A propósito da obra “Ulisses” de Maria Alberta Menéres

   Ulisses vivia numa ilha Grega que se chamava Ítaca, com a sua mulher Penélope e com o seu filho Telémaco. Era o rei dessa pequena ilha, só que não era um rei de coroa.

   Certo dia, o príncipe troiano, Páris, raptou a rainha grega Helena, e levou-a para Troia. Isto fez com que Gregos e Troianos começassem uma guerra.

     Ulisses fingiu que estava doido para não ir para a guerra, mas de nada lhe adiantou. Teve que partir, pensando que iria ser vitória fácil. No entanto, muitos anos vão passar sem ver a pátria e a sua família.

    Muitos anos depois, Ulisses sozinho e mais velho consegue voltar a Ítaca. Encontra o seu filho Telémaco e conta-lhe as peripécias que viveram e as saudades que tinha.

     Quando finalmente reencontra a sua querida Penélope a história termina vivendo felizes para sempre.

                                                            Tomás Dias, 6ºF

 

   Ulisses era o rei de uma pequena ilha chamada Ítaca. Vivia com a sua mulher Penélope e com o filho Telémaco. Saiu da sua terra para viajar por mares, assim deixando a sua ilha por mais de dezoito anos.

   Passou pelas terras de Troia, Ilha dos Infernos, Eólia e por Córcira, na Terra dos Feácios.

   Conheceu vários profetas e reis, tais como: Minerva, Circe, Tirésias, Eolo, Sísifo, Nausica, Alcino.

   Ulisses e os seus marinheiros enfrentaram Polifemo, na Ciclópia. Conseguiram escapar às sereias que atraíam os marinheiros com o seu canto para o fundo do mar.

   Quando Ulisses regressou à sua terra, a sua família chorou de alegria. O povo estava tão excitado que a notícia do seu regresso correu rapidamente pela cidade.

Diogo Moreira, 6º H

 

   Foi um poeta grego que deu a conhecer a história de Ulisses.

   Ulisses vivia numa ilha grega chamada Ítaca e era muito feliz com sua mulher, Penélope, e seu filho Telémaco. Ele era o rei de Ítaca.

   Um dia Páris, príncipe troiano, raptou Helena, a rainha grega, e levou-a para Troia. Por isso os gregos e os troianos envolveram-se numa violenta guerra. Ulisses foi cercar Troia e esteve lá durante dez anos sem ver a sua pátria e a sua família.

    Durante dezoito anos viveu aventuras e desventuras.

   Na ilha de Ítaca, todos pensavam que ele estava morto, até que ele apareceu disfarçado de mendigo. No dia em que a sua mulher ia escolher outro marido, ele revelou ser Ulisses.

    Ulisses e Penélope voltaram a ser marido e mulher. A família voltou a estar unida.

Gabriela ,6ºF