No âmbito do nosso entusiasmante projeto “Palavras Para Que Te Quero”, os alunos embarcaram numa nova viagem pelo rico e fascinante património linguístico da nossa língua! Desta vez, o desafio foi explorar a expressão popular “estar com a corda toda”. Sabias que esta expressão tem origem nos brinquedos antigos? Aqueles que precisavam de “dar corda” para se movimentarem – bastava girar molas ou elásticos, e lá iam eles, cheios de energia e movimento. Assim, “estar com a corda toda” passou a ser sinónimo de estar cheio de vitalidade, pronto para tudo!…
Read MoreCiclo de trabalhos dedicados a Fernando Pessoa, um dos grandes intérpretes da humanidade!
sobre Ricardo Reis, «Um estrangeiro no mundo» O POETA… «Breve é a mágoa, Que inda que dor, é vida.» «Que vale o César que serias? Goza Bastar-te o pouco que és.» «Abdica, e sê Rei só de ti.» «Igual é o fado, quer o procuremos, Quer o esperemos.» «Segue o teu destino, rega as tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias.» NÓS… …
Read MoreProjeto “Palavras Para Que Te Quero”
Descobrir o Património Linguístico e Cultural Português As turmas C, D, F e G do 5.º ano estão a participar no projeto “Palavras Para Que Te Quero”, uma iniciativa que tem como objetivo promover a riqueza e a importância da utilização de expressões idiomáticas e provérbios na comunicação quotidiana. Este projeto evidencia a relevância destas manifestações da literatura tradicional, oral e popular como uma forma de acesso ao vasto património linguístico e cultural português. Através desta abordagem, os alunos são convidados a explorar as raízes culturais da língua portuguesa, percebendo como estas…
Read MoreO Pai Natal
O Natal é uma época em que os sonhos e a solidariedade falam mais alto e ecoam pelas ruas. Foi com base nisso que José Jorge Letria criou este conto de Natal, porque também o Pai Natal sonha. «Certa noite, enquanto dormia, o Pai Natal teve um bonito sonho: era véspera de Natal e todos estavam felizes! Ninguém estava sozinho… Todos tinham família e uma casa com a mesa pronta para a ceia de Natal, onde não faltava comida farta e deliciosa. Não havia pobreza, nem ódio, nem guerras.…
Read MoreO TEATRO VEIO À ESCOLA
No dia 04 de dezembro, o ator Alexandre Sá, da Associação Teatro Educação (ATE)/ “Teatro da mala”, esteve no Grande Auditório da escola para apresentar uma leitura dramatizada do Sermão de Sto António aos Peixes, de Padre António Vieira. Eis alguns comentários de quem faz da escola um espaço de aprendizagem e de crescimento. (Talvez arte seja, também, a partilha de uma visão plural). __________________________________________________________________________________________________ A sessão de teatro, no dia 4 de dezembro, foi um bom momento de representação e o ator Alexandre Sá encarnou bem o papel de pregador. …
Read More