é, enquanto rede e plataforma educativa, um programa facilitador de uma mudança de paradigma que se pretende implementar neste agrupamento. Ora, o desenvolvimento de projetos curriculares colaborativos, a partilha de conhecimentos e experiências, a comunicação e a interação são uma realidade permanente através do eTwinning, respondendo às inquietações reportadas no projeto educativo de escola e às necessidades de aperfeiçoamento profissional aí elencado. É nesse contexto que se propõe, com este curso de formação de 50 horas, dar a conhecer as boas práticas pedagógicas levadas a efeito por docentes, no âmbito da sua participação em projetos eTwinning, numa perspetiva de trabalho partilhado e colaborativo, com vista à renovação/consolidação ao nível das metodologias de ensino aprendizagem com recurso às TIC, que podem ser utilizadas em sala de aula e em contextos europeus.
Formação interna (1ª) – “Desenvolvimento de fluência para interação social“
Esta formação é dinamizada por uma docente do agrupamento e que integra o projeto (Maria Paula Pinto Moreira Carneiro Aires) e destina-se aos docentes já selecionados para integrarem este projeto, de modo a aprofundarem os seus conhecimentos básicos da língua inglesa. Esta formação está já aprovada e acreditada pelo Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, iniciando já no próximo mês de fevereiro.
Perante a necessidade de relacionamento profissional, nomeadamente dos docentes do nosso Agrupamento, com cidadãos que dominam outros códigos linguísticos, torna-se imperativo o domínio da Língua Inglesa por parte de todos os que fazem parte da Comunidade Europeia.
Assim, prevê-se que esta ação proporcione:
– a aquisição, por parte dos formandos, de competências em língua inglesa que lhes permitam apreender conceitos básicos e aplicar conhecimentos, utilizando instrumentos adequados ao exercício de uma comunicação básica eficaz;
– a difusão de conhecimentos e capacidades orientadas para o reforço do projeto educativo do agrupamento; – a satisfação das prioridades formativas dos docentes do agrupamento,tendo em vista a concretização do seu projeto educativo e curricular e a melhoria da sua qualidade e eficácia.
Lista de candidatos selecionados
ERASMUS+, AÇÃO 1 – ENSINO ESCOLAR – 2020-2022 Projeto: “Novas práticas, melhores aprendizagens”, Projeto n.o 2020-1-PT01-KA101-077849
Lista de docentes selecionados para participação em cursos estruturados e em atividades de Job Shadowing – observação de boas práticas:
- Alexandre Afonso
- Alice Loureiro
- Armanda Oliveira
- Clara Mesquita
- Conceição Valente
- Cristina Lima
- Deborah Reis
- Joaquim Resende
- Júlia Mota
- Julieta Malafaia
- Luísa Coelho
- Manuela Botelho
- Margarida Duarte
- Olga Leite
- Paula Aires
- Rosário Sá
- Rui Lopes
- Sara Ribeiro
A Equipa Coordenadora do Projeto,
Augusto Oliveira
Filomena Fernandes
Gracinda Machado
Erasmus KA1 – aberta 2ª fase de candidaturas
O projeto “Novas práticas, melhores aprendizagens” é o 1.º Projeto Erasmus+ da ação KA1 do Agrupamento de Escolas de Canelas concebido para docentes das diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino. Integra mobilidades de Job shadowing e a participação em cursos estruturados nas áreas das metodologias de ensino inovadoras, centradas no aluno e no trabalho colaborativo.
De acordo com o definido no presente projeto, pretende-se dar resposta às diferentes necessidades sentidas pelo Agrupamento e expressas no seu projeto educativo, no que concerne à melhoria dos resultados escolares e à prevenção do abandono escolar precoce. Durante a 1ª fase de candidatura, e após a definição das áreas estratégicas de formação, foram selecionados para participar neste projeto os coordenadores dos diferentes departamentos curriculares e outros docentes que desempenham funções fulcrais dentro da organização.
Abre-se agora a 2ª fase de candidatura, de acordo com o previsto no projeto, convidando-se outros docentes do agrupamento a nele participarem, beneficiando das mobilidades formativas previstas. Essa candidatura deve ser formalizada através do preenchimento do “Formulário de Candidatura”, que segue em anexo, de acordo com as vagas existentes e as preferências do candidato.
O formulário de candidatura deve ser enviado até ao próximo dia 9 de outubro para o email: erasmuska1@agrcanelas.edu.pt, dirigido ao presidente do júri deste procedimento. A lista de candidatos selecionados será divulgada até 23 de outubro no portal da escola, respeitando os critérios definidos para o processo de seleção (ver anexo).
Para informação mais detalhada sobre a natureza dessas oportunidades formativas, recomendamos a consulta do “Powerpoint” que acompanha o presente email.
Assim, tendo sempre presente o projeto educativo do Agrupamento, onde os docentes são considerados uma peça-chave para a qualidade da educação, acreditamos que a formação prevista neste projeto será uma mais-valia para o nosso desenvolvimento profissional e proporcionará igualmente um efeito multiplicador e transformador da atividade desenvolvida pela escola.
Arranque das atividades preparatórias do Erasmus KA1
Aparte
Têm decorrido já sucessivas reuniões de trabalho da equipa de coordenação do projeto Erasmus KA1 “Novas práticas, melhores aprendizagens”. Prepara-se o arranque do projeto com a definição de etapas de divulgação do projeto pela comunidade. Nesta fase, já no próximo dia 27, a equipa coordenadora reunirá com os coordenadores pedagógicos e com o Diretor do Agrupamento, apresentando com detalhe o projeto, as modalidades de formação selecionadas – cursos estruturados e job shadowing -, as plataformas de cursos on-line, os contratos de formação, os documentos necessários para a sua implementação (contratos) e, entre outros aspetos, as atividades de disseminação.
Este projeto foi desenhado de modo a permitir aprofundar os conhecimentos profissionais dos docentes, a fomentar uma cultura colaborativa e a promover o sucesso educativo.
Projeto Erasmus+ KA1 (2020-2022)
O projeto “ Novas práticas, melhores aprendizagens” é o 1.º Projeto Erasmus+ KA1 do Agrupamento de Escolas de Canelas concebido para docentes das diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino.
Integra mobilidades de Jobshadowing e a participação em cursos estruturados nas áreas das metodologias de ensino inovadoras, centradas no aluno e no trabalho colaborativo.
De acordo com o definido na candidatura efetuada, o presente projeto pretende dar resposta às diferentes necessidades sentidas pelo Agrupamento e expressas no projeto educativo, no que concerne à melhoria dos resultados escolares e à prevenção do abandono escolar precoce.
Durante a fase de candidatura, e após a definição das áreas estratégicas de formação como meio de resposta às necessidades do Agrupamento, foram selecionados para participar neste projeto os coordenadores dos diferentes departamentos curriculares e outros docentes que desempenham funções fulcrais dentro da organização.
Assim, tendo sempre presente o projeto educativo do Agrupamento onde os professores são considerados uma peça-chave para a qualidade da educação, acreditamos que a formação prevista neste projeto será uma mais-valia para o desenvolvimento profissional dos mesmos e proporcionará igualmente um efeito multiplicador e transformador da atividade desenvolvida pela escola na resolução dos seus problemas, dotando os docentes de novas ferramentas de respostas às necessidades dos alunos.
A equipa de gestão do projeto