No dia 7 de julho, penúltimo dia de aulas do ano letivo de 2020 -2021, os alunos foram desafiados a desenhar como gostariam de passar as suas férias.
Depois da sucessão de imagens, fica algo para refletirmos…
No dia 7 de julho, penúltimo dia de aulas do ano letivo de 2020 -2021, os alunos foram desafiados a desenhar como gostariam de passar as suas férias.
Depois da sucessão de imagens, fica algo para refletirmos…
A palavra que escolhi
Eu escolho a palavra amizade,
Pois é recheada de carinho.
É uma ligação para a eternidade
E deixa-nos o coração apertadinho.
Eu escolho a palavra abraço,
É uma palavra acolhedora,
Protege-nos no seu regaço
É muito protetora.
Eu escolho a palavra amor
É uma palavra cheia de ternura.
Tão depressa nos traz dor
Como faz da vida uma doçura.
Poema do 5º C
Obrigado, professores!
O ano letivo está a terminar
E aos professores queremos agradecer,
Pela tarefa difícil de nos ensinar
Especialmente a sabermos “ser”.
Pedimos desculpa pelo comportamento,
Sabemos, que às vezes, não fomos fáceis de aturar,
Mas levamos no coração um nobre sentimento
E todos os professores vamos recordar.
Agora é tempo de refletir
E prepararmo-nos para descansar,
Uma boa nota vamos pedir
Para as férias podermos aproveitar.
Poema do 5º D
Este ano vai ser diferente
Não vamos poder estar com muita gente
Cuidados devemos ter
Para não adoecer!
Os manjericos já comprei
As sardinhas já assei
Vamos comer e dançar
Que os santos estão a chegar!
Sofia, nº25, 6.ºH
Ó meu São João
hoje vou ter que ver televisão,
não posso ir ao bailarico
preciso de estar em casa para cuidar do meu manjerico.
Quero ouvir foguetes,
dar marteladas,
ouvir raspanetes
e fazer palhaçadas!
Bárbara Alves,nº 4, 6.ºD
No São João
bebe-se licor beirão,
comem-se sardinhas
nas nossas casinhas.
Na maior noite do ano
lançamos o balão
muita diversão e alegria
Pois é noite de São João!
Bernardo Fernandes, nº4, 6.ºH
Na noite de S. João
Vamos para a rua festejar
Este ano devido ao Covid
em casa temos de ficar!
Meu querido S. João
Faz-me muito querer estudar
Para o sétimo ano
Eu poder passar!
José Santos,nº14, 6.°H
No S. João
cantamos muitas canções
lançamos balões
e pedimos desejos!
Da Ribeira vou à Foz
de martelinho na mão
vou cantar para o S. João
até ficar sem voz.
Bernardo Marques, nº5, 6.ºH
Textos poéticos a partir dos contos analisados em sala de aula e no âmbito do projeto “Na Senda dos Contos”.
A Gaivotinha
Tudo começou, quando um gato
um ovo encontrou
e com um nobre ato
a cria ajudou.
Era uma gaivota linda
chamada Ditosa
Muito sortuda e ainda
mais maravilhosa!
Desejava muito voar
e aos gatos pediu ajuda.
Bastava acreditar
e aproveitar vento e chuva.
O poeta participou,
Zorbas se emocionou,
a gaivota voou
e tudo mudou!
7ºF (texto construído a partir do conto História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, de Luís Sepúlveda)
O Regresso do Cavaleiro
Um cavaleiro na Dinamarca
pela floresta a andar
com a família à sua espera
Para o Natal festejar.
Esteve numa gruta em Belém
onde nasceu o Divino Menino.
De lá satisfeito veio
E seguiu o seu caminho.
Difícil foi o regresso
pois dificuldades foi encontrar
por isso houve pouco progresso
e logo começou a rezar.
Já perto de casa desanimou
mas a esperança nunca perdeu.
Um pinheiro iluminado avistou
Que a casa o conduziu.
7ºH (texto construído a partir do conto O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de M. B. Andresen)
Os meus filmes preferidos são as histórias de “ Harry Potter”. Eu acho que estes filmes são muito bons e escolhi-os, porque já vi os oito filmes e adoro conversar sobre eles.
A história é sobre um menino chamado Harry Potter que vai para uma escola de magia chamada Hogwarts. Ele tem dois amigos que se chamam Ron e Hermione e um rival chamado Malfoy. O vilão dos filmes é o Valdemort que persegue o Harry desde pequeno. Os filmes podem ser um pouco violentos, mas valem a pena ver!
No início, achei que a história era complicada, mas depois entendi. Tem muitas revelações que a tornam muito melhor.
Eu recomendo estes filmes a toda a gente, porque são incríveis e ajudam-nos a ter mais imaginação. Foram baseados em livros com o mesmo nome e escritos por J.K. Rowling e também recomendo a sua leitura.
