Atividade de sensibilização ambiental promovida pela GAIURB

No passado dia 2 de dezembro, as turmas do 7º G, 7.º F e 7.º H participaram, no âmbito da disciplina de

, numa oficina sobre plantação e apadrinhamento de árvores promovida pela GAIURB.

A atividade teve como objetivos ensinar boas práticas ambientais e alertar para a preservação da flora local e da água.

Nesse dia, os alunos procederam ao plantio de freixos (espécie caducifólia que perde as suas folhas no Outono, entra em floração no fim do Inverno ou início da Primavera e pode atingir até 25 m de altura),  no corredor de frente fluvial do rio Douro, mais exatamente no Areinho de Oliveira do Douro, assim como de plantas aromáticas.

As árvores plantadas pelos alunos do Agrupamento de Canelas ficaram assinaladas com uma placa de identificação, para mais tarde recordar, e não deixar cair no esquecimento a atividade e a responsabilidade ambiental assumida por quem participou na oficina.

Continuem a plantar árvores pois elas absorvem o gás carbônico (CO2) e libertam oxigênio; aumentam a biodiversidade; diminuem os efeitos das ilhas de calor urbano; absorvem a água da chuva, diminuindo os riscos de enchentes; embelezam a cidade; oferecem sombra; diminuem a poluição (sonora e do ar); reduzem o nível de stresse das pessoas; melhoram a qualidade do ar das cidades e a qualidade de vida das pessoas.

As árvores dão vida ao nosso planeta e embelezam o nosso mundo. Plantar e cuidar de uma árvore é um ato de respeito pela Terra, é um ato de amor pela humanidade, é dar um beijo à vida e à natureza que tão mal temos tratado.

Por favor, plantem muitas árvores!

A coordenadora de Cidadania