Workshop “Os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – do planeamento à lecionação”

Disseminação:  Realizou-se um workshop designado Os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – do planeamento à lecionação destinado, preferencialmente, a docentes dos grupos 230 e 520 mas aberto a outros grupos disciplinares. Neste workshop ocorreu a disseminação do curso UN’s 17 sustainable development goals:  from lesson- planning to teaching, realizado em Pádua, Itália, em novembro de 2022. No workshop foram partilhados os conceitos básicos sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável bem como a importância da sua aplicação nas práticas letivas e não letivas. Dinamizaram-se algumas das atividades ilustrativas do objetivo principal da formação.

Implementação junto dos alunos. Os objetivos do desenvolvimento sustentável foram analisados pelos alunos das turmas e estiveram na base de diversas atividades realizadas, em contexto de aulas teóricas e de aulas experimentais/laboratoriais, pelas turmas 8.º A  e 10:º A  no 2.º semestre do ano letivo 2022-2023.

A turma 8.º A realizou 5 vídeos sobre a utilização de energias renováveis no quotidiano: das nossas casas, no transporte para a escola e na escola B/S de Canelas. Com o intuito de conhecer uma das formas de aproveitamento de energia solar, os alunos visitaram o sistema fotovoltaico instalado no telhado de um dos blocos da escola.

A propósito da comemoração do Dia Europeu do Mar, a turma  10ºA realizou, em laboratório, algumas atividades experimentais sobre poluição marinha e sobre o impacto da acidificação dos oceanos sobre os seres vivos marinhos. Posteriormente, organizaram uma mostra para a comunidade educativa sobre a importância da preservação dos oceanos.

As turmas 8.º A e 10ºA participaram ainda num seminário sobre alterações climáticas promovido pelo CIMAR.

Nestas atividades estiveram envolvidos vários dos objetivos do desenvolvimento sustentável nomeadamente o 4, 5, 13, 14 15, entre outros.

 Professoras Luisa Sousa e Luisa Coelho.

Educação Não-formal: aprendizagem e inclusão

           Entre os dias 10 e 15 de julho de 2023, um grupo de docentes do Agrupamento de Escolas de Canelas viajou até Itália, onde contactou de perto com metodologias, no âmbito da Educação Não-formal, desenvolvidas na Instituição YMCA de Siderno.

           Cumprindo objetivos próprios, que incluem uma relação estreita com a Escola formal, este espaço pedagógico é dinamizado por professores, técnicos e voluntários e recebe crianças e jovens de diferentes instituições, níveis de escolaridade e estratos socioeconómicos, envolvendo-os em múltiplas atividades que visam a ocupação do tempo não letivo/ tempos livres, o complemento e consolidação das aprendizagens, a regulação dos comportamentos e o apoio em termos sociais. Assente no princípio da participação coletiva e da ligação com a comunidade, procura-se promover o conhecimento dos alunos a partir dos seus interesses, permitindo-lhes movimentarem-se entre diferentes valências e optarem pelos projetos e atividades que, do seu ponto de vista, são mais significativos.

        Durante o período de aulas, os alunos frequentam a instituição em período pós-letivo e, em articulação com as diferentes escolas, são desenvolvidas competências pessoais e sociais através das artes performativas, de atividades desportivas, da apresentação de desafios pedagógicos e resolução de problemas, da realização de tarefas de preparação para a vida ativa, entre outros. O caráter pedagógico de todas as tomadas de decisão permite que o diálogo com as escolas se estreite e se cumpram objetivos comuns, de aprendizagem, de integração e de participação ativa na comunidade.

       Um dos grandes objetivos é proporcionar às crianças e jovens oportunidades para complementarem as aprendizagens com experiências motivadoras e significativas, em contexto não-formal. Na base deste tipo de intervenção está, ainda, a regulação de comportamentos desviantes e a diminuição da indisciplina, bem como preocupações no que respeita à equidade académica e social.

      Para a equipa de docentes em mobilidade, foi uma experiência enriquecedora, sobretudo pela oportunidade de contactar com as dinâmicas ligadas à aprendizagem não-formal e à sua articulação com a vertente formal do ensino, em prol de uma aprendizagem mais significativa, do desenvolvimento integral do aluno e da sua participação na comunidade.

