Arquivo mensal: Novembro 2021

Defender a adoção de um animal de estimação

Muitos animais são diariamente abandonados pelos seus donos. Uma forma de combater esta situação é adotar um animal, em vez de o comprar. 

Os alunos foram desafiados a procurar informação sobre como adotar um animal e escrever um pequeno texto, tentando convencer os colegas de que a adoção é a maneira ideal de obter um animal de estimação.

Defender a adoção de um animal de estimação

     Ter um animal de estimação traz muitas vantagens para a nossa vida. Para além de termos um amigo e companheiro que nos alegra em todos os momentos, também nos pode proteger ou salvar de perigos, como por exemplo de pessoas que nos querem fazer mal.

     Antes de adotarmos um animal devemos ter condições em casa para o receber, seja ele um cão, um gato, um peixe, uma tartaruga, ou outros.

     Existem várias razões para adotarmos animais, uma delas é para que haja menos animais abandonados e que muitos deles não tenham de ser abatidos. Aconselho, se puderem, a adotar um cão porque ele ajuda-nos a fazer exercício físico de uma forma divertida! 

     Temos de o ir passear várias vezes ao parque ou à rua. No parque, podemos encontrar outros donos de cães com quem podemos conversar e fazer novos amigos. Na altura dos testes e quando andamos mais nervosos, ele ajuda-nos a descontrair e a ter mais confiança em nós.

     Resumindo, os animais de estimação ajudam-nos a melhorar o nosso bem-estar físico e mental, pois eles são como um elemento da nossa família e devemos cuidar deles com amor.

 

Guilherme Silva, 5º G 

Bibliografia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_dos_animais

https://www.lpda.pt/declaracao-universal-dos-direitos-animal/

www.cm-gaia.pt/pt/animais-para-adocao/tipo-cao/

 

Adota um animal!

      Normalmente, adotar um animal nos lares é gratuito, tendo apenas o custo da aplicação do chip e, em alguns casos, a castração.

           No nosso país, muitos animais são diariamente abandonados pelos seus donos. Uma forma de evitar este problema é adotando um animal em vez de o comprar. Os animais que vão para as instituições foram (na maioria) abandonados pelos seus donos, mas podem ser adotados de novo. Ao adotar um animal, para além de estarmos a poupar algum dinheiro, também estamos a ajudar uma vida de um futuro amigo.

     Algumas das vantagens de ter um animal de estimação são a redução do stress, diminuição de depressão, autoestima, entre outros.

       As razões para adotar um animal são, sobretudo, arranjar um companheiro para a vida, os animais estimulam a sociabilidade e o mais importante é que estamos a salvar uma vida de um futuro amigo.

      Os animais precisam da nossa ajuda. Por isso, vamos ajudar, já hoje, os animais a serem adotados e a mudar a sua vida para sempre, porque eles precisam!

 

Carolina Oliveira, 5º G

 

Defender a adoção de um animal de estimação

      Os animais de estimação, quando são adotados, vão habituar-se, aos poucos, à sua nova casa. Depois de conhecerem bem os donos, os animais trazem vantagens para o dono.

      Duas delas são:

     Redução do stress

     Diminuição da depressão

    Ao adotar um animal de estimação, estás prestes a salvar a vida dele, porque passado um determinado tempo no canil, eles podem ser abatidos (matar com uma injeção). 

   E os animais comprados são bem tratados, ou por vezes não.

   Salvar a vida do animal

   Ficar com companhia em casa 

   Adotar um animal é uma boa ação, estás prestes a salvar a vida do animal que estás a adotar, mas é adotar não é comprar!

  Temos de ajudar os animais!

  Temos de os ajudar, dando uma nova casa, uma nova vida, um novo dono.

Dinis Azevedo, 5ºG

Adoção de Animais domésticos  

 

           No nosso país, muitos animais são diariamente abandonados. Uma forma de combatermos esse abandono é adotar em vez de comprar animais.

            Devemos adotar animais, porque existem vários animais nos canis que necessitam de um dono, se não os encontrarem podem ser abatidos. Ao ter um animal de estimação, estamos a salvar-lhe a vida.

            Ao ter um animal de estimação estamos a diminuir o nível de stresse, bem como ganhar a possibilidade de sermos alertados para algum perigo dentro de casa.