Clara Castro, 6º E
O meu filme preferido é “ Cruella”. Um filme que demonstra o passado da vilã do filme dos 101 Dálmatas, Cruella Devil.
Eu adoro o filme, especialmente pelas grandes reviravoltas que não atrapalham o sentido da história e também porque mostra que a Cruella não é uma louca que detesta dálmatas sem nenhuma boa razão. O filme é uma ótima combinação de ação com mistério, mas mesmo assim é muito diferente dos filmes de exploradores, detetives ou polícias.
Ele mostra um lado muito esperto e vingativo, resultado do feitio um pouco malvado da Cruella. Uma coisa boa do filme é focar a atenção do espectador para ter a experiência completa é preciso ficar até ao final da ficha técnica, assim podem ver-se umas cenas que fazem uma grande ligação entre o filme e os 101 Dálmatas.
Para concluir, quero dizer que recomendo vivamente este filme, pois para mim é um filme dez em dez.
Maria Líbano, 6º E
Arséne Lupin
Esta história retrata um menino negro que adorava ler livros, especificamente, Lupin.
O livro fala do maior ladrão e mais inteligente de todos os tempos, e ele sempre conseguia sair de qualquer situação ruim. Acontece que o menino, Assane, sempre quis ser como ele, por causa de seu pai ter sido incriminado injustamente e queria vingá-lo, provando que ele não era um criminoso.
A série fascina-me pela inteligência dele e não é à toa que foi aprovada com 100% de avaliação. Esta escolha deve-se a que o menino mesmo sendo derrubado, ele volta a levantar-se e nunca desiste de nada, sempre correndo atrás do que ele quer.
Passa-se em França, Paris, perto do Louvre e ele, Assane, no futuro casar-se-á e terá um filho fascinado também pelos livros de “Lupin”. Este filme sempre nos surpreende, pois a personagem principal está vários passos sempre à frente de todos!
Recomendo bastante esta série, principalmente para quem gosta de séries de ação, aventura e vingança. Neste momento a série tem duas temporadas, mas em breve terá uma terceira. E esta foi um pouco da incrível história de Arséne Lupin.
Gabriel Albuquerque, 6º F
“Danças com Lobos”
Eu escolhi o filme «Danças com Lobos», que estreou em 1990. Na altura, o filme foi bastante bem sucedido devido ao tema e ao ótimo elenco. Aliás, até ganhou entre os sete Óscares, o de Melhor Filme do Ano. Tinha como realizador e ator principal Kevin Costner, um ator bastante conhecido e, neste caso, fazia de John Dunbar, um tenente do exército americano.
O filme passa-se no norte da América durante a Guerra Civil Americana e, no início, concentra-se na ligação da personagem principal – John Dunbar – com a natureza e consigo próprio. Dunbar acabou por travar amizade com um lobo e, ao verem isto, os indígenas da tribo “Sioux” decidem dar-lhe a alcunha de “Danças com Lobos”. Ele adere à tribo e ele, um homem do sistema, acaba por adotar uma nova cultura completamente oposta e, a partir daí, o filme começa a ser sobre a vida e a história do norte da América, não na perspetiva dos cowboys, como é habitual, mas sim na perspetiva dos índios. Considero que este filme é bastante importante para as pessoas perceberem diversos conceitos, tais como o equilíbrio correto com que os índios viviam com a natureza, obtendo o que precisavam dela sem esgotar os seus recursos. O filme também reflete sobre a crueldade de alguns homens que matam e destroem tudo por onde passam.
Este filme é uma obra de arte, pois permite-nos debruçar-nos sobre as personagens e bastantes conceitos importantes, mas esquecidos. Por isso eu recomendo vivamente que vejam este filme e descubram uma realidade escondida.
Lucas Reis,nº15, 6.ºD
“A Bailarina”
Este filme conta a história de uma menina e um menino, melhores amigos, que viviam num orfanato. O sonho da menina era fugir do orfanato e viver em Paris para ser uma bailarina profissional. Um dia, ela conseguiu fugir. Na minha opinião é um filme divertido e emocionante, que apresenta a vida de muitas crianças que querem seguir os seus sonhos mas são impedidas.
Escolhi este filme pois conta, também, a história de uma senhora, que em tempos, foi uma bailarina, a melhor do mundo, mas uma vez, quando ia fazer o seu maior espetáculo, foi sabotada pela sua rival e nunca mais conseguiu voltar a dançar. Como não o podia fazer encontrou a menina, o nome dela era Lucy. A senhora ficou aborrecida, pois não queria ninguém na antiga escola dela, mas depois de muito tempo, tornaram-se amigas. Quanto ao menino, o Pedro, fez parte da “família” e foi o primeiro par de Lucy para o seu primeiro espetáculo.
Para concluir, achei este filme muito interessante e emocionante. Recomendo que outras pessoas o vejam, para perceberem que por mais difícil que sejam os seus sonhos, com muito esforço, tornam-se realidade.
Sofia, nº25, 6.ºH
“Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban”