Reflexão sobre a importância do cinema na memória coletiva

 

   Na minha opinião, o filme O Pianista de Roman Polansky, baseado na autobiografia de mesmo nome, escrito pelo músico polaco Władysław Szpilman (interpretado magistralmente por Adrien Brody), é um bom filme sobre os direitos humanos.

   O filme apresenta-nos a trajetória de um pianista, que trabalhava na rádio Varsóvia na Polónia, durante o início da segunda guerra mundial. Mostra-nos o caminho trilhado por ele e pela sua família, abordando a forma gradativa como o regime nazi foi tirando direitos aos judeus, acusando-os injustamente e restringindo a sua vida. Tal sucedeu ao imporem crenças falsas na mente dos alemães, até chegar ao extremo de criar um bairro só dos judeus e emparedar tudo ou enviá-los para campos de concentração. Muitos tinham esperanças, mas, como sabemos, a maioria foi aniquilada. O pianista conseguiu fugir e viver às escondidas com ajuda de alemães do bem.

   É-nos, assim, contada, de uma forma esplêndida, a luta pela sobrevivência, pelo término da miséria humana.

 

David Gonçalves 9.º E

 

       No filme O Pianista é relatada a vida de uma pessoa que sobreviveu ao Holocausto; durante o filme, ele perde toda a família.

        Esta é a história de um pianista polaco que trabalhava numa rádio de Varsóvia. Com o começo da segunda Guerra Mundial, a rádio, onde o pianista trabalhava, foi bombardeada pelos alemães. Após isso, Szpilman vai para casa. Quando a Schutzstaffel, vulgarmente conhecida como SS, assume o controlo de Varsóvia, as condições de vida dos Judeus começam a piorar rapidamente e perdem grande parte dos seus direitos humanos. Após algum tempo, ele e várias famílias passaram a ser obrigados a usar umas pulseiras nos braços para ser mais fácil identificar um Judeu. Certo dia, são obrigados a sair das suas casas e a ir viver no Gueto de Varsóvia. Aí não tinham comida e não podiam falar com ninguém. Se tal acontecesse, eram insultados, pontapeados ou até mesmo torturados ou mortos, quando os nazis quisessem, porque eles eram apenas Judeus.

        Durante o filme são apresentadas diversas situações que nos fazem pensar que aquilo é desumano. Por isso, fico contente que, hoje em dia, os direitos humanos estejam sempre a ser acautelados, independentemente da raça, credo, nacionalidade de cada um.

Cristiano Azevedo 9.º E

 

   O Pianista, sem dúvida, mostra factos chocantes, desumanos, que, por serem verídicos, nunca vão ser esquecidos.

   Na minha opinião, é importante existirem filmes que retratem estes momentos para percebermos que foi algo de errado e não podemos omitir algo como o Holocausto. Infelizmente, muita gente sofreu com este ato, mas houve quem sobrevivesse . Neste caso, um pianista polaco e judeu, razão pela qual ele e a sua família perderam os seus direitos e a vida. Este pianista sobreviveu a vários obstáculos: passou frio, fome,  conviveu com a falta de higiene, … Sobreviveu com a ajuda de uma alemã que o auxiliou; deu-lhe comida e casa. Mais tarde, numa fase mais agravada do conflito, o pianista foi também ajudado por um soldado alemão, que lhe permitiu ficar escondido, levou-lhe comida e deu-lhe o seu casaco para combater o frio. Depois de anos, o pianista conseguiu ultrapassar esta fase; voltou à sua vida, deixou de ser um animal e voltou a ser visto como um humano com direitos, como qualquer outro.

  Infelizmente, ainda hoje existem preconceitos e estou certo que é algo que a humanidade nunca vai ultrapassar.

Tiago Macedo 9.º E

 

   No filme O pianista de Roman Polanski, baseado numa história real, são abordadas questões sobre os direitos humanos, durante o Holocausto, na Polónia, devido à ocupação do Reich Alemão.

