“Estudar sem stress: dicas para um estudo de alta performance”

 

                Na passada sexta-feira, dia 15 de novembro, os alunos das turmas do 12º ano (A, B, C e D) participaram na Ação de Sensibilização “Estudar sem stress: dicas para um estudo de alta performance”, dinamizada pelas docentes Margarida Duarte e Sara Ribeiro.

          Orientados pelo Professor Manuel Paquete do Instituto Piaget, os alunos foram divididos em duas sessões, cada uma com a duração aproximada de 60 minutos, e puderam refletir sobre o impacto positivo da disciplina, do foco e de rotinas/hábitos na vida de cada um, bem como sobre diferentes estilos de aprendizagem/estudo, apropriando-se de “dicas para um estudo de alta performance”.

             Na palestra, foram abordados diversos temas, nomeadamente “o que se deve” e “o que não se deve fazer” de forma a maximizar o sucesso no estudo. De acordo com a pesquisa feita por Gloria Mark, da Universidade da Califórnia, nas últimas duas décadas, os níveis de atenção das pessoas diminuíram, especialmente os da geração mais jovem. Por este motivo, as longas horas de um estudo ininterrupto  passivo são menos produtivas do que um estudo mais concentrado num menor espaço de tempo, intercalado com pausas breves, sendo por isso de grande importância dotar os jovens das melhores técnicas para o fazer.

           

This slideshow requires JavaScript.

Esta ação de sensibilização tocou também noutro ponto de grande relevância: como lidar com o stresse e com a ansiedade em momentos de estudo/testes. Numa sociedade em que os jovens apresentam níveis cada vez mais altos de transtornos mentais como a ansiedade, ensinar nas escolas métodos que os ajudem a superar esta dificuldade (que muitas vezes tem consequências negativas no próprio desempenho escolar) poderá revelar-se bastante vantajoso para o futuro.

              É ainda importante salientar que, assim como foi referido pelo Professor Manuel Paquete, “aquilo que funciona para uns, pode não funcionar para outros”, ou seja, a abordagem ao estudo deve ser individualizada e não generalizada, pois cada um tem aptidões e estilos de aprendizagem diferentes.    

 

 

                                                                              Ana Francisca Novais    12ºB    Nº1