DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 8 de março de 2025 – Hoje, dia 8 de março de 2025, em pleno Séc. XXI, apesar dos avanços extraordinários no âmbito da tecnologia e da inteligência artificial, da sustentabilidade e das energias renováveis, da saúde, da exploração espacial etc. a mulher continua a enfrentar grandes desafios: a desigualdade salarial persiste, a violência de género mantém-se e manifesta-se de diversas formas, do assédio ao feminicídio, e a vida profissional e as responsabilidades domésticas continuam a sobrecarregá-la. Além disso, a mulher…
Read MoreVISITA DE ESTUDO A SINTRA
No dia 26 de fevereiro, os alunos do 11º ano (turmas A, B e C) realizaram uma visita de estudo a Sintra, no âmbito do estudo da obra de leitura integral Os Maias, de Eça de Queirós. Esta experiência, fora das quatro paredes da sala de aula, revelou-se enriquecedora, proporcionando dois momentos distintos: de manhã, no Centro Cultural Olga Cadaval, os alunos assistiram a uma dramatização do romance realista, encenada pelo grupo de teatro ÉTER que conseguiu, na perfeição, harmonizar em palco atores, música e filme.…
Read MoreO que sinto?
Os alunos do 6.ºC e D depois de visitarem o memorial do Holocausto, foram convidados a resumir o que sentiram… 6.ºC Depois da visita ao memorial do Holocausto, sempre sentirei uma dor inesquecível. Maria Pereira A memória de um sofrimento que nunca deverá ser esquecido. Leonor Pereira Uma ferida na História que nunca mais vai ser curada. Diana Martins O medo e a tristeza das vítimas do Holocausto nunca serão esquecidos. Ana Carolina A reflexão que fizemos foi para sentirmos o…
Read More27 de janeiro – Dia da Memória das vítimas do Holocausto
Na sequência do Domínio de Autonomia Curricular– Dia da Memória – Holocausto e os “Novos Holocaustos” – 27 de janeiro, desenvolvido nas disciplinas de Português, HGP e EV, os alunos depois de uma chuva de ideias, elaboraram textos de opinião sobre o tema. O resultado final foi um texto coletivo. Os mesmos foram lidos por um grupo de alunos, do 6.ºC e do 6.ºD na rádio escolar, no intervalo da manhã para assinalar o dia 27 de janeiro. Recordar o Holocausto e os genocídios é muito importante, neste…
Read MoreProjeto “Palavras Para Que Te Quero”
No âmbito do nosso entusiasmante projeto “Palavras Para Que Te Quero”, os alunos embarcaram numa nova viagem pelo rico e fascinante património linguístico da nossa língua! Desta vez, o desafio foi explorar a expressão popular “estar com a corda toda”. Sabias que esta expressão tem origem nos brinquedos antigos? Aqueles que precisavam de “dar corda” para se movimentarem – bastava girar molas ou elásticos, e lá iam eles, cheios de energia e movimento. Assim, “estar com a corda toda” passou a ser sinónimo de estar cheio de vitalidade, pronto para tudo!…
Read More