Curso profissional de Técnico de Informática Sistemas

A informática é uma das áreas de actividade que se encontra em grande expansão e desenvolvimento, em Portugal. É uma área inovadora, muito atrativa e atualmente, destaca-se pelo seu elevado nível de empregabilidade.

Assim, o Agrupamento decidiu abrir o curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas com vista a aumentar a sua oferta formativa e satisfazer as necessidades da comunidade empresarial local.

Após aprovação oficial do funcionamento do curso, foi criada uma turma composta por 24 formandos que concluíram o 9º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos de idade, e que desde o início revelaram grande motivação pelo ingresso neste curso/área de formação. Todo o trabalho realizado pela equipa pedagógica/formandos tem sido pautado por valores como o respeito, a partilha e o cumprimento do dever e assim caminhar em direção à conquista da felicidade e da realização profissional.

A importância das actividades desenvolvidas em todas as componentes de formação (sociocultural, científica e técnica) é comprovada pelo aproveitamento obtido por todos os formandos, em todos os módulos, de todas as disciplinas, isto é SUCESSO MÁXIMO. A motivação e o interesse demonstrado pelos formandos na realização das actividades estão associados ao elevado grau de concretização das mesmas.

Destacam-se:

• Formação na área de informática aos Encarregados de Educação, realizada no dia 30 de janeiro de 2018, em articulação com o Curso Profissional de Restauração. Este evento foi fundamental para a divulgação dos conhecimentos/aprendizagens adquiridos no curso e para promover a interação entre a escola e a família.
  • Dia do agrupamento, com workshopde montagem de computadores, workshopde elaboração de cabos de rede e mostra de jogos lúdicos elaborados pelos formandos. Atividades de grande importância para fomentar a capacidade de iniciativa e organização e promover a autoestima dos formandos.
  • Transmissão em direto e online da “Feira Medieval”.

Para terminar, dou o meu testemunho como directora do curso profissional de informática-sistemas, pois sinto uma enorme satisfação em trabalhar com estes jovens responsáveis, proactivos e profissionais.