            Ter um animal de estimação possibilita termos sempre uma companhia que nos ajuda a ultrapassar alguns maus momentos. Obrigam-nos a ser responsáveis e a tomar conta deles. Se entendermos que os animais não são brinquedos e sim seres vivos iremos tratá-los melhor.

            É maravilhoso sermos recebidos pelos nossos animais com muita alegria e amor, quando chegamos a casa.

              Nunca conseguiria viver sem os meus animais de estimação!

            A mensagem que vos quero transmitir é que ao adotar um animal estamos a salvar duas vidas a dele e a nossa.

 

Lara Ruivo, 5ºG

 

A nova escola

 

         A turma do 5°G começou a frequentar a Escola Básica e Secundária de Canelas a partir de setembro de 2021.

         Os alunos fizeram uma visita para conhecer a escola. Como a pandemia continua entre nós, fomos separados em dois grupos. Vimos, calmamente, alguns blocos com as nossas salas de trabalho, a cantina, os pavilhões e o recreio onde nos podemos juntar.

         A nossa Diretora de Turma apresentou-nos umas alunas do 12° ano, que fazem parte do Projeto “Os Padrinhos”, para nos ajudarem a integrar nesta nova escola.

         Esta escola comparada com as nossas escolas anteriores é muito grande e por isso, muito fácil de nos perdermos!

         Este primeiro período está a ser uma experiência engraçada e divertida! Parece que ainda agora tudo começou e já estamos a chegar a dezembro.

                                                                                                    Texto coletivo  5°G

Visita à Feira do Livro

 

              Os alunos do 5 H, no final da aula de Português, no dia 26 de novembro, foram à Biblioteca da Escola de Canelas ver a Feira do livro.

              À entrada, não nos podemos esquecer o que vimos … A imagem de Aristides de Sousa Mendes, o homem que salvou 30 mil Judeus  de serem executados. Sabemos isto, porque andamos a ler a sua biografia  no Projeto “10 minutos a ler”.

                 Chegados lá, deparamo-nos  com milhares de livros a vários preços!  

              O professor João seguiu  os procedimentos de higiene  anti-covid-19, desinfetando as mãos a cada um de nós. Recomendou-nos silêncio e responsabilidade  durante a visita à feira.

              Andamos a  ver os livros, folheamos alguns e escolhemos o que queríamos comprar.

           Valeu a pena conhecer novos livros  e novos autores na feira do Livro na nossa escola!

 

Texto coletivo do 5º H

 

A importância da adoção de animais de estimação

Como preparação para um momento de oralidade, foi solicitado aos alunos que elaborassem um texto sobre esta temática.

 

Animais de estimação e a sua adoção como prioridade nacional

                 Por ano, são abandonados nas ruas, cerca de 4100 animais. No entanto, estima-se que esta realidade esteja perto dos 50.000 animais, se contarmos com todas as associações de recolha de animais em Portugal. Enquanto, os valores relacionados com a adoção de animais rondam os 17000 animais por ano.

                 Esta situação é muito triste, pois os animais, na sua maior parte ficam sozinhos e as associações não têm capacidade para cuidar de todos. É assim importante que a adoção de animais seja uma prioridade.

                Felizmente, há cada vez mais pessoas que têm animais de estimação.

              As grandes vantagens de ter um animal de estimação são: os animais proporcionam momentos de carinho numa família; tornam-se uma excelente companhia, especialmente para pessoas que vivem sozinhas e para quem tem algumas incapacidades como os invisuais e os autistas. Por outro lado, ao adotar-se um animal, está-se a dar um novo lar confortável a um animal que pode já ter sofrido muito, permitindo, também que as associações não fiquem tão sobrecarregadas.

             Ao comprar-se um animal de estimação, não se contribui para ajudar os animais que foram abandonados. A adoção de animais é uma forma de ajudar os animais abandonados nas ruas, cheios de solidão, doenças, frio e fome, dando-lhes um novo lar com carinho, atenção, comida e cuidados de saúde.

           Adota um animal e ele ficará mais feliz.

 

Gabriel Cunha, 5.ºF

 

 

                 A importância de adotar um animal de estimação é dar-lhe um lar e proteger a sua vida. Quem o adotar ganha um novo amigo.

                As vantagens de se adotar um animal de estimação são várias:

                Ter boa companhia;

                Aumentar o nosso sentido de responsabilidade;

                Reduzir o stress;

                Combater a depressão;

                Salvar a vida dele;

                Faz-nos sentir bem.

              Adotar um animal é uma boa ação. Passamos a beneficiar da sua companhia, do seu amor incondicional e alegria.

                Para concluir:

                Adotar é salvar e amar!

 

Ana Penas, 5.ºF

 

 

A importância da adoção de animais de estimação

                Sabemos o quão importante é termos uma animal de companhia, mas para isso não precisamos de os comprar, pois, infelizmente, existem muitos cães e gatos abandonados que precisam de um lar.

                A câmara municipal de Gaia tem uma plataforma de acolhimento e tratamento animal (PATA) que tem como objetivo promover a adoção de gatos e cães, que são recolhidos e entregues ao município. Também funciona para alertar a população para este problema tão atual e grave, o abandono de animais. Esta plataforma incentiva a adoção e não o abate, realizando campanhas de sensibilização para o não abandono e para a adoção.

                Ter um animal de estimação tem muitas vantagens, como usufruir da sua companhia, da sua lealdade e com essa adoção proporcionar a segurança ao animal, impedindo o seu abate.

                Assim, é importante termos um animal de estimação e, mais importante, é adotá-los.

                A adoção é a solução!

 

Leonor Martins, 5.ºE

 

 

                A adoção de um animal de estimação permite salvar uma vida, proporcionando a esse animal uma vida mais feliz, dando carinho, uma boa alimentação, cuidados de saúde e higiene.

                Ter um animal de estimação desenvolve o sentido de responsabilidade e melhora a autoestima.

             Adotar e não comprar é uma boa decisão, porque evita-se gastar dinheiro e contribui para o bem estar de um animal.

         Concluindo, adotar um animal de estimação traz vantagens para o animal e o seu novo dono.

                Adote um amigo para a vida!

 

Daniel Gonçalves, 5.ºE

 

 

                 No município onde vivo existe uma plataforma chamada PATA (plataforma de acolhimento e tratamento animal) que tem como objetivo ajudar e promover a adoção de animais de estimação. Também funciona como meio de sensibilização alertando a população para este problema. É importante saber que nos canis de Gaia aplica-se uma política de não abate.

                  Sou a favor da adoção de um animal em vez de o comprar, porque nesse processo estamos a ajudar quatro seres vivos:

primeiro- ajudamos o tratador que os cuida, que terá  melhores condições para oferecer aos animais (alimentação, mais espaço livre , melhores cuidados médicos…);

segundo- ajudamos o próprio animal, porque lhe oferecemos um lar com comida, proteção e amor;

terceiro- ajudamos indiretamente outros animais que estejam  abandonados, pois criamos mais espaço livre para que sejam acolhidos;

quarto- ajudamo-nos, porque teremos uma companhia fiel e divertida por um longo período de tempo.

                              Amar não é comprar, é ter um amigo com quem brincar!

 

Madalena Monteiro, 5.ºF

 

 

Defender a adoção de um animal de estimação

     Hoje em dia ainda vemos muitos animais abandonados nas ruas, por isso a adoção é muito importante. Em Vila Nova de Gaia são muito frequentes as campanhas para a adoção de animais de estimação e também contra o abandono. Estas iniciativas ajudaram a diminuir os casos de abandono e aumentaram as adoções.

    Ter um animal de estimação é algo muito gratificante, pois são uma ótima companhia e também nos podem oferecer proteção.

    Para ter um animal de estimação é muito importante adotar, pois assim estamos a salvar a vida a um animal. Por outro lado, também poupamos dinheiro, pois é muito caro comprar um animal de estimação.

   A minha família já adotou, ou seja, salvou muitos animais e , agora, lá em casa tenho dois gatos adotados muito fofinhos. Agora é a vossa vez de ajudar a fazer a diferença e juntar à vossa família um destes amiguinhos.

  É preciso adotar, não abandonar!!!

 

Leonor Brandão, 5.ºC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

               

 

               

“Se eu fosse poeta por um instante”.

 

Foi pedido aos alunos que fizessem de conta que eram o poeta Egito Gonçalves.
A partir dos versos de um dos seus poemas:
“Atravessa-nos um rio de palavras:
Com elas eu me deito, me levanto,
e faltam-me palavras para contar…”
deviam escrever um poema onde os integrassem da forma que quisessem.
 

 

As palavras 

 

As palavras falam-nos com sentimentos, 

com preocupação, amor. 

Com elas eu me deito, me levanto.

Ai se eu soubesse mais sobre elas, ficaria com todas. 

