21 de março-dia mundial da poesia

No passado dia 21 de março, o Projeto “Na Senda dos Contos”, em colaboração com a turma de literatura portuguesa do 10.º ano, celebrou a criação artística, nomeadamente a arte de escrever poesia.

Os Poetas Andarilhos, protegidos pelas suas máscaras coloridas e brilhantes, presentearam o auditório juvenil, e o poeta convidado, com a declamação de textos poéticos de diversos autores consagrados, oferecendo, também, ao nosso poeta João Lopes, a apresentação expressiva de dois dos seus poemas.

Após esse momento de sedução pela palavra dita, seguiu-se uma conversa-encenada (previamente pensada em sala de aula) com o poeta João Ricardo Lopes.

Durante cerca de uma hora, os alunos fizeram uma espécie de “prova-oral” ao poeta que se viu confrontado com diversas questões como: “Nascemos poeta ou tornamo-nos poeta? Como descobriu a sua vocação?”; “Ao longo destes dois últimos anos, vivemos numa situação de pandemia. Como é que essa circunstância afetou a sua capacidade criativa?”; “Sophia de Mello Breyner considerava que competia ao poeta delinear as novas visões de mundo e ao político legislar para as concretizar. Concorda com esta posição e porquê?”; “Num momento como o atual, em que o mundo vive dominado pelo pragmatismo, pela ânsia de reconstruir novos impérios a todo o custo, onde os valores morais parecem não existir, há espaço para a poesia? Que função deve o poeta desempenhar num mundo como este?”.

E estivemos todos para ali a conversar, a ouvir, a pensar…a aprender…a sentir…

O auditório da escola de Canelas foi de novo um espaço de liberdade, um espaço aberto a novos caminhos, a novas ideias e, quiçá, a potenciais poetas, a futuros escritores…

 

Obrigada, João Ricardo Lopes!

 

Isaac Lamarão e Tatiana Vicente.