Job shadowing com docentes suecos no AEC

No âmbito do projeto KA1 denominado “Novas práticas, melhores aprendizagens”, recebemos três colegas da escola Birkaskolan, Ekerö, Suécia, (escola promotora do método Montessori) entre os dias 20 e 22 de março de 2023. Nesta mobilidade, inserida na modalidade de Job shadowing, as colegas participaram em diversas atividades promovidas pelas escolas EB1/JI do Alquebre (Biblioteca Escolar), EB1/JI do Curro, EB1/JI da Lagarteira e EB1/JI do Monte. Na escola sede observaram aulas de Matemática (3.º ciclo e secundário); integraram a visita de estudo ao Centro de Educação Ambiental, em Miramar, promovido pelas coordenadoras do projeto Eco-Escolas e projeto Erasmus “My Actions, Our Future”; participaram ativamente nas exposições  promovidas pelas coordenadoras do projeto Eco-Escolas e projetos Erasmus, no âmbito do ambiente, nomeadamente os projetos “My Actions, Our Future” e “Water is my Friend“.

Para além da partilha de estratégias e experiências dos dois sistemas de ensino, as colegas visitaram locais turísticos em Vila Nova de Gaia e Porto e apreciaram os pratos típicos portugueses.

Este Job shadowing terminou na produção de um podcast, no qual as três colegas deram a sua opinião sobre a influência dos projetos Erasmus no desenvolvimento profissional dos professores, fizeram a avaliação da sua experiência de Job shadowing na nossa escola e salientaram as práticas educativas e de aprendizagem observadas. As colegas destacaram o dinamismo dos vários projetos no nosso Agrupamento e elogiaram a motivação e o elevado envolvimento dos alunos nas diversas atividades, tendo em vista a promoção da sua autonomia.

Esta experiência revelou-se muito positiva, pois a sua simpatia e o seu empenhado envolvimento nas diversas atividades da escola possibilitaram um convívio agradável e salutar.

A equipa KA1 deseja agradecer a todos os colegas que tão generosamente “abriram as portas” das suas salas de aula e a todos os outros que contribuíram para acolher as colegas. A partilha, a união, a boa vontade e o trabalho foram bem visíveis e também enaltecidos pelas colegas Anette, Charlotte e Natalie.

 

Equipa KA1,

Augusto Oliveira

Filomena Fernandes

Gracinda Machado

Ação formativa de disseminação sobre “Práticas de Educação Inclusiva em Sala de Aula”

No dia 15 de março, realizou-se uma ação de curta duração para disseminar o curso estruturado realizado em Praga, de 31 de outubro a 4 de novembro, sobre “Práticas de Educação Inclusiva em Sala de Aula”. As responsáveis, Lúcia Neves e Julieta Oliveira, criaram um agradável momento de partilha de boas práticas de Educação Inclusiva em sala de aula, partindo de dinâmicas com significativa potencialidade inclusiva, obtidas no curso em Praga, e dando-lhes novas perspetivas de aplicação, com os contributos dos formandos presentes.

No final, ficou a intenção de replicar esta ação, face ao interesse e agrado manifestado pelos participantes.

Job shadowing com docentes escola IES Ángel de Saavedra, Córdova, Espanha

No âmbito do projeto KA1 denominado “Novas práticas, melhores aprendizagens”, recebemos duas colegas da escola IES Ángel de Saavedra, Córdova, Espanha, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2023. Nesta mobilidade, inserida na modalidade de Job shadowing, as colegas observaram aulas de línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês, línguas lecionadas na escola espanhola) dando enfoque ao uso de estratégias para fomentar um ensino inclusivo e tomaram conhecimento das dinâmicas do projeto Eco-escolas do nosso agrupamento.
Para além da partilha de estratégias e experiências dos dois sistemas de ensino, as colegas participaram na apresentação do projeto “Sim, Somos Capazes”, no seminário Erasmus KA120 intitulado “Gender and equity in medicine and sport”, na palestra “Women in English literature”, no workshop sobre literatura e nas dinâmicas da biblioteca escolar. Como não podia deixar de ser, as duas colegas marcaram a sua presença no almoço de Carnaval, confecionado e servido pelos alunos do curso profissional de técnico de restaurante/bar, tendo saboreado um delicioso prato de comida típica brasileira.
Este Job shadowing terminou na produção de um podcast, no qual as duas colegas deram a sua opinião sobre a influência dos projetos Erasmus no desenvolvimento profissional dos professores, fizeram a avaliação da sua experiência de Job shadowing na nossa escola e salientaram as práticas educativas e de aprendizagem observadas.
Esta experiência revelou-se muito positiva, pois a sua simpatia e o seu empenhado envolvimento nas diversas atividades da escola possibilitaram um convívio agradável e salutar.
A equipa KA1 deseja agradecer a todos os colegas que tão generosamente “abriram as portas” das suas salas de aula e a todos os outros que contribuíram para acolher as colegas. A partilha, a união, a boa vontade e o trabalho foram bem visíveis e também enaltecidos pelas colegas Pilar e Noemí.

