Faz uma pequena caracterização física e psicológica de alguém que admires muito na tua família.
O meu irmão
O meu irmão é uma peste, mas também é um grande amigo. Chama-se Tiago e tem 5 anos, bem, apenas por algum tempo, pois vai fazer anos daqui a três dias (tendo em conta que isto foi escrito a 22/05/2020). Ele pode ser pequeno, mas a sua energia é bem maior do que a minha (quer dizer, enquanto estou a escrever isto ele está a brincar a saltar na cama do meu pai…). Tem um cabelo curto e castanho, olhos castanhos e uma boca e nariz pequenos.
O Tiago está sempre a procurar ser melhor do que eu, e, algumas vezes, consegue! Quando ele crescer, ele diz que quer ser um corredor e já tem treino, pois, sempre que pode, quer correr contra mim e quase que me alcança, tem mau perder! Ele também é muito criativo, extremamente falador, mas também um grande amigo. É claro que fazemos aquelas “clássicas” brigas de irmão, a maior parte das vezes fica atrás de mim, mas eu sei que ele me adora na mesma, e eu também o adoro.
João Barroso, 5ºI
A minha irmã mais nova chama-se Inês e tem quatro anos. Tem os olhos castanhos escuro. O cabelo dela é castanho, comprido e com caracóis. Ela é baixa e magra.
A minha irmã é muito vaidosa, teimosa e faz muitas birras. No entanto, é muito brincalhona, carinhosa, fofinha e amiga. Também é muito gulosa. Gosta muito de dormir comigo, pois tem medo de dormir sozinha. Está sempre a chamar-me para brincar com ela e eu gosto de a chatear. Gosta de ouvir histórias, passear, fazer teatro e ver filmes.
Adoro a minha irmã, é uma das pessoas mais importantes da minha vida.
Fábio Manso, 5ºI
A minha mãe
Mãe, és a minha flor cheirosa, maravilhosa, bonita e trabalhadora.
Inspiras-me, como tu não há igual.
Se eu pudesse guardava-te dentro de uma caixa para te levar para todo o lado.
A minha mãe tem cabelo castanho com madeixas loiras. É alta, um bocadinho gordinha, olhos castanhos, um sorriso maravilhoso e uma pele macia. Completou 30 anos no dia 25 de abril.
Ela é muito divertida, está sempre disponível, é muito fofa e tem um colo muito aconchegante. A minha mãe faz tudo pelos filhos é muito protetora. Ela é tudo para mim!
É, sem dúvida e a minha melhor amiga. Apoia-me quando eu fico triste, repara e diz:
– Senta-te, vamos conversar.
Eu adoro a minha Mãe.
Amo-a!
Matilde Lima, 5ºI
A minha mãe
A pessoa que eu mais admiro na minha vida é a minha mãe.
A minha mãe faz de tudo para me ver a mim e ao meu irmão felizes.
A minha mãe é feliz, engraçada, brincalhona…mas acima de tudo é guerreira!!!!
Ela é a melhor pessoa que já conheci!
Devo -lhe o mundo e tudo o que há para vir!
Amo-a com todas as minhas forças.
Cândida Rodrigues 5º E
A minha avó
A minha avó é baixa, mas sonha alto! Ela é magra, com 55k, mas com um coração tão grande que lá dentro cabe o mundo inteiro. Tem cabelos castanhos e olhos negros, negros como a noite. Ela mora no Brasil, junto com toda a minha família. Já estamos separados há um ano e meio, porém já me visitou duas vezes. Foi difícil, mas eu sei que foi para o meu bem.
Marcus Borges 5º E
A minha mãe
A minha mãe é morena, tem cabelos compridos, olhos grandes, de cor castanho claro, e é elegante. Ela é vaidosa, muito generosa e bondosa e faz tudo para me agradar, mas é um pouco nervosa e impaciente e zanga-se com alguma frequência.
Eu gosto dela assim e não a trocava por ninguém.
Rafael Martim 5º F
A minha mãe
A minha mãe é um pouco alta, cabelos loiros, olhos castanhos e de pele de tom claro .
Eu tenho sorte em tê-la como mãe, acompanha-me sempre, é carinhosa, mas também por vezes resmungona.
Quando fico doente, o coração dela parte-se em mil bocados, mas quando dou gargalhadas, o coração de minha mãe até dança!
Ângelo Camarinha, 5º F
O meu irmão
O meu irmão mede cerca de 1 metro, pesa entre12 a 15 quilos, calça 23 centímetros. Ele é rechonchudo nas pernocas e nas bochechas. Tem a cara redondinha e os olhinhos que parecem duas avelãs. Tem umas mãozinhas e pezinhos muito fofinhos e pequeninos.
Ele psicologicamente é agressivo (só comigo) mas quando está de bom humor é muito amoroso, muito brincalhão, sorridente e amável. Mas quando está chateado ninguém o segura. É refilão, malandro e muito chorão. Mas é o meu irmão favorito …
Francisco, 5º F
A minha mãe
Quem eu admiro mais da minha família e da minha vida é a minha mãe. É pequena, com olhos castanhos pequenos e cabelo loiro. É simpática, engraçada e carinhosa.
No coração dela moram as pessoas da minha família.
Às vezes conta-me histórias do seu passado.
Beatriz Tavares, 5º F
A minha mãe
Uma das pessoas que eu admiro na vida, é a minha mãe. Mãe é uma palavra pequena, mas com um coração enorme. A minha mãe é uma grande mulher, uma boa esposa e uma excelente mãe. É uma lutadora sempre alcançando os seus objetivos. É humana, sensível, criativa, respeitadora, honesta, inteligente, carinhosa e protetora. Ela tem 1 metro e 64 de altura, olhos castanhos, cabelo longo acastanhado e fortezinha como eu. Resumindo, aconteça o que acontecer, faça ela o que fizer, eu sempre amarei a minha mãe. AMOR DE FILHO
Leandro Santos, 5º G
O meu avô
O Armando é meu avô e tem 60 anos. Tem 1,73m e pesa 75kg. Ele é uma pessoa muito carinhosa, divertida, alegre e fantástica. O meu avô sempre que eu estou triste ele espalha-me alegria.
Não podia ter escolhido melhor avô!
Lisandro Santos, 5º G
A minha avó
A minha avó era muito carinhosa.
Carinhosa, vaidosa e cheia de amor.
Amor era o que ela punha no pão.
Pão com manteiga e açúcar.
Açúcar que adoça os olhos.
Olhos e cabelos castanhos tinha a minha avó.
A minha avó era pequena e gorduchinha
Gorduchinha era a minha avó.
Miriam, 5º G
A minha mãe
Uma das pessoas que mais admiro na minha família é a minha mãe. Ela é amiga, carinhosa, simpática e atenciosa. Está sempre ao meu lado, esteja eu triste ou feliz. O coração dela está cheio de muito amor por mim.
Fisicamente, a minha mãe tem cabelo longo e loiro. Tem olhos verdes e é muito bonita.
Joana Moreira, 5º G
O meu avô
Eu admiro muito o meu avô pela sua coragem de vida e pelo seu coração do tamanho do mundo. Ele é alto, magro, cabelos brancos e olhos castanhos. As suas rugas contam a vida dura e longa que passou. Teve uma infância muito difícil. Gosto muito de o ouvir contar as suas histórias. Adoro o meu avô.
Gonçalo Machado,5º G
A minha tia
A pessoa que mais admiro é a minha tia Joana. Ela é alta, magra e morena.
Tem olhos castanhos-escuros, sobrancelhas finas e pequenas.Um nariz pequeno e arredondado, lábios pequenos e finos. Tem cabelo comprido ondulado e escuro.
A minha tia é bonita e de vez em quando usa maquilhagem. A minha tia é bem humorada, confiante, carinhosa, impaciente ousada, atenciosa, sensível, meiga, inteligente e responsável.
Eu gosto da minha tia porque ela acompanha-me ao surf.
Miguel Teixeira, 5º G
O meu pai
Uma das pessoas que eu mais admiro é o meu pai. Ele tem um coração cheio de amor e carinho. É alto, tem olhos castanhos, é corajoso e engraçado.
É muito trabalhador e luta sempre por aquilo que quer, mesmo que seja difícil.
Para ele a família está sempre em primeiro lugar.
É por isso que eu o admiro.
Francisca Pinho, 5º G
O meu avô
O meu avô chama-se David, tem 83 anos e nasceu em Penafiel no dia 25 de Janeiro de 1937.
Ele é alto, magro tem pele branca com muitos sinais. O rosto é oval e o seu cabelo é curto e branco, os seus olhos são castanhos esverdeados. O meu avô está sempre a cantar e a rimar.
Ele é especial, porque eu passei a minha infância toda com ele a cantar e a brincar, pois os meus pais trabalhavam por turnos.
❤❤💕💕
Mª João Sousa, 5º G
O meu pai, é uma pessoa corajosa, engraçada, amorosa e um belo pai.
O meu pai tem 38 anos, tem cérebro de 8 e coração de 18. Ele é alto e tem olhos castanhos Tem cabelo e barba castanha e é muito dedicado ao seu trabalho.
Ele é carinhoso como um urso de peluche. É muito forte como um leão e sábio como um mocho.
Escolhi escrever sobre o meu pai porque o amo muito e admiro a sua dedicação às coisas que ele faz.
Beatriz, 5ºD
A minha avó
Uma pessoa que admiro muito é a minha avó. Ela chama-se Noémia e tem 59 anos. Ela é bonita, tem olhos castanhos, cabelo curto e castanho, tem 1,60cm de altura e estrutura mediana.
A minha avó é simpática,bem educada,carinhosa e muito trabalhadora.
Gosto muito da minha avó.
Beatriz Santos, 5º H
O meu irmão chama-se Afonso e tem 2 anos. O seu aniversário é no dia 28 de março.
Os cabelos dele são loiros e encaracolados, os olhos castanhos. Ele é muito pequenino e quando salta o cabelo dele abana muito.
Faz muitas birras quando não lhe dão o que quer. Pega na nossa mão e arrasta-nos até ao sitio onde ele quer ir.
É muito fofinho e muito querido, pena que quando tem sono ou fome já ninguém o atura.
Faz coisas muito fofinhas, mas outras que ninguém quer ver.
Adora estar ao telemóvel, mas ainda bem porque é a única maneira que arranjamos para lhe dar de comer.
É tão querido!
Sofia, 5ºH
Olá, o meu nome é Matilde e hoje vou falar sobre a minha mãe. O nome dela é Júlia e,neste momento, a única pessoa que está a dedicar-se a mim.
Ela não é muito alta, o peso dela eu não sei,mas é gordinha, tem cabelo e olhos castanhos.O cabelo é comprido e ondulado e usa sempre solto.
Eu acho que ela se veste bem.O preto, vermelho e azul são as cores das roupas que ela mais gosta de usar.
Eu acho que a minha mãe é engraçada mas, por vezes, ela é um pouco séria.A minha mãe é muito sorridente, mas só para quem conhece, ela também é muito trabalhadora, mesmo estando em casa e gosta que eu a ajude.
Matilde, 5ºD