Visita de estudo ao Museu do Holocausto

No dia 9 de novembro de 2022, quarta-feira de tarde, as turmas de sexto ano fizeram uma visita de estudo ao Museu do Holocausto, na cidade do Porto.

Estávamos muito ansiosos! Já há muito tempo que não fazíamos nada semelhante. A pandemia criou-nos muitas dificuldades…

Entrámos na camioneta pelas 14 horas e chegámos lá por volta das 14:30.

Como se evocava o 84º aniversário sobre “A noite dos Cristais” ficámos um pouco à espera para entrar. Várias escolas e muitas turmas tinham aceitado o convite do museu para estarem presentes nesta evocação.

Entrámos por volta das 15 horas e posso dizer que foi uma boa experiência. Descobri mais sobre a perseguição aos judeus e todo o sofrimento que viveram.

O museu não é muito grande e estava muita gente. Às vezes, sentimos muito calor e uma sensação de abafado. Acho que não foi só isso! As imagens dolorosas que vimos também nos provocaram muitas emoções!

Vimos que as «camas» eram muito desconfortáveis. Num pequeno espaço escuro podiam dormir muitas pessoas mal agasalhadas e sem quaisquer condições. A magreza e os olhares tristes daqueles homens e mulheres revelavam o sofrimento imenso em que viveram.

Mas, tirando a tristeza que vimos, esta visita foi incrível. Fizemos uma homenagem a todos os que sofreram e morreram naqueles campos de concentração.

Chegamos à escola antes das 17 horas.

Amei a visita de estudo!

Gostaria de mais vezes poder sair da escola, ver e aprender coisas novas.

Iara Borges, 6.ºH

“O Museu do Holocausto do Porto foi criado em 2021 pela Comunidade Judaica do Porto
(CIP/CJP) em parceria com a B’nai B’rith International e outros museus do Holocausto. Os
visitantes podem ver a reprodução dos dormitórios de Auschwitz, assim como uma sala de
nomes, cinema, sala de conferências, centro de estudos, corredores com os temas
tradicionalmente abordados relativamente à temática e fotografias e ecrãs exibindo filmes
reais sobre o antes, o durante e o depois da tragédia. Tem como missão partilhar com a
sociedade em geral os documentos e os objetos deixados pelos refugiados na Sinagoga do
Porto, durante este período; investir no ensino e na formação profissional de educadores;
promover exposições e apoiar a investigação.”

A organização da visita agradece a oportunidade dada pelo museu de  o visitarmos de forma gratuita, garantindo o transporte de todas as turmas  de 6ªano e respetivos professores.