 

Estas atravessam-nos como um rio de palavras, 

que encantador! 

Elas dão-nos imenso carinho,

dão-nos gratidão, educação. 

Ai se eu soubesse mais sobre elas, ficaria feliz. 

 

As palavras são capazes de mudar o mundo num abrir e piscar 

e faltam-me palavras para contar. 

 

Ana Pardilhó

 

 

  Os sentimentos

 

 Atravessa-nos um rio de palavras:

 amor, ódio e raiva

 que nelas a confusão se instala.

 

 Com elas eu me deito, me levanto,

 sem sequer me dar conta, 

 sem saber  o porquê de tê-las.

 

 O que são? De onde vêm?

 São vida e morte, são dor e alegria,

 são  tantas coisas e, por isso, 

 faltam-me palavras para contar…

 

Tatiana Vicente

 

 

Poema sobre as palavras

 

Atravessa-nos um rio de palavras.

Com elas eu me deito e me levanto.

Ouço-as uma a uma com atenção,

e penso no poder que têm de alegrar, ou não.

 

Gosto de as ler e de as dizer.

E, através delas, trazer alegria.

Faltam-me palavras para contar,

quanta riqueza nelas podemos encontrar.

 

Leonor Gomes

 

Atravessa-nos um rio de palavras

que são como se fossem fábulas,

de tal forma encantadas,

que só existem em contos de fadas.

 

Com elas eu me deito, me levanto,

pensando no amor que quero tanto

são belas e pertinentes as palavras,

pensando no dia que quero tanto.

 

E faltam-me palavras para contar

falham-me as memórias

saber que ainda virão,

mesmo que não apareçam.

 

Leonardo Mendes

 

 Poema

 

A cada noite, quando nos deitamos,

atravessa-nos um rio de palavras

e refletimos sobre o que necessitamos

para perceber o quão as memórias boas são raras.

 

Traumas passados sempre na mente,

situações temporárias, amores não correspondidos,

adolescentes gradualmente mais carentes

corações cada vez menos preenchidos.

 

Sempre com as lágrimas nos olhos

com elas eu me deito, me levanto;

pensamentos aos molhos

com as músicas me encanto.

 

E faltam-me palavras para contar

o que passo a cada dia

e tento encontrar-me

nos momentos em que me ria.

 

Ana Sampaio, Carina Almeida, Rafaela Martins

 

 

  O dilema dos poetas

 

Com elas eu me deito, me levanto,

mas muitas vezes não permanecem.

Todos os dias anseio 

que elas se formem para as escrever.

 

Atravessa-nos um rio de palavras:

que nos ajudam a fortalecer,

nem sempre as consigo ligar

e faltam-me palavras para contar.

 

As ideias tento passar,

mas entre todas elas,

nenhuma conseguiu escapar 

à ingénua ignorância e pura sabedoria.

 

Matilde Pereira e Lara Oliveira

 

 

Atravessa-nos um rio de palavras 

Com elas eu me deito, me levanto,

e faltam-me palavras para contar…

 

Faltam-me palavras para contar

tudo aquilo que não vivi,

os momentos que deixei passar

e as páginas que não escrevi.

 

Vi por mim passarem as horas 

Perdi muito por medo de errar

Tenho saudades de histórias, memórias

E de pessoas que não vão voltar

 

Contudo reconheço a importância das palavras

Com elas me isolo no meu canto

São como um bem necessário,

imprescindível

com elas me deito, me levanto.

 

 Sofia Faria

 

Atravessa- nos um rio de palavras 

Que nos invade o pensamento 

Com coisas boas e outras más 

Que nos enchem de sentimento 

 

Com elas me deito, me levanto 

Pensando nelas com algum encanto,

Mas para meu espanto,

Eu as uso como um manto 

 

E faltam-me as palavras para contar 

O quanto elas me podem completar 

E nesta vida continuar

Isaac Carneiro, Daniela Matoso, Joana Tavares e Ivan Marinho

 

 

 Poema

 

Atravessa-nos um rio de palavras 

com elas me deito, me levanto 

e faltam-me palavras para contar.

Faltam-me palavras para descrever  

o que é tão fácil dizer 

mas, neste mundo tão pequeno, 

que mais posso eu querer? 

Só posso perceber que, 

quanto mais demorar, 

mais tarde a casa vou chegar 

 

Inês Lopes 

 

Alunos do 10.º c