#WE REMEMBER- Canelas

No dia 27 de janeiro de 1945 libertava-se o campo de concentração Auschwitz-Birkenau, na Polónia. A nossa escola, mais uma vez se associou a esta comemoração, para não só lembrar os 74 anos da libertação, mas também para reiterar o compromisso de manter viva a memória do Holocausto, em nome dos milhões de vítimas (judeus, ciganos, homossexuais, opositores políticos, deficientes) provocadas pelo genocídio da Alemanha Nazi.

Imbuídos por este espírito, a comunidade educativa aderiu, em massa, ao movimento #WE REMEMBER, escolhendo não esquecer. Esse foi o grande propósito – MANTER A MEMÓRIA VIVA, despertar mentes e gritar bem alto: NAZISMO NUNCA MAIS!

“Aquele que não recorda a História sujeita-se a vivê-la outra vez”. Para que essa memória não se apague e a história não se repita, procuramos relembrar através de um roteiro fotográfico e da presença de um “prisioneiro” dos campos de concentração, todos os que foram perseguidos. Não podemos também deixar de recordar, através do olhar  dos nossos alunos,  todos aqueles que se destacaram pela coragem, que arriscando a própria vida e carreira profissional, desafiaram as ordens superiores para salvar a vida de milhares de judeus, como foi o caso de Aristides de Sousa Mendes, Óskar Schindler, Sir Nicholas Winton, Irene Sendler…