E se Vieira pregasse, hoje, aos peixes!?

Peixes, venho falar-vos, agora, de um outro problema.

Jonas foi, mandado por Deus, à cidade de Nínive para profetizar a destruição dessa próspera cidade. E porquê, peixes? Era Nínive uma cidade de grande crueldade e violência, e isto descontentava Deus.

Passaram-se anos, o Império Assírio caiu, levando consigo a cidade de Nínive; mas, se olharem para o mundo, amigos peixes, toda a Terra aparenta ter-se tornado por completo nesta antiga cidade. A crueldade desta transformou-se na crueldade do mundo.
Os homens tratam-se uns aos outros sem qualquer respeito nem consideração: usam palavras, atacam-se e insultam-se. Quando estas não asseguram a vitória de um e a derrota do outro, erguem-se os punhos, agarram-se em armas e parte-se para a guerra.
O pior, peixes, é que os homens se atacam simplesmente devido ao gosto pela destruição. O que ainda piora mais este hábito dos homens, é que atacam os inocentes, aqueles que nada têm a ver com os conflitos.

Perdoou Deus Nínive, mas esta era uma só cidade e mostrou-se arrependida pelos seus atos. Encontrando-se todo o mundo como esta capital e sem haver qualquer tipo de ressentimento pelas suas ações, poderá isto Deus perdoar? 

Leonardo Alves 11.º B n.º 13

 

Olhai, peixes, para esse vosso irmão, o tubarão-raposo-olhudo: com uma cauda gigantesca, com tanta grandeza e força. E para que a usa? Para atacar, de forma inesperada, os inocentes dos cardumes que, fugindo da boca e dos dentes, são apanhados, chicoteados e atordoados pela grande cauda deste animal.

E nos homens o mesmo acontece. Aqueles que na terra possuem, tal como este tubarão, superior força e grandeza, levantam a sua cauda de poder para rebaixar os mais fracos.

É tal a violência entre os homens que, quando olhais para a Terra, encontrais facilmente caudas erguidas, não só a cardumes, mas também a peixes indefesos. Atingem-se os homens para ganhar poder, para assumir a sua superioridade, para tentar mostrar que as suas escolhas e opiniões são as únicas corretas.

Estes tubarões da Terra cometem um crime ainda maior. Não se atacam para se alimentar, mas sim para alimentar a sua violência. Para piorar toda esta situação, peixes, existem ainda os homens que usam o nome de Deus para justificar sua maldade.

Digo-vos então, peixes, que vos prepareis pois, como já aconteceu pela morte de vossas irmãs baleias, o mar certamente voltará a tornar-se escarlate, quando a fúria dos homens os fizer derramar o seu próprio sangue.

Érica Castro 11.º B n.º 7