Projeto eTwinning “ From Magellan to Armstrong: 500 years of adventure!”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este projeto foi cofundado por dois parceiros (o nosso Agrupamento e uma escola de Sevilha) e contou com a participação de 11 escolas europeias, 20 professores e algumas centenas de alunos. Teve por base dois importantes aniversários coincidentes em 2020: os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e os 50 anos da primeira expedição à Lua. A partir destas duas temáticas foi possível fazer uma viagem ao longo de 500 anos de História, criando uma oportunidade aos alunos para a descoberta e reconhecimento da curiosidade científica, do espírito de aventura, das consequências dessas conquistas para o nosso mundo, na ciência, no nosso estilo de vida, no impacto ambiental e nos valores culturais. Este projeto permitiu desenvolver um trabalho cooperativo, inclusivo e multidisciplinar, plurilíngue e intergeracional, envolvendo os alunos e professores de vários níveis de ensino e as suas famílias. Os alunos foram motivandos para um trabalho colaborativo e conduzidos a refletir e a propor pequenas iniciativas para o desenvolvimento sustentável e alternativas à exclusão social que caracterizam a atual globalização.

 

Deixamos aqui alguns links para que possam conhecer parte do que foi feito ao longo do presente ano letivo na nossa escola, envolvendo alunos e docentes do 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo, em associação ao Clube eTwinning e equipa da biblioteca escolar, responsável pela coordenação e implementação do projeto. A todos o nosso agradecimento!

agrcanelas.edu.pt/blogs/expressojovem/2020/06/12/mensagem-para-marte/

http://agrcanelas.edu.pt/blogs/biblioteca/2020/01/19/50-anos-depois-da-ida-do-homem-a-lua/

O acesso integral ao nosso projeto, caso pretenda ter um conhecimento mais detalhado do mesmo, pode ser feito através da página https://twinspace.etwinning.net/about, colocando os seguintes dados no login para acesso:

 (username) aeccanelas.vng

(password) Aec108598!

 

 

WOMEN IS DISCOVERIES

Names like Fernão de Magalhães, Vasco da Gama, Colombo and Pedro Álvares Cabral confirm that in the great epic of the Discoveries, men played a prominent role. The 15th and 16th century women played a social role in supporting the family and practically reserved for domestic life. But the truth is that there is no rule without exception and some of them had the courage to count the destiny that society attributed to them, and were involved in adventures and initiatives, allowing them to be remembered and to recount their deeds.