A solidariedade, a tolerância e a generosidade

 

Valores na sociedade

     Todos devíamos ser bons uns com os outros, ser amigos dos nossos amigos e ajudar quem mais precisa. A honestidade e a amizade, deviam estar presentes na vida de todos.
     Se nós virmos um pobre na rua, devemos ajudar de maneira possível, mesmo que pareça pouco, pois, mais vale pouco do que nada.
     Também podemos ajudar instituições doando roupa, sapatos, comida e bens, quendo quisermos ou em campanhas.
    Nós devemos ajudar as pessoas que precisam porque um dia podemos estar nesse mesmo sítio e também iremos gostar que o façam por nós. Mas também fazê-lo só por generosidade e solidariedade para com os outros.
    Os valores como a honestidade, a amizade, a solidariedade, a generosidade e a tolerância são, para mim, valores que deviam de estar presentes na vida de cada um, para que o mundo fosse um lugar melhor!

 

Lara Silva, 5ºE

 

A solidariedade, tolerância e generosidade

     Ser amigo do amigo, ajudar os outros, mesmo sem ser uma amizade e só o fazer por bondade pelo outro torna o mundo um lugar melhor.
    A tolerância é quando nos mentem e perdoamos, quando percebemos que todos cometem erros e escolhes perdoar. 
   A generosidade é ser bom com os outros ser simpático só por ser simpático sem esperar nada em troca, como dar um lápis a um colega que tem um muito pequeno. 
   A solidariedade é quando uma pessoa precisa de ajuda ou apoio e o recebe de alguém, ou roupa ou brinquedos a quem não os tem mas precisa. 
   Devemos pensar nos outros também, e não só em nós próprios porque torna, o mundo melhor, ajudando os mais desfavorecidos a terem um pouco mais.  

 Ana Matilde, 5ºE

 

A solidariedade e a honestidade

   Os valores da honestidade e solidariedade são importantes na nossa vida, para viver bem com outros.
    A solidariedade é quando nós ajudamos os outros, sem esperar nada em troca. Penso que todos devíamos ser mais solidários uns com os outros. Ajudar os que mais precisam, como as pessoas que vivem nas ruas, que não têm comida, nem roupa em condições, nem uma casa. E devíamos  ajudar sem esperar nada em troca.
    A honestidade é não mentir aos outros. Na minha opinião, mentir é muito feio e faz com que os outros deixem de confiar em nós. Por vezes, descubro coisas que os meus amigos não me dizem e quando lhes pergunto, eles dizem que é mentira! A honestidade é um valor muito importante, porque quando se é honesto as pessoas sabem que podem confiar em nós e como pedir opiniões sobre as coisas.
    Pensar nos outros e como ser bom para eles faz com que se seja uma pessoa melhor no mundo.

                                                                                  Martim Magalhães, 5º E

 

Temos que melhorar a sociedade!

      A sociedade tem passado por momentos difíceis por conta da pandemia, temos que ajudar a comunidade doando comida, roupa ou até brinquedos que não usamos mais.
     Existem muitas famílias na rua com crianças que passam fome, e também que queriam ter estudos.
    Muitas pessoas sofrem racismo, homofobia, e ainda há muitas mulheres que têm medo de sair à rua por terem medo de serem assediadas uma coisa que não devia existir mais, mas infelizmente ainda existe…
    Temos que respeitar e apoiar as pessoas do jeito que elas são!
    Temos que aceitar!
   Muitas crianças queriam ter estudos como nós, queriam ter casa! E nós andamos a desperdiçar tudo!
    Nós temos que agradecer a Deus por nos ter dado casa, estudos e condições para viver!
    Tenho que ser honesta, a cada dia esta sociedade está a ficar muito desobediente!
   E o problema é que com esta pandemia os jovens têm ficado muito mais em casa e muitos deles ficam com depressão e ansiedade e ainda há muitas pessoas que dizem que isso é frescura!
    Os adultos já não os entendem!

Mariana Ribeiro, 5ºE 

 

O que fazer para melhorar a sociedade?

     A sociedade por conta desta pandemia tem passado por tempos difíceis.
  Para melhorar esta  situação  devemos  ajudar as pessoas  que estão a passar por condições difíceis. Como por exemplo, doar roupa, brinquedos que já  não usamos  e também comida.
    Nós devemos agradecer por ter casa, roupa limpa, brinquedos, higiene, estudos…
   Há muitas pessoas  que desperdiçam comida, estudos e muita coisa, mas nós devemos  evitar  que isso aconteça,  porque há muitas pessoas  que queriam ter essa  oportunidade.
  Há muitas pessoas  que sofrem  racismo, bullying, homofobia e muita coisa e nós  devemos  evitar  que isso  aconteça.

Inês Rafaela Guedes Oliveira, 5ºE

 

Estilo de vida: ” Ser Bom”

     Hoje em dia, ter um estilo de vida razoável requer algum empenho. Todos devíamos ter boas maneiras e ser amigos uns dos outros.
    O voluntariado pode ser uma ajuda para as pessoas serem solidárias e generosas com os outros que mais precisam.
   Também poderíamos ser mais simpáticos e amigos dos nossos amigos. Eles precisam sempre de nós. Nos bons e os maus momentos. Nos bons momentos nós gostamos de estar lá e festejar com eles. Nos maus momentos normalmente afastámo-nos e às vezes não é por mal.
    Devemos também ser sempre honestos com os outros. Se alguma coisa que achamos não estar bem, devemos dizer sempre o que nos incomoda.
    O mundo seria melhor se todos seguíssemos estes exemplos.

Duarte Soares, 5ºE  

 

  Existem valores que todos os dias nos devemos esforçar para cumprir, pensar coletivo e não no “eu” individual, é a meu ver, o objetivo do ser humano. 
  Os valores que eu apresento são: a solidariedade, a amizade, a tolerância e a honestidade. Para sermos solidários devemos dar alimentos, e dar objetos a quem  necessite. Ajudar os que mais necessitam e auxiliar com a nossa presença, para que o outro não se sinta só, faz com que sejamos amigos. 
   O que devemos fazer para sermos tolerantes é respeitar a opinião dos outros e respeitar as diferenças de cada um. Ser verdadeiro e fiel mesmo que isso não agrade às pessoas, faz uma pessoa honesta. 
  Ser solidário, amigo, tolerante, honesto, para ser uma pessoa melhor.

 

Mariana Pinto, 5º G

 

    Olá, chamo-me Mateus e venho falar-vos de como ser uma pessoa melhor.  Para sermos pessoas melhores temos de reunir algumas qualidades como ser solidário, generoso, amigo, tolerante e honesto. 
     Ao ajudarmos os mais necessitados, como os mais carenciados ou os sem abrigo, quer com roupa ou alimentação, estamos a ser solidários. Ser amigo é quando escutamos e ajudamos aquelas pessoas que queremos bem.  
     Ser generoso é dividirmos algo com alguém, algo que precisamos ou não, é dar sem esperar nada em troca. 
      Devemos sempre respeitar os outros e entender que todos somos diferentes, tanto na forma de ser, como pensar, logo temos de tolerar e compreender todos os que nos rodeiam apesar de podermos não concordar com eles. 
   Por último, mas não menos importante, vem a honestidade,  é importante sermos verdadeiros connosco e com os outros para que possam acreditar e confiar em nós. 
     Para termos um mundo melhor é importante sermos pessoas cada vez melhores. 

 

Mateus Carvalho, 5º G

 

         
      Olá, sou a Lara e hoje venho  falar-vos sobre como ser uma pessoa melhor.
      Ser SOLIDÁRIO é dar alimento e ajuda a quem precisa como a pobres ou pessoas em estado pior como, sem casa.
     Ser AMIGO é ouvir o outro, respeitar  o outro, e ajudar o outro, pois pode ser, que se o fizerem quando precisarem, farão o mesmo a vocês.
     Ser GENEROSO, é nem mais nem menos compartilhar as nossas coisas e oferecer aquilo que já não precisamos ou já não damos tanto valor porque, talvez alguém dê valor a algo que já não damos.
    Sejam TOLERANTES, respeitem os outros, tenham algum problema ou tenham  cor de pele diferente, somos todos iguais, por isso temos de nos respeitar.
    Ser HONESTO, é nunca mentir e ser fiel pois qualquer coisa chega para acabar com a amizade que temos uns com os outros e isso é muito importante.
    Peço que sejam pessoas melhores e assim serão felizes.

 

Lara Brito, 5º G

                   

   Ao termos um comportamento correto sendo solidários, amigáveis, generosos, tolerante e honestos estamos a ter um bom comportamento em relação aos outros e a nós próprios.

   Ao sermos generosos estamos a ser amigáveis ajudando-nos uns aos outros, quando e sempre que for necessário, e, se pudermos, ajudar não só  amigos, mas também a desconhecidos.

   Sendo solidários somos generosos, ajudando todos de forma a ter responsabilidade.

   Devemos fazer um esforço para sermos honestos, ao nunca esconder a verdade e não dizer, nem espalhar mentiras pela nossa escola por exemplo, pois ao mentir causamos conflitos. Ao sermos tolerantes, respeitamos e aceitamos a opinião dos outros e, principalmente, respeitamos todos especialmente os adultos como os nossos professores e os nossos pais.

   Ao termos esta atitude melhoramos a nossa na escola e fora da escola, estamos a ser pessoas excelentes, constituímos para que tudo funcione da melhor maneira enquanto alunos e seres humanos.

Leonor Silva, 5º G

      Olá, hoje venho falar sobre a amizade.
      Para formar uma boa amizade tem que se respeitar a pessoa, ser honesto,  cumprir com as palavras que dizemos, não gozar com ela e ser generoso.
     Tu deves ter bons amigos e ajudá-los para um dia eles estarem sempre ao teu lado e um dia eles também te ajudarem a ti. Não deves mentir, tens de ser sempre verdadeiro com as pessoas, não podes acusá-la desonestamente.
     Espero que tenham gostado do que vos escrevi.

 

Hugo Miguel Morais Santos nº11

 

     Olá, o meu nome é Renato e hoje eu venho falar-vos do comportamento da escola!
     Todos sabem que para uma escola funcionar melhor nós precisamos de ser muito honestos e generosos.
     Se  formos honestos as outras pessoas também podem ser e  com isso evitamos as ”mentiras” 
    Respeito! É uma palavra muito boa, certo? Ter respeitos dos amigos é uma coisa muito boa! Assim, podemos  respeitar-nos  todos.
    O nosso comportamento também é muito importante! Se nós ficarmos a falar no meio da aula, os nossos outros colegas que querem aprender não podem! E depois eles podem   ter más notas.
  Se formos mais tolerantes podemos fazer mais amigos e aumentar a amizade! MAS a solidariedade também é MUITO importante!
   Se estivermos mais solidários podíamos ”pensar na vida” e é como se fosse uma ”pausa” dos amigos e brincar.

Renato Passos Vinheiras, 5º G

 

Related posts