Lembrar “Brundibar”

Quando uma turma habituada a estudar música desde tenra idade, o 9.°A, descobre que, há pouco mais de 70 anos atrás, algures numa Europa a viver o pesadelo da guerra genocida despoletada por Adolf Hitler, havia um campo de concentração que enviou para as câmaras de gás, dezenas de milhares de adolescentes que, como esta turma, tocavam, cantavam e teatralizavam para esquecer um inferno que nunca imaginaram passar, o mote está dado.

Como recuperar a Memória?

Dando, agora, voz aos que tocaram e cantaram em Theresienstad, na ópera juvenil Brundibar, até ao dia em que foram metidos em camiões de gado e enviados para Auschwitz – Birkenau.

Não podemos mudar a História, mas é nosso compromisso humano, evitar, a todo o custo, que ela se repita! A ideia foi do professor de História, com a preciosa colaboração destes alunos e da professora Leontina (da escola de música de Perosinho), sem a qual o treino intensivo de uma semana com o 9.°A, não teria passado disso mesmo, de uma ideia.

Cantar “Brundibar” é despertar mentes, gritar alto, dizer tão simplesmente: Nunca mais!!

Foi isso que, no dia 26, quisemos dizer. NAZISMO, NUNCA MAIS!