   Nele é narrada a trajetória do pianista polaco Wladyslaw Szpilman e é descrita a forma como os direitos humanos foram violados diversas vezes em virtude da ideologia antissemita da Alemanha. Decorrente do ódio aos judeus, pregado pelos Alemães, com razões históricas, a política de Hitler foi intensamente aplicada, principalmente durante a guerra. Infelizmente, os judeus foram vítimas desta política de extermínio, de forma muito cruel. Disso nos dá conta o filme nas cenas em que os judeus são aleatoriamente mortos nas ruas do gueto para cumprir o desejo insano e cruel do Führer alemão. De igual modo, alguns, devido à fome, comem até o que está no chão, para sobreviverem, o que é extremamente cruel para alguém que, de facto, não cometeu nenhum crime, exceto ser judeu…. No filme é também mostrado o terrível transporte dos judeus, em vagões de comboio para gado, que os faz sub-humanos, animais ou bichos. Para os Nazis, tal situação era algo absolutamente certo e comum, pois os Alemães eram da grande e gloriosa raça pura e superior, podiam fazer o que bem entendessem com as outras raças.

   Por isso, o filme de Roman Polanski é ótimo, é uma grande crítica à violação da existência humana cometida pelo regime Nazi. Ver tal filme e compreender tal crítica, ajuda-nos a não mais cometermos os erros que cometemos ao longo da história, neste caso, os erros dos Nazis.

                                                                                                                                  Gabriel Inocêncio 9.º B

 

 O filme O Pianista de Roman Polanski retrata a vida de um judeu na Polónia, durante a ocupação da Alemanha Nazi e tudo o que ele e a sua família passaram para tentar sobreviver.

 Na minha opinião, foram cometidas inúmeras atrocidades pelo regime nazi, especialmente na questão dos direitos humanos e o desrespeito pelas vidas humanas. Durante o regime, milhões de pessoas viram os seus direitos serem ignorados, tal como muitas delas viram a sua própria vida desrespeitada e vista, pelo regime, como dispensável. É verdade que contribuiu bastante para o desenvolvimento da economia alemã, mas existiam diversas outras formas de conseguir recuperar a economia sem desrespeitar os direitos humanos. Mesmo que apenas fosse possível recuperar dessa forma, existiam outros métodos, mais humanos, de o fazer. Penso que nada é capaz de justificar o desrespeito total pela vida humana, como demonstrado em várias cenas do filme. É claro que, para os alemães, após toda a doutrinação da ideologia nazi e ameaças contra os opositores, não era fácil agir de outra forma; no entanto, nada justifica que alguns tenham pensado que era correto tal extermínio e que até mesmo  tenham contribuído para essa causa, desrespeitando, ainda mais, os direitos humanos e exercendo enormes críticas contra a população judaica e outros povos oprimidos.

   Em resumo, penso que nunca será possível justificar as atrocidades cometidas durante o regime Nazi. Creio que terá sido um dos piores, ou até mesmo o pior, genocídio e desrespeito pelos direitos humanos e vidas humanas registado até hoje.

Diogo Ribeiro 9.º B

 

   O filme O Pianista de Roman Polanski aborda a perseguição aos judeus e as suas vidas nos guetos. Além de mostrar os direitos humanos que foram violados, também realça que, mesmo no meio de tanto preconceito, ainda existem pessoas dispostas a arriscarem-se pelas outras.

   O filme fala sobre um pianista judeu e a sua família, que viviam uma vida comum até 1939, quando a Alemanha invadiu a Polónia. Após esse acontecimento, a vida do pianista nunca mais foi a mesma. Hitler começou por tirar alguns direitos aos judeus e identificá-los; em seguida, exilou-os em guetos e a última medida importante foi criar campos de concentração e aplicar a solução final. Estas medidas foram boas para a economia alemã, afinal os judeus eram ótimos investidores, se eles morressem, todos os seus bens e heranças iriam para o Estado. Tal ajudaria a Alemanha a sair da crise. Embora, da minha conceção, não exista dinheiro no mundo capaz de valer uma vida humana, para os alemães era diferente. Segundo eles, não havia problema em fazer atrocidades, como massacrar, espancar ou até mesmo matar, afinal judeus não eram humanos. Os judeus eram vistos como inferiores, “impuros”, então, não havia problema em fazer atrocidades com eles, pois os alemães acreditavam fielmente na superioridade da raça ariana.

   Foram violados inúmeros direitos humanos na época da Alemanha nazi e muitos judeus foram mortos. Este filme faz-nos refletir sobre essa época e apela à nossa humanidade; o filme busca ensinar-nos que os direitos humanos devem ser respeitados.

Leandro Sousa 9.º B