Viver Abril No dia 25 de Abril a pátria acordou, às ruas de Lisboa a esperança chegou, a ditadura caiu e o povo libertou. Naquela madrugada, o dia raiou, com cravos vermelhos, a democracia afirmou, no coração de Portugal a justiça triunfou. Soldados e civis, lado a lado marcharam, pela liberdade, os portugueses lutaram e a nossa história mudaram. Maria Eduarda- 6º I No dia 25 de Abril, Portugal despertou, com cravos vermelhos, a ditadura terminou. A Revolução dos Cravos triunfou. Nesse…
Read MoreMês: Abril 2024
A revolução de abril em poemas coletivos
No dia 25 de abril Uma revolução aconteceu Salazar perdeu o poder E a alegria do povo rejuvenesceu. As pessoas viviam amedrontadas E não havia liberdade de expressão Se não cumprissem as leis Iam parar à prisão. Nas espingardas dos soldados Cravos vermelhos foram colocados Muitas lágrimas derramadas E várias vidas poupadas. Graças àquela situação Agora somos felizes Podemos pensar e dizer Aquilo que nos apetecer. 50 anos se passaram Desde aquela situação As pessoas já podem falar Sem qualquer preocupação. Poema coletivo turma 6ºB Ilustração…
Read MoreA poesia e o 25 de abril contagiaram os alunos do 5ºA
Conquistas de Abril A primavera está a chegar E com ela os cravos a brotar, Tal como as conquistas de Abril Que não param de florir. Durante a longa ditadura, Viveu-se um período de amargura, Que impediu a liberdade de desabrochar, Mas a esperança não conseguiu matar. Com Abril de 1974, A primavera finalmente regressou E o nosso país se enfeitou, De cravos e liberdade, De esperança e felicidade. Santiago Araújo, 5ºA Dia excecional Num dia singular, De primavera em Portugal, Tudo se veio…
Read More50 anos de abril
As turmas do 5º E e do 5º F escreveram umas quadras e pequenas reflexões para assinalar os 50 anos do 25 de abril de 1974. Com o 25 de abril voltou a alegria Os cravos foram lançados E foi neste lindo dia Que começou a democracia. Filipe Mesquita e Anna Rita Liberdade é … A importância de poder pensar! João Costa Ser livre é … Muito bom, pois podemos dizer e fazer o que quisermos, sem prejudicar ninguém. Matilde Pinho…
Read MoreMemórias de Abril
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, os alunos do ensino secundário elaboraram textos sobre as “Memórias de Abril”. Hoje vou contar o quanto a revolução de abril 1974 mudou a vida do meu pai e da sua família. O meu pai vivia em Luanda, Angola, com os meus avós e o meu tio e todos viviam bem. Apesar da revolução, em julho de 1974, a vida em Luanda era normal e os meus avós vieram de férias a Portugal para…
Read More