Apreciação Crítica de Cartoon

Caros alunos e alunas!

        Porque se aprende a escrever melhor, lendo outros textos e treinando a escrita, regularmente, partilho convosco alguns trabalhos dos vossos colegas, resultantes das oficinas de escrita para treino de Apreciação Crítica de Cartoon.

       Estes textos foram realizados nas aulas de português.

        Agora é a vossa vez!

        

       Boa(s) leitura(s) e escrita(s) criativa(s)…

        A professora: Sara Ribeiro

 

Pawel Kuczynski

 

À deriva nas redes

        Neste cartoon, de Pawel Kuczynski, podemos observar vários telemóveis um pouco afastados uns dos outros. Em cada ilha é visível uma pessoa, que está a utilizar o seu telemóvel.

        Esta ilustração pretende criticar um aspeto muito importante da atualidade: todas as pessoas estão, a todo o momento, a usar o telemóvel nas suas atividades diárias, mesmo que a pessoa com quem querem comunicar esteja apenas a uns passos de distância.

        De facto, as tecnologias têm vindo a contribuir decisivamente não só para o aumento do isolamento social, bem como para a diminuição do contacto entre as pessoas.

       Concluindo, cartoons como este são essenciais para alertar e sensibilizar o público em geral para o facto de as tecnologias estarem cada vez mais a controlar a vida de cada um, permitindo assim a reflexão individual e coletiva, com vista à mudança de comportamentos.

Ana Francisca Novais Pinto, nº1, 10ºB

 

 

       O isolamento social

   Neste cartoon, da autoria de Pawel Kuczynski, cartoonista de origem polaca, conseguimos observar alguns telemóveis a flutuar. É ainda visível, em cada um dos telemóveis, uma ilha com apenas uma palmeira e uma pessoa encostada ao seu tronco e mais nada, a não ser mar à volta.

    Penso que este cartoon pretende criticar o isolamento social causado pelas novas tecnologias e as redes sociais. Atualmente, vivemos numa sociedade que está centrada nas redes sociais e na Internet, o que pode ser, simultaneamente, benéfico e prejudicial.

       Por um lado, a Internet é uma boa ferramenta para se comunicar com pessoas à volta do globo, para realizar trabalhos, tanto na escola como no emprego, e em geral, é uma boa forma de entretenimento, desde que seja utilizada com moderação.

   Por outro lado, a Internet pode ser deveras aditiva e fazer com que as pessoas, nomeadamente os jovens, se isolem e tornando-se excessivamente dependentes dela.

   Penso que este cartoon é bem conseguido, pois retrata de forma criativa o tema do isolamento social, ao ilustrar pessoas dentro dos telemóveis, isoladas umas das outras. Para além disso, é eficaz na transmissão da mensagem pretendida.

    Em suma, penso que este cartoon retrata muito bem a sociedade atual e a forma como a Internet a influencia.

Dinis Ribeiro Sousa, nº28, 10ºB

 

              A imagem apresenta vários telemóveis idênticos a flutuar no oceano. Em cima de cada aparelho, é visível uma ilha pequena, um monte de areia com uma palmeira no meio, e uma pessoa que parece estar aborrecida, encostada ao tronco da árvore.

        Este cartoon, de Pawel Kuczynski, avisa-nos para o perigo de estarmos dependentes da tecnologia. De facto, ao representar as pessoas continuamente a olhar para baixo (coladas ao ecrã do telemóvel), pode parecer que estas estão isoladas num mundo cheio de pessoas, cada uma fechada na sua pequena bolha.

        Na minha opinião, o cartoon não reflete totalmente a nossa sociedade atual, pois, apesar de passarmos muito tempo no telemóvel, somos mais sociáveis do que nunca. Na verdade, com a tecnologia, conseguimos comunicar com pessoas de quase qualquer parte do planeta, contrariando o isolamento expresso na imagem.

        Além disso, considero que a representação de “humanos aborrecidos” não se justifica, ou, pelo menos, nada tem a ver diretamente com a tecnologia. No entanto, a mensagem do cartoon é sem dúvida pertinente, pois, mesmo assim, com as novas tecnologias, precisamos de contato real, físico, de nos olharmos “cara a cara”, para continuarmos psicologicamente saudáveis.

        Para concluir, julgo que o cartoon expressa uma mensagem importante em alguns aspetos, mas erra ao culpar as tecnologias do isolamento social, já que não são elas o que está errado na sociedade, mas sim o comportamento humano.

Dinis Moutinho, nº 28, 10ºB

 

        O cartoon apresentado, da autoria de Pawel Kuczynski, insere-se na temática do uso abusivo dos telemóveis.

        A imagem apresenta vários telemóveis, cada um com uma ilha, formada por areia, uma palmeira e o seu utilizador, que se encontra sentado e aparenta estar introspetivo. Os telemóveis estão dispostos com uma certa distância entre eles.

        Esta composição poderá simbolizar a ausência de comunicação entre as pessoas que utilizam esta tecnologia individual. A maneira como são apresentados os telemóveis de uso pessoal, equiparados a ilhas, independentes, e sem aparente conexão, é refletida na posição derrotista e solitária de quem os usa.

