O TEATRO VEIO À ESCOLA

No dia 04 de dezembro,  o ator Alexandre Sá, da Associação Teatro Educação (ATE)/ “Teatro da mala”, esteve no Grande Auditório da escola para apresentar uma leitura dramatizada do Sermão de Sto António aos Peixesde Padre António Vieira.

Eis alguns comentários de quem faz da escola um espaço de aprendizagem e de crescimento.

(Talvez arte seja, também, a  partilha  de uma visão plural). 

__________________________________________________________________________________________________

    A sessão de teatro, no dia 4 de dezembro, foi um bom momento de representação e o ator Alexandre Sá encarnou bem o papel de pregador.

     Admiramos o facto de ele ter decorado  muito bem o texto, apesar de ser complexo.

    Achamos engraçados os diferentes materiais que o ator utilizou, às vezes infantis, o que não é habitual no teatro tradicional.

    Consideramos que o espetáculo foi bastante engraçado, criativo e impactante.

11º B| Sara Ferreira, Tiago Soares, Catiana Kialanda

 

   A peça de teatro a que assistimos no dia 4 de dezembro foi interessante e o tom humorístico permitiu-nos entender melhor “O Sermão de Santo António aos Peixes”.

   Ao mesmo tempo, conseguimos apreciar o trabalho criativo do ator Alexandre Sá e perceber o quão difícil deve ser decorar um texto tão complexo e apresentá-lo como se parecesse fácil ou uma brincadeira.

11B| Nádia Rocha, Rodrigo Batista e Victória Oliveira

 

 

    Na passada quarta-feira, dia 4 de dezembro, tive o privilégio de assistir ao espetáculo de dramatização da obra “Sermão de Santo António aos Peixes”, de Padre António Vieira, pelo ator Alexandre Sá.

   Apesar de já ter visto outras obras representadas pelo ator, Alexandre Sá não deixou de surpreender com a sua interpretação deste sermão. Na minha opinião, foi um espetáculo, mais uma vez, muito bem conseguido e que me permitiu uma melhor compreensão da obra estudada nas aulas. O ator consegue cativar os espectadores, interagindo com eles e muitas vezes, provocando o riso.

   Apesar de não ter sido construído  um cenário tradicional para a peça, representada no auditório da escola, os elementos e acessórios que o ator utilizou na representação, permitiram transportar-me para o espaço e tempo da ação.

   Concluindo, considero que esta foi uma atividade excelente para complementar o estudo do “Sermão de Santo António aos Peixes”.

                                                                                                                                                   11ºA| Sofia Moura

 

 

    No dia 4 de dezembro, a convite dos professores de português, o ator Alexandre Sá atuou no palco do auditório da nossa escola.

   Foi um espetáculo com bastante criatividade e humor… à moda da geração Z. Toda a turma riu e adorou a interpretação do “Sermão de Santo António aos Peixes”, de Padre António Vieira.

   Como aluna do 11° ano, considero que as piadas foram demasiado infantis, apesar de muitos alunos se rirem à gargalhada. Talvez a representação pudesse ter sido mais séria, sem tantas brincadeiras e adereços inúteis. Talvez o espetáculo pudesse ter estimulado um pouco mais a curiosidade dos alunos sobre o texto e a mensagem do autor. Restou, sobretudo, a vontade de adivinhar qual seria a piada seguinte. Claro que também senti que certas piadas faziam todo o sentido e tiravam gargalhadas sinceras aos espectadores.

  Concluindo, as turmas gostaram do espetáculo teatral e embora eu não o tenha apreciado da mesma forma que os meus pares, vi bastante imaginação e engenho da parte do ator, vi uma grande vontade de inovar e de ser original, complementando o trabalho dos professores na leitura de uma obra sobre a defesa dos direitos humanos… que apesar de ser do Séc. XVII, ainda hoje se mantém atual.   

11º A| Inês Lourenço

 

Related posts