O TEATRO na ESCOLA Farsa de Inês Pereira, Gil Vicente

Apreciações críticas da dramatização da Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, pelo ator Alexandre Sá, da Associação Teatro Educação – «Teatro da Mala».  

 

Sofia Barbosa |10.ºA

O teatro tem o poder de mudar o modo como vemos o mundo. É das formas de arte mais antigas e respeitadas, mas, mesmo assim, é subvalorizado. Os jovens, na sua maioria, não gostam do teatro. Os jovens de Canelas, na sua maioria, não gostavam de teatro. Não gostavam de teatro, porque, provavelmente, nunca haviam visto uma peça de teatro ou, provavelmente, nunca se tinham visto perante uma boa peça de teatro. De qualquer forma, a sua opinião sofreu uma drástica mudança no dia 15 de fevereiro de 2023. Alexandre Sá mudou, talvez para sempre, a nossa perceção acerca do teatro. Trazido pela Associação Teatro Educação (ATE) – «Teatro de mala» – , o ator revolucionou uma peça que já era revolucionária por si só. Aos olhos dos alunos presentes, a Farsa de Inês Pereira tomou uma perspetiva completamente diferente, fazendo com que os mesmos lhe atribuíssem o devido valor. No auditório da Escola Básica e Secundária de Canelas, os alunos permitiram-se apreciar, quiçá pela primeira vez, a arte que é a literatura portuguesa. 

De um modo brilhante, a peça foi adaptada para ser interpretada por um só talentoso ator. Alexandre Sá saltou de personagem em personagem – desde Inês até aos Judeus casamenteiros – com uma perícia excecional. Encarnou cada uma e tornou-as suas, proporcionando um momento único e cheio de criatividade. Moveu todos os alunos e professores, fazendo-nos rir e chorar (de rir), ouvir e aclamar, cantar e dançar. Trouxe o século XVI até ao ano de 2023, dando, assim, um toque de modernidade a este clássico português. O ator entregou-se ao momento e à obra, dedicando-se a cem por cento ao espetáculo. Prendeu-nos ao palco através de elementos cénicos peculiares, de uma magnífica trilha sonora e interagindo com o público, incluindo-o em vários momentos da apresentação. Ao permitir que os alunos participassem na encenação e subissem ao palco, conseguiu tornar toda a experiência ainda mais mágica.

 Por outro lado, ao contrariar os padrões, esta interpretação da Farsa de Inês Pereira levou a que nós, alunos, acedêssemos à aprendizagem. Através da linguagem informal e das músicas que ouvimos na rádio, dei-nos algo com o qual nos podemos identificar, tornando toda a experiência mais apelativa. Expôs-se o tão característico caráter cómico, desvendou-se o enredo e clarificou-se a dimensão crítica desta tão aclamada sátira vicentina, tudo de forma a que fosse facilmente compreendido por jovens do século XXI.

 Do meu ponto de vista, é através da inovação que se salva a arte e, no dia 15 de fevereiro de 2023, o teatro português ficou mais longe da sua ruína. Os alunos foram presenteados com a oportunidade de presenciar uma estonteante exposição desta bela arte, fazendo com que a sua opinião acerca da mesma mudasse. Deu-se uma segunda chance ao teatro e até mesmo à Farsa de Inês Pereira e muitos foram surpreendidos.

 Depois disto, há até quem diga que o teatro é fixe afinal. Há até quem ouse dizer que aprender assim até vale a pena.

 

Diana Bessa | 10.º A

 No passado dia 15 de fevereiro, tivemos a oportunidade de assistir à dramatização da «Farsa de Inês Pereira», pelo ator Alexandre Sá, da Associação Teatro Educação (ATE).

 Esta peça, escrita por Gil Vicente em 1525, dramatiza a história de vida de Inês, uma jovem sonhadora que procurava um homem de classe social privilegiada com quem pudesse casar, para assim se libertar do domínio exercido por sua mãe.

 Mal entrámos no Grande Auditório da Escola, local onde a peça decorreu, deparámo-nos com o ator a dançar e a cantar excentricamente, à espera que nós, os espectadores, nos sentássemos nos nossos devidos lugares.

Existem inúmeras maneiras de representar esta peça, porém, Alexandre Sá, mesmo que sozinho a atuar (com uma pequena ajuda do nosso colega de turma, André Almeida, a interpretar o papel de Moço), conseguiu captar a nossa atenção e despertar muito riso na plateia. Conseguiu, ainda, educar-nos, de forma moderna e descontraída, sobre a Farsa de Inês Pereira, e combater os estereótipos negativos que os alunos têm relativamente aos textos literários.

O ator também fez paragens, onde nos explicava, de forma simples e clara, a cena que ele tinha representado anteriormente, usando uma varinha infantil, cor-de-rosa, para indicar que estava fora da personagem, e, como é obvio, o público adorou. No final desta excelente representação, Alexandre Sá proporcionou-nos uma sessão de fotos.

Na minha opinião, esta peça foi bastante educativa e cativante. Diverti-me imenso e aprendi bastante.

Íris Ferreira | 10.º A

 O «Teatro da mala» apresenta-nos uma versão moderna e adaptada da obra Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, com a particularidade de ser representada por um ator apenas, Alexandre Sá.

Na minha opinião, a peça foi muito bem conseguida, prendendo a atenção do público do início ao fim. Os apartes do ator para explicar algumas cenas acabam por ser muito úteis para a interpretação da mesma, para além de serem interativos com o público e provocarem o riso.

Por ser uma versão modernizada, Alexandre Sá consegue ainda concretizar os vários processos de cómico pensados por Gil Vicente e adaptá-los de maneira a tornar a peça uma autêntica comédia. O facto de ser representada por uma pessoa apenas poderia ser um ponto negativo, no entanto, a excelente adaptação e o carisma do ator tornam a peça muito dinâmica, não havendo espaço para a monotonia.

Concluindo, este é, sem dúvida, um espetáculo a não perder, que nos prova que o teatro pode ser divertido e educativo ao mesmo tempo. 

Ana Sofia Familiar | 10.ºA

No passado dia 15 de fevereiro, a Associação Teatro Educação trouxe até nós uma representação da «Farsa de Inês Pereira», através do ator Alexandre Sá.  

Durante o espetáculo, o ator interpretou sozinho todas as personagens, mudando várias vezes de acessórios, expressões faciais e voz. No decorrer da peça, Alexandre Sá fez várias pausas, criando oportunidades para explicar, de uma forma bastante esclarecedora, tudo o que tinha acabado de dizer e representar, o que contribuiu para que nós conseguíssemos compreender ainda melhor a ação dramática. A certa altura, foi chamado ao palco um colega nosso, o André, para fazer o papel de “Moço”, acabando por protagonizar alguns momentos engraçados e importantes. Sem dúvida que a sua aparição contribuiu para que a peça se tornasse ainda mais divertida e engraçada.

Por fim, quando terminou, houve um tempo disponível destinado ao esclarecimento de dúvidas. Alguns de nós aproveitaram para tirar uma fotografia com o ator. Foi sem dúvida uma experiência incrível, em que, além de aprendermos, ainda nos conseguimos divertir. Foi, na minha opinião, uma atividade necessária e bastante educativa.

Beatriz Duro |10ºC

 No dia 15 de fevereiro, às 09:15h, as turmas de 10.º ano assistiram a uma representação da Farsa de Inês Pereira. Dramatizada por um único ator, Alexandre Sá, da Associação Teatro Educação (ATE), a atividade teve o intuito didático de ajudar os alunos na compreensão de uma peça tão elaborada como a de Gil Vicente.

O ator utilizou assessórios, fantoches e vestes, e recorreu, diversas vezes, à música para criar os climas pretendidos, assim como para diferenciar as cenas e personagens umas das outras. A interação com o público, com a chamada de um dos seus elementos ao palco, foi também um fator essencial para manter a atenção e interesse dos alunos. Através da declamação da maioria dos versos da peça e dos apartes para esclarecer o desenrolar dos acontecimentos, Alexandre Sá permitiu uma melhor assimilação dos conteúdos estudados em aula. Pessoalmente, uma das partes de que mais usufruí foi a altura em que este apresentou a opinião de Inês relativamente ao pretendente, Pêro Marques, demonstrando que não correspondia de todo às suas expectativas, chegando até a troçar dele.

 Para concluir, considero que foi uma atuação muito bem conseguida, que, apesar de ter um carácter educativo, permitiu-nos também ter um momento lúdico e de descontração. Considero que, associado a este momento, se deve fazer uma adaptação da célebre máxima latina «ridendo castigat mores» (A rir se corrigem os costumes) para, neste caso, «A rir também se aprende».

Soraia Ferreira | 10.ºA

 A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, dramatiza a vida de uma jovem que sonha com um ideal de marido. Quando as suas expectativas são, supostamente, atendidas, esta percebe que “sonhava” com o homem errado.

Encerrando uma crítica a vários tipos sociais, esta peça foi representada pelo ator, Alexandre Sá, no dia 15 de fevereiro, no auditório da nossa escola. De uma maneira descontraída e chamativa, foi permitido aos alunos aprofundarem o conhecimento da obra, que é objeto de estudo no 10.º ano.

O ator, que interpreta sozinho todas as personagens, fez um ótimo trabalho de representação. Foram feitas pequenas interrupções ao longo da peça, de modo a explicar e contextualizar a respetiva situação, tendo facilitado a aprendizagem da farsa.

 Assim, Alexandre Sá deu a conhecer a intemporalidade e moralidade com que Gil Vicente recheou a obra, além de oferecer uma outra forma de estudo aos alunos que mostram resistência à leitura. Tudo com muito humor, já que, afinal, «A rir se castigam os costumes».

Sandra Oliveira |10ºC

 No dia 15 de fevereiro de 2023, assistiu-se, na EBSC, à Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, peça encenada e representada por Alexandre Sá, da Associação Teatro Educação.

Foi abordada toda a ação dramática, destacando-se os aspetos essenciais. A peça inicia com o descontentamento de Inês em relação à sua vida, o seu monólogo e o diálogo com a Mãe. Depois, a chegada de Lianor Vaz, que apresenta a Inês um pretendente para casar, Pêro Marques, por quem ela mostra desagrado. Facilmente se conclui que Inês não queria casar com alguém da vila, simples e ingénuo. Seguidamente entram os Judeus, Latão e Vidal, o Escudeiro e o Moço (que assinala a verdade das mentiras contadas pelo seu amo). Brás da Mata, o Escudeiro, corteja Inês e é bem sucedido. A trama continua, com a vida a dar uma grande lição a Inês.

Todas as personagens da farsa foram representadas pelo ator Alexandre Sá.

Particularmente, considero que foi uma peça de teatro esplêndida e muito bem representada. No final de cada cena, o ator fazia uma breve explicação do que tinha acabado de acontecer, de uma forma percetível e cómica ao mesmo tempo.

Gostei muito desta peça e da maneira como nos foi apresentada. As músicas, os elementos teatrais e a expressividade complementaram toda a farsa, tornando-a agradável de ver. Os cómicos de situação, as personagens-tipo e os restantes aspetos que incorporam a peça já a tornam igualmente cómica, principalmente graças à ironia de algumas personagens.

Por fim, esta obra de Gil Vicente é muito marcante, visto que trata/crítica, através do riso, problemas de uma época, que permanecem nos dias de hoje.