Erasmus + Vandalismo- causas e medidas de prevenção na União Europeia

No âmbito de projeto Erasmus +, tive a oportunidade de viajar para a Alemanha, um país que  gostei de conhecer, entre os dias 15 a 20 de novembro de 2018.

A viagem foi bastante tranquila e eu e os meus colegas apreciamos muito. Quando chegamos ao destino – Cham -, fomos bem recebidos pelos funcionários do hotel, assim como pelos professores e alunos envolvidos no projeto.

Em Portugal, trabalhamos e pesquisamos sobre o tema (vandalismo) para que pudéssemos apresentar e comparar os resultados com os outros países envolvidos: Alemanha, Grécia, Itália e Polónia.

Para além disto, tivemos a oportunidade de conhecer “ao vivo” um pedacinho da Alemanha, Regensburg, uma cidade histórica, considerada património da Humanidade pela UNESCO.

A viagem e as diversas atividades foram muito produtivas e bastante divertidas; se pudesse, repetiria. Por isso, aconselho os meus colegas e outras escolas a participarem no projeto Erasmus +

Vitória Almeida (turma 11º B do curso de línguas e humanidades)

Estudando pelo mundo!

De entre vários candidatos, tivemos o privilégio de sermos selecionados para participar no projeto Erasmus + que veio a revelar-se uma experiência marcante na nossa vida académica!

Foi uma mais- valia para o desenvolvimento da nossa autonomia, já que estando longe da família, obrigatoriamente, nos tornámos independentes, havendo a necessidade de nos adaptarmos rapidamente a diferentes situações.

Em contexto de formação, desenvolvemos competências diferentes, já que pudemos contactar com uma nova cultura, uma nova língua. Realizámos ainda atividades com os estudantes locais, orientadas pelos professores, que favoreceram a nossa integração e o relacionamento interpessoal, estabelecendo contactos para além fronteiras.

Erasmus +, fez-nos crescer como indivíduos, alargar os nossos horizontes, numa sociedade multicultural, preparando-nos para sermos cidadãos do mundo desta aldeia global em que se tornou o nosso planeta.

Agradecemos assim aos nossos professores que abdicaram da sua vida pessoal e familiar para nos dedicarem todo o seu tempo num investimento exclusivo na nossa formação pessoal e académica.

Os alunos: Diogo Andrade; Pedro Pinho, Ricardo Fonseca, Rui Barbosa, 11.º D/E

Fui um dos alunos escolhidos para representar o nosso país, na Alemanha no âmbito do projeto Erasmus +.

Fiquei bastante contente por ter sido escolhido, porque gosto de viajar e tinha curiosidade em conhecer a Alemanha. Tudo correu muito bem, inclusivamente a viagem de avião da qual tinha um pouco de medo.

Quando chegamos a Cham, fomos muito bem recebidos por professores e alunos. Também visitamos Regensburg e provamos a típica cerveja alemã. Esta experiência foi a melhor da minha vida e repetia-a vezes sem conta.

Se algum de vós tiver essa oportunidade, aceitem e aproveitem bem, porque vão ter saudades, como eu já tenho.

Bruno Curado, n.º 4, 11.º B