projeto Erasmus+ “Herança Cultural”- 2ª mobilidade

Diário da segunda mobilidade.

No dia 3 de fevereiro, mais 4 alunos, desta vez do 6.º ano, viajaram para Czestochowa na companhia de duas professoras. A viagem começou com um pequeno imprevisto porque as condições atmosféricas obrigaram a desviar a rota do avião de Katowice para Cracóvia, contudo estas pequenas coisas fazem parte da aventura que se iniciou em novembro e que se prolongará até maio de 2020.

No dia seguinte, dia 4 de fevereiro, a primeira grande sensação foi acordar com a cidade coberta de branco. Chegados à escola “Szkola Podstawowa, fomos recebidos de forma acolhedora. Os alunos polacos contaram-nos a história da independência da Polónia acompanhada com cânticos tradicionais e danças. Posteriormente, fomos recebidos por representantes do pelouro da Educação da Câmara Municipal, tendo sido convidados a fazer uma visita guiada à cidade num autocarro turístico.

E, assim decorreu mais um dia de trabalho, nesta belíssima cidade polaca.

Entretanto, já se passaram três dias desde que saímos de Portugal. Hoje é quarta-feira, dia 6 de fevereiro. Neste momento, estamos em Cracóvia, tendo decorrido cerca de 15 horas desde que partimos de Czestochowa. Aqui, começámos por visitar a Catedral de Wawel, onde eram coroados os reis, mesmo depois da capital ter passado para Varsóvia. Aí, subimos à torre sineira, onde cumprimos a tradição de colocar a mão esquerda no badalo e pedir um desejo. De seguida, percorrendo o caminho dos reis, passamos pelo dragão, cuja lenda simboliza a vitória da astúcia dos habitantes de Cracóvia sobre o mal e, ainda antes de chegarmos à praça principal do mercado, tivemos a oportunidade de passar pela famosa janela papal “Papal Window”, onde o papa Paulo II falava com os jovens e, ainda, pela Universidade “Jagiellonian University”, a qual recebe imensos estudantes que se encontram ao abrigo do programa Erasmus. Na praça visitamