A importância da leitura!

Ler bem é muito importante, por isso começamos um concurso de leitura dentro da turma. Tem servido para nos incentivar a ler, depois de alguns meses de ensino à distância em que, por vezes, os problemas de som e imagem que aconteceram, dificultaram a prática desta atividade.

Este projeto lançado ao longo do 3º período divide-se em três etapas. Nós, os alunos escolhemos o texto de uma determinada unidade do livro e selecionamos uma pequena parte que iremos estudar (lendo e relendo, em silêncio e em voz alta) para apresentar à turma, sendo depois avaliada pela professora.

Na nossa opinião, a ideia de treinar a leitura é fundamental para que possamos ler, falar e escrever melhor. No entanto, há alguns alunos que por preguiça e pouco empenho nos seus trabalhos escolares não dão a devida importância a esta atividade, dificultando o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Este concurso ajuda-nos a ler com mais entoação, ritmo, expressividade, melhor dicção, a respeitar a pontuação, a projetar melhor a voz, em suma a perceber melhor o que lemos.

Em síntese, a leitura é importante e deve fazer parte do nosso crescimento e da nossa vida. Ler é viajar para outras aventuras e viver outras experiências e outras ”vidas” inesquecíveis!

Texto coletivo 6ºG