Muitos animais são diariamente abandonados pelos seus donos. Uma forma de combater esta situação é adotar um animal, em vez de o comprar.
Os alunos foram desafiados a procurar informação sobre como adotar um animal e escrever um pequeno texto, tentando convencer os colegas de que a adoção é a maneira ideal de obter um animal de estimação.
Defender a adoção de um animal de estimação
Ter um animal de estimação traz muitas vantagens para a nossa vida. Para além de termos um amigo e companheiro que nos alegra em todos os momentos, também nos pode proteger ou salvar de perigos, como por exemplo de pessoas que nos querem fazer mal.
Antes de adotarmos um animal devemos ter condições em casa para o receber, seja ele um cão, um gato, um peixe, uma tartaruga, ou outros.
Existem várias razões para adotarmos animais, uma delas é para que haja menos animais abandonados e que muitos deles não tenham de ser abatidos. Aconselho, se puderem, a adotar um cão porque ele ajuda-nos a fazer exercício físico de uma forma divertida!
Temos de o ir passear várias vezes ao parque ou à rua. No parque, podemos encontrar outros donos de cães com quem podemos conversar e fazer novos amigos. Na altura dos testes e quando andamos mais nervosos, ele ajuda-nos a descontrair e a ter mais confiança em nós.
Resumindo, os animais de estimação ajudam-nos a melhorar o nosso bem-estar físico e mental, pois eles são como um elemento da nossa família e devemos cuidar deles com amor.
Guilherme Silva, 5º G
Bibliografia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_dos_animais
https://www.lpda.pt/declaracao-universal-dos-direitos-animal/
www.cm-gaia.pt/pt/animais-para-adocao/tipo-cao/
Adota um animal!
Normalmente, adotar um animal nos lares é gratuito, tendo apenas o custo da aplicação do chip e, em alguns casos, a castração.
No nosso país, muitos animais são diariamente abandonados pelos seus donos. Uma forma de evitar este problema é adotando um animal em vez de o comprar. Os animais que vão para as instituições foram (na maioria) abandonados pelos seus donos, mas podem ser adotados de novo. Ao adotar um animal, para além de estarmos a poupar algum dinheiro, também estamos a ajudar uma vida de um futuro amigo.
Algumas das vantagens de ter um animal de estimação são a redução do stress, diminuição de depressão, autoestima, entre outros.
As razões para adotar um animal são, sobretudo, arranjar um companheiro para a vida, os animais estimulam a sociabilidade e o mais importante é que estamos a salvar uma vida de um futuro amigo.
Os animais precisam da nossa ajuda. Por isso, vamos ajudar, já hoje, os animais a serem adotados e a mudar a sua vida para sempre, porque eles precisam!
Carolina Oliveira, 5º G
Defender a adoção de um animal de estimação
Os animais de estimação, quando são adotados, vão habituar-se, aos poucos, à sua nova casa. Depois de conhecerem bem os donos, os animais trazem vantagens para o dono.
Duas delas são:
Redução do stress
Diminuição da depressão
Ao adotar um animal de estimação, estás prestes a salvar a vida dele, porque passado um determinado tempo no canil, eles podem ser abatidos (matar com uma injeção).
E os animais comprados são bem tratados, ou por vezes não.
Salvar a vida do animal
Ficar com companhia em casa
Adotar um animal é uma boa ação, estás prestes a salvar a vida do animal que estás a adotar, mas é adotar não é comprar!
Temos de ajudar os animais!
Temos de os ajudar, dando uma nova casa, uma nova vida, um novo dono.
Dinis Azevedo, 5ºG
Adoção de Animais domésticos
No nosso país, muitos animais são diariamente abandonados. Uma forma de combatermos esse abandono é adotar em vez de comprar animais.
Devemos adotar animais, porque existem vários animais nos canis que necessitam de um dono, se não os encontrarem podem ser abatidos. Ao ter um animal de estimação, estamos a salvar-lhe a vida.
Ao ter um animal de estimação estamos a diminuir o nível de stresse, bem como ganhar a possibilidade de sermos alertados para algum perigo dentro de casa.
Ter um animal de estimação possibilita termos sempre uma companhia que nos ajuda a ultrapassar alguns maus momentos. Obrigam-nos a ser responsáveis e a tomar conta deles. Se entendermos que os animais não são brinquedos e sim seres vivos iremos tratá-los melhor.
É maravilhoso sermos recebidos pelos nossos animais com muita alegria e amor, quando chegamos a casa.
Nunca conseguiria viver sem os meus animais de estimação!
A mensagem que vos quero transmitir é que ao adotar um animal estamos a salvar duas vidas a dele e a nossa.
Lara Ruivo, 5ºG