       O cartoonista terá procurado alertar os consumidores desta tecnologia digital, que tem por princípio básico aproximar todos, para o facto de que, pelo contrário, está a tornar-nos cada vez mais sós, isolados na nossa própria “ilha”. Esta será uma consequência negativa ao nível de relações interpessoais que estão a ser transformadas de forma profunda, alterando os comportamentos de todos nós.

    Em suma, este cartoon reflete a dificuldade crescente nas relações humanas e  consequente isolamento social, potenciado pelo uso compulsivo do telemóvel.      

        Bruna Moreira, nº 2, 10º B

 

 

                                                                  Cartoon de Biratan

 

A árvore da partilha ou a partilha de uma árvore?

        Nesta imagem, de Biratan, podemos observar uma árvore bastante alta a crescer entre dois prédios. Para as janelas de cada edifício, estende-se um ramo, fazendo com que todos tenham “um pouco da árvore para si”.

       Em diferentes planos, podemos observar uma senhora a regar um dos ramos da árvore, uma pessoa a colher flores e outra a apanhar um fruto. No terraço do prédio do lado esquerdo, vemos um homem a usufruir da sombra proporcionada pela árvore enquanto lê um livro. Também é possível visualizar, na parte inferior da imagem, um homem a apreciar o canto do pássaro que nidifica num dos seus ramos.

   Na minha opinião, este cartoon pretende chamar a atenção do público para a necessidade de recuperar a vida em comunidade e em comunhão plena com a Natureza. Na verdade, se vivermos numa sociedade em que todos contribuem um pouco para o coletivo, as pessoas são mais felizes e conseguem tirar muito mais proveito de tudo o que as rodeia, o que parece ser realçado na imagem através do uso de cores vibrantes e vivas.

     Como anteriormente referido, este cartoon transmite uma mensagem muito importante, uma vez que, na imagem, os habitantes cuidam da árvore, ajudam-se uns aos outros, fazendo com que todos possam tirar proveito dela. Este é um aspeto que já não é tão recorrente na sociedade atual, uma vez que, ao contrário do passado, em que todos se conheciam e se ajudavam, hoje em dia as pessoas vivem muito “no seu cantinho” e a maior parte não se preocupa com o que as rodeia, ignorando vizinhos e meio ambiente.

      Concluindo, este cartoon alerta as pessoas para uma temática atual – a necessidade de cuidar do outro e da natureza, partilhando recursos – e fá-las refletir um pouco sobre os seus comportamentos.

Ana Francisca Novais Pinto, nº1, 10ºB

 

 

A importância da Natureza

      O cartoon, da autoria de Biratan, pretende mostrar todas as utilidades que uma árvore tem para nós, humanos, e porque razão devemos proteger a natureza.

     Neste cartoon, conseguimos observar uma árvore frondosa a crescer entre dois edifícios. Esta planta parece estar a beneficiar de forma expressiva as pessoas que vivem em ambos os prédios, uma vez que podemos observar os residentes a usufruir dos “frutos” oferecidos pela mesma.

       Percorrendo diferentes planos, conseguimos ver uma pessoa a apreciar a sombra que a árvore oferece, e um outro residente a colher maçãs. Observa-se, ainda, alguém a colher as suas flores e uma outra pessoa a regá-la. No cimo do prédio, um idoso encontra-se sentado a ler um livro e aprecia a melodia de um pássaro que se abrigou nos ramos desta árvore.

   Tal como já referido, penso que este cartoon pretende ilustrar os benefícios que as árvores e a Natureza (em geral) oferecem à Humanidade, alertando-nos para a necessidade da sua conservação.

    Em conclusão, penso que este cartoon é bem conseguido, já que ilustra com criatividade os benefícios que a Natureza nos oferece e por que razão é imperioso protegê-la.

  Dinis Ribeiro Sousa, nº 28, 10ºB

 

 

                 CERCERA, David Vela (Espanha), 2005. O primeiro beijo. In VII Porto Cartoon.

                  Porto: Museu Nacional da Imprensa (p.22)

 

Relação digital

       Neste cartoon, de Cervera, podemos observar uma menina e um menino, sentados no banco de um parque com árvores. O casal está a conversar um com o outro, talvez a “namorar”, utilizando o telemóvel.

       A imagem tece uma crítica à digitalização das relações pessoais, neste caso concreto ao ilustrar um casal de jovens a dar o que parece ser “O primeiro beijo” (título da obra).

       De facto, no mundo em que vivemos, o uso de aparelhos eletrónicos e das redes sociais cresceu exponencialmente, perdemos o contacto com os nossos amigos, parentes e até com os nossos parceiros e utilizamos preferencialmente as mensagens para estabelecer um contacto, que não é físico. Claro que há benefícios no recurso à tecnologia, já que, quando queremos falar com alguém que mora longe, os aparelhos digitais são, sem dúvida, uma possibilidade que facilita a comunicação.

     Em suma, a internet e o telemóvel enquanto meios de comunicação são recursos ótimos, se usados com moderação. No entanto, se não houver contacto físico com o outro, tenderemos a perder a nossa humanidade, tema retratado de forma exímia e com humor pelo cartoonista.                                           

    Giovanna Viana, nº 6, 10ºD