“À conversa com as palavras”, Na Senda dos Contos.

P R O J E T O  N A  S E N D A  D O S  C O N T O S

À  c o n v e r s a  c o m  a s  p a l a v r a s

No dia 31 de maio, pelas 09:00h, realizou-se uma atividade na Biblioteca – À conversa com as palavras, no âmbito do projeto Na Senda dos Contos. A turma do 7º A apresentou uma breve dramatização do conto “As palavras cor de rosa e as palavras cinzentas”, de Sophie Carquain (in, Petites histoires pour devenir grand).

Foram convidadas para participar nesta atividade a turma do 3º ano, da docente Elisabete Veras, e a turma do 4º ano, do docente Vítor Silva.

A primeira parte  da atividade contou com a participação dos POETAS ANDARILHOS  que, na voz de um grupo de alunos do 7º, 9º e 12º ano,  declamaram breves poemas para desejar boas férias aos pequenos alunos de Ribes!

(Matilde Silva (7º ano) – A bailarina, Cecília Meireles; Inês Rodrigues (7º ano) – A Chácara do Chico Bolacha, Cecília Meireles; Lara Oliveira  (9º ano) Ter um amigo, Leif Kristiansson (tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen); Pedro Neto,  (9º ano) Leilão de jardim, Cecília Meireles; Martim Ramos (9º ano) A  Casa, Vinícius de Moraes; Matilde Pereira (12º ano) – Eros e Psique, Fernando Pessoa; Bruna Lopes  (12º ano) – Tinha um cravo no meu balcão, Eugénio de Andrade; José Mendes (12º ano) – A lua foi ao cinema, Paulo Leminski; Luís Nantes (12º ano) – Havia um menino, Fernando Pessoa; Cristiana Fonseca (12º ano) – Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles)

Na segunda parte da atividade, a turma do 7º A presenteou o auditório com a DRAMATIZAÇÃO do texto “As palavras cor de rosa e as palavras cinzentas”.

(Narradora: Matilde Silva; Nuvem: Madalena Silva; Menino: Paulo Prata; Sol: Dinis Rodrigues; Palavras: Ana Malheiro; Marta Silva; Mafalda Fernandes; Inês Rodrigues)

A terceira parte da atividade exigiu a participação e a criatividade dos pequenos convidados que ficaram “tête-à-tête” com uma folha de papel imaculada sobre a qual repousava uma caixa de lápis de cor, para cada aluno, que a Direção da escola gentilmente ofereceu.

O olhar dos alunos-meninos iluminou-se de alegria e foi uma animação…pouco a pouco, as mãos ternurentas e  ainda ávidas de movimento foram acariciando a brancura da folha lisa e riscando as cores da imaginação.

A luz da pureza e a vontade de ser alguém naqueles desenhos inundou o espaço, por vezes tão cinzento!

As professoras dinamizadoras,

Clara Faria;  Ilda Ferreira; Georgina Tavares; Sara Ribeiro.

Na Senda dos Contos 31-05-2022 (1)