É URGENTE PRESERVAR O NOSSO PLANETA

É URGENTE PRESERVAR O NOSSO PLANETA,

                                    É URGENTE CUIDAR DA NOSSA CASA

     Nós, seres humanos, e todos os outros seres vivos, fomos colocados neste planeta (a que deram o nome Terra) para vivermos todos em comunhão. Mas, até que ponto é que respeitamos a Natureza?

     O nome do nosso planeta remete-me, imediatamente, para a expressão mãe-natureza, uma vez que, apesar de não nos darmos conta, habitamos dentro dela. A Natureza está nos mares, nos oceanos, nas florestas, nas montanhas, nas flores… em tudo e mais um pouco. Apesar da sua omnipotência, constatamos que ela está cada vez mais degradada e é, constantemente, sabotada pelo ser humano.

    Todos os dias, os noticiários abrem com alertas sobre a situação decadente do planeta, que assombra a sobrevivência de várias espécies, ameaçando a sua extinção e, cada notícia é um alerta sobre a problemática do aquecimento global. Este tema, cada vez mais recorrente nos dias de hoje, merece uma solução, ou pelo menos, uma mudança de atitude que possa atenuar os danos futuros. Para isso, é necessário começar por intervir no quotidiano de todos nós, com campanhas de sensibilização, para, por exemplo, apelar à separação do lixo. Um gesto tão simples, mas recusado por muitos, poderia fazer a diferença.

     Além disso, para combater esta situação alarmante, é imperativo recorrer à utilização de materiais mais sustentáveis e amigos do ambiente. Assim, substituíamos ou reduzíamos o excesso de plástico, que diariamente provoca a morte a centenas de espécies marinhas.

   Concluindo, existe claramente um enorme desrespeito pela Terra, pela nossa Casa, pelo que devíamos mudar as nossas rotinas para contribuirmos todos para a sua preservação, isto é, para a preservação da humanidade.

 

14 de dezembro,

Lara Portilha, 12ºC