Equipa KA1,
Augusto Oliveira
Filomena Fernandes
Gracinda Machado

Montessori Method – Parcerias de Intercâmbio Escolar (atividades Job shadowing e partilha de conhecimentos)

Dentro do Projeto de intercâmbio de saberes entre algumas escolas europeias aderentes ao programa Erasmus+ KA1 e a convite da direção da escola Birkaskolan Malaroarnas Montessori, em Ekerö, Suécia, o Diretor do Agrupamento Artur Vieira, a educadora Deborah Reis e a professora Manuela Botelho participaram nas atividades da modalidade Job Shadowing, as quais decorreram de 3 a 7 de outubro de 2022. Esta mobilidade teve como objetivo principal adquirir novas metodologias/práticas pedagógicas para a sala de aula e utilizar os seus benefícios para o ensino e aprendizagem.
Ekerö é uma pequena cidade sueca. A maior parte dos seus habitantes trabalha em Estocolmo, capital da Suécia, que é o maior centro urbano, cultural, político, financeiro, comercial e administrativo da Suécia.
No município de Ekerö existem 30 creches/pré-escolas e 14 escolas primárias. As crianças vão para a creche com 1 ano de idade e passam para a pré-escola aos 3 anos. Aos 6 anos iniciam a primária e continuam no ensino fundamental até aos 15 anos. Na Suécia, o número de crianças/alunos por sala e docentes é muito diferente de Portugal.

Suécia
Creche – 4 crianças/1 educador
Pré-escola – 24 crianças/ 3 educadoras
Ensino fundamental (Primária) -14/16 alunos/ 2 docentes

Portugal

Educação Pré-escolar – 25 crianças/1 educadoras+1 AO
1º Ciclo – 24 alunos/ 1 docente

Na escola Birkaskolan está implementada a metodologia da Maria Montesori (1870-1952) que, além de médica e educadora foi uma notável pedagoga.
Maria Montessori renovou o ensino desenvolvendo um método próprio, no qual o processo de aprendizagem é ativo, personalizado e contínuo. As ferramentas são dadas às crianças/alunos para alcançarem progressivamente a liberdade, a autonomia de criar, o descobrir e o experimentar, para aprenderem de forma espontânea, desenvolverem a autodisciplina, respeitando os limites do seu desenvolvimento natural das competências físicas, sociais e psicológicas.
Na escola visitada, em conformidade com o método de Maria Montessori adotado são os alunos que escolhem a atividade e o lugar onde trabalhar. O (a) docente atua como guia/supervisor do processo de aprendizagem e interfere só quando é necessário. O trabalho cooperativo e a ajuda entre pares são dinâmicas presentes nas rotinas diárias. O ambiente é rico e estimulante e está organizado de acordo com as diferentes faixas etárias, o que promove um melhor nível de ensino/aprendizagem e de conhecimentos por parte das crianças/alunos.
Os materiais didáticos são adequados às diferenças individuais de cada criança/aluno e às diferentes áreas, a saber: Sensorial, Linguagem, Matemática, Conhecimento do Mundo e Exercícios de Vida Prática.
Os docentes Artur Vieira, Deborah Reis e Manuela Botelho agradecem a forma cordial e simpática como foram recebidos pela equipa diretiva e por outros docentes. As crianças /alunos foram recetivos, comunicativos e cooperantes.

Em março próximo, os colegas parceiros da equipa Erasmus KA1 da Suécia virão a Portugal numa visita preparatória à nossa escola, nos dias 20, 21 e 22 . Esperamos poder retribuir da mesma forma, mostrando as nossas práticas e métodos de ensino/aprendizagem, assim como particularidades da nossa identidade cultural.

UN’s 17 SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS: FROM LESSON-PLANNING TO TEACHING

A meio do mês de novembro de 2022, as professoras Luísa Coelho e Luísa Sousa rumaram a Itália para a frequência do curso estruturado UN’ S 17 SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS: FROM LESSIN – PLANNING, no Instituto de Cultura Italo -Tedesco de Pádua, no âmbito do programa KA1 Novas práticas, melhores aprendizagens.

Todo o curso assentou nos grandes objetivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (SDGG)  e nas ações da Escola e de cada cidadão para a sua consecução em favor da dignidade humana, da paz e prosperidade e do planeta… agora e no futuro.

Aos desafios colocados pelas formadoras Elisa Schiavon e Antonella Astori em torno dos SDGG e Good Life Goals (GLG- Ações individuais que contribuem para os SDGG), os docentes participantes provenientes da Alemanha, Espanha, França e Portugal responderam,  elaborando projetos e propondo atividades traçados para as suas escolas e ajustados aos seus alunos e às suas necessidades. Assim, foi possível conhecer a realidade de outras escolas e de outros países, os problemas com que se confrontam e as ações que privilegiam para a sua resolução.

Da apresentação, partilha e reflexão sobre estes projetos ficou patente a importância de apostar em atividades/ projetos que privilegiem a consecução, ao mesmo tempo, de vários objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e que reforcem a ligação ao meio e aos decisores locais, assumindo, assim, a Escola um papel mobilizador da mudança de atitudes dos alunos, futuros cidadãos que se querem ativos e interventivos na procura de um futuro melhor e mais sustentável.

Para enriquecer ainda mais esta experiência é de realçar o convívio franco que se estabeleceu entre todos os participantes, o manifesto interesse pelo contacto com outras culturas e sistemas de ensino, a visita à cidade de Pádua e a exploração dos seus monumentos e jardins, principalmente o Orto Botânico, que foi criado em 1545 e que constituiu o primeiro jardim botânico universitário do mundo e que é considerado, pela UNESCO, desde 1997, Património da Humanidade.

 

 

Happy schools – curso estruturado


Foi com muita motivação e expectativa sobre a temática “Happy schools: Positive Education for Well-Being and Life-Skills Developement”, que os docentes Alexandre Afonso e Orlanda Rego realizaram uma mobilidade à cidade de Nice – França, para participar num curso estruturado no âmbito do programa ERASMUS KA1 – Novas praticas, melhores aprendizagens; nos dias 10 a 15 de outubro de 2022.
Sobre o tema do curso, a Educação Positiva desafia o paradigma da educação tradicional em todo o mundo; visa promover o bem-estar e a felicidade numa perspetiva holística dentro e fora da sala de aula, proporcionando aos jovens conhecimentos e competências para a vida presente e futura. A Psicologia Positiva concentra-se nos pontos fortes e virtudes que permitem que indivíduos, comunidades e organizações tenham sucesso.
Este curso apresentou fundamentos da Psicologia Positiva, as teorias e referências internacionais mais relevantes, bem como técnicas da Educação Positiva.
Os participantes foram apresentados ao mindfulness e convidados a experimentar algumas técnicas, como uma oportunidade de direcionar a atenção para o momento presente, relaxar, atingir metas e aumentar um certo nível de autoconsciência ou de treinar a mente.
Destaca-se a importância do Bem-Estar e da saúde mental, com foco especial nos “real influencers” – “the teachers”, elementos decisivos na sala de aula, capazes de influenciar o comportamento dos seus alunos, e cada vez mais apresentam desgaste emocional e físico resultado da exigência profissional atual.
Para uma mente saudável e vida saudável, foi realçado o conceito “The Healthy Mind Platter” a importância da gestão do tempo e do equilíbrio das sete atividades diárias necessárias para uma mente saudável: Focus Time, Playtime, Connecting Time, Physical Time, Time In, Downtime, Sleep Time (tempo de concentração, jogo/diversão, ligações, atividade física, reflexão, relaxar, sono).
A abordagem, as estratégias, as metodologias e as atividades implementadas no curso pela formadora Frances Osborne, completamente imbuída do espírito “happy schools”, decorreram em ambiente positivo e foram de encontro à própria temática da Educação Positiva, criando momentos facilitadores no desenvolvimento dos temas, menorizando algumas dificuldades nas barreiras linguísticas e gerando confiança entre os participantes na partilha de práticas e até experiências pessoais marcantes sem o sentir constrangimento.
Foi um curso muito enriquecedor e uma semana gratificante, quer na vertente profissional como pessoal.

Seminário Erasmus de partilha de boas práticas

No passado dia 21 de dezembro de 2022, no pequeno auditório da Escola Básica e Secundária de Canelas, realizou-se um seminário de partilha de boas práticas referente ao projeto Erasmus KA101 “Novas práticas, melhores aprendizagens”.
Este seminário, aberto a todas as escolas de Vila Nova de Gaia, teve como propósito a disseminação por parte das equipas de docentes participantes em mobilidades (cursos estruturados e job shadowing) das experiências pedagógicas e do enriquecimento profissional que as mesmas lhes proporcionaram. Foram ainda apresentados exemplos da implementação de novas estratégias de aprendizagem decorrentes das mobilidades efetuadas pelos docentes, aplicadas em contexto de sala de aula.

Este seminário revelou-se muito enriquecedor, possibilitando aos cerca de 60 participantes o conhecimento de experiências, metodologias e práticas de aprendizagem muito valiosas para a respetiva componente profissional.
No âmbito das participações na mobilidade de job shadowing, foram focadas as seguintes temáticas: «O ensino pela música e pelas artes com recurso a metodologias integradas e baseadas em projetos» (escola de Toulouse); «Projeto CLIL como abordagem inovadora no campo da aprendizagem entre a disciplina de Inglês e as restantes» (escola de Córdoba) e «Metodologia Montessori, que promove o desenvolvimento da vida da criança, de forma integral e profunda» (escola de Estocolmo).

No que concerne às mobilidades de cursos estruturados, as intervenções abordaram os seguintes temas: «Soluções de gestão de sala de aula, novas metodologias, motivação, cooperação e avaliação» (Itália); «Compreender e apreciar a arte na sala de aula e para além dela» (Espanha); «Criatividade em sala de aula e diferentes formas de a desenvolver: visão pedagógica assente no desenvolvimento dos ‘4 Cs’ que a educação para o século XXI privilegia: Criatividade, pensamento Crítico, Colaboração e Comunicação» (Croácia); «Educação inclusiva: metodologias ativas e cooperativas, realce para a gestão de conflitos, a comunicação não violenta, a criação de um clima escolar positivo, e, ainda, a gestão cooperativa e transversal do currículo» (Chéquia); «Educação para o bem estar e o desenvolvimento de competências de vida, educação positiva, técnicas de mindfulness (França)»; «Planear e ensinar de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável promovidos pela ONU» (Itália).

Em suma, o projeto proporciona um novo paradigma educativo, permitindo já aferir uma mudança estratégica e metodológica, assente em práticas colaborativas e de experiências enriquecedoras.

Curso “Educação Inclusiva”

No âmbito da experiência Erasmus+, a professora Julieta Oliveira e a psicóloga Lúcia Neves frequentaram, no International Training Center, em Praga, o curso “Educação Inclusiva”, no período compreendido entre 31 de outubro e 4 de novembro de 2022. Este curso permitiu reforçar a importância do espaço sala de aula, e do professor como protagonista, na transformação desse espaço, promovendo ambientes de aprendizagem na escola mais inclusivos. Entre os temas abordados, através de metologias ativas e cooperativas, realce para a gestão de conflitos, a comunicação não violenta, a criação de um clima escolar positivo,  e, ainda, a gestão cooperativa e transversal do currículo.

Mobilidade Barcelona | Active Art: Understanding and Enjoying Art in the Classroom and Beyond

Durante os primeiros 7 dias do mês de maio duas professoras de Artes do nosso agrupamento encontraram-se em Barcelona a frequentar, no âmbito do programa Erasmus KA1 -“Novas práticas, melhores aprendizagens”, o curso “ Active Art: Understanding and Enjoying Art in the Classroom and Beyond”.

Este curso foi lecionado por duas formadoras, Judithe Inglavava e Sónia Sola Gill, com formação em Artes e Em psicologia.

As participantes aprofundaram conhecimentos na área da arte e da criatividade em  diferentes contextos no sentido de potencializar o processo criativo dos seus alunos.

Tiveram também oportunidade de percorrer novos caminhos e de desenvolver métodos letivos em que  a teoria e a prática se conjugam no desenvolvimento de todo o processo de trabalho, facilitando a expressão criativa individual.

Para além das aprendizagens efetuadas a nível do programa do curso, foram também extremamente enriquecedoras as partilhas realizadas com as outras participantes que provinham de países tão diversificados como:  Finlândia , Polónia, Hungria, Eslováquia ,Suécia e Elovénia.

Este curso teve a mais-valia de se realizar numa cidade onde a arte é uma presença constante.  Assim muitas das atividades desenvolveram-se no espaço museológico , na presença de obras de autores como Picasso, Miró ou Tápies.

Houve ainda lugar para trabalho autónomo de fotografia por essa cidade onde o modernismo Catalão  espreita a cada olhar. Gaudi  é uma presença incontornável  com a Sagrada Família , a Casa Bateló,  a Pedreira  e outras construções onde se nota a sua mão criadora.

Este foi um momento de partilha entre as duas participantes que ao visitarem a cidade se enriqueceram a nível cultural e cuja vontade de transmitir os saberem apreendidos cresceu de dia para dia no entusiasmo do contacto com tantas obras de arte , quer a nível da pintura, da escultura ou  da arquitetura.

A partilha com os seus pares é agora o objetivo que as move. Utilizar a arte como um facilitador de aprendizagens transversal às diferentes áreas do conhecimento.

Professoras participantes:

Alice Loureiro

Armanda Oliveira