” A promoção da educação para a saúde em meio escolar é um processo em permanente desenvolvimento para o qual concorrem os setores da Educação e da Saúde. Este processo contribui para a aquisição de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontar-se positivamente consigo próprios, construírem um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.” In, Protocolo entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde
Seguindo o lema “Educar pela Saúde” consideramos que a Escola não se esgota na transmissão de conhecimentos, é dela também o dever de educar para os valores, promover a saúde, a formação e a participação cívica dos alunos num processo de aquisição de competências que promovam autonomia a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas individuais, de forma consciente e responsável.
Neste contexto, a Educação para a Saúde no AEC, será sempre que possível efetuada numa perspetiva de intervenção consciente e criativa, interdisciplinar, numa lógica de transversalidade adequada aos diferentes ciclos de ensino. O modelo pedagógico a utilizar prevê o envolvendo da comunidade educativa, dinamizado em parceria com a unidade de cuidados de saúde à comunidade da área geográfica, com instituições ligadas à saúde, empresas, pais e encarregados de educação.
Áreas prioritárias de Intervenção:
Saúde Mental e Prevenção da Violência
Educação Alimentar
Atividade Física
Comportamentos Aditivos e Dependências
Afetos e Educação para a Sexualidade
in, Referencial de Educação para a Saúde (RES)
- Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA)
O GIAA é um espaço aberto à comunidade escolar para orientação e apoio na área da saúde. É também um espaço inclusivo que promove a participação conjunta em atividades e projetos comuns.
Objetivos:
– Contribuir para criar condições de promoção do sucesso escolar e educativo;
– Dar resposta às principais dúvidas dos jovens na área da saúde, sexualidade, prevenção de comportamentos de risco e outros problemas relacionados com a adolescência;
– Orientar os jovens para a tomada de decisões conscientes e responsáveis;
– Desenvolver a consciência cívica, tolerância, solidariedade e respeito.
Pl’ O P.P.E.S.
Mª. Isabel Costa