DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

No passado dia 26 de setembro celebrou-se o dia Europeu das Línguas, e, no âmbito deste evento, foram realizadas algumas atividades na Escola Básica e Secundária de Canelas.   Por toda a escola, encontraram-se espalhadas palavras, fruto do contributo de várias turmas. Estas palavras vinham do nosso tão conhecido Inglês, passando pelo Alemão, o Espanhol, o Francês, o Português e, ainda que em minoria, algumas outras línguas. Na parte central do átrio, encontrava-se também, o conhecido mapa europeu, com todos os países constituintes, rodeado de palavras que, certamente, já nos são familiares – “Bonjour!”, “Hallo!”, “Adiós!” e “Thanks” -, assim como algumas outras com as quais não estamos tão acostumados.

Foi neste oceano de palavras que, a meio da manhã, se realizaram atuações musicais, que atraíram a atenção de muitos. Pudemos apreciar músicas cantadas em inglês, francês e até alemão, acompanhadas de coreografias joviais e enérgicas, trazidas por várias turmas. Estas atuações foram concluídas com o hino Europeu. Foi elaborado, também, pela biblioteca escolar, um jogo de Kahoot para testar os conhecimentos culturais e geográficos europeus dos que participaram neste desafio.

Estas atividades foram, em todo o seu conjunto, uma oportunidade de expor a grande variedade linguística que existe em toda a Europa. Possibilitaram, certamente, a aquisição de novas palavras, de línguas diferentes, àqueles cujo olhar curioso explorava os termos dispersos por todo o recinto escolar. Foi, ainda, uma grande oportunidade para valorizar os diferentes idiomas existentes na União Europeia, a forma como cada um deles se associa a uma nação diferente e, consequentemente, a uma cultura distinta da nossa, fazendo-nos reconhecer, então, a partir das diferentes línguas, a individualidade de cada país.

Érica Silva, n.º 7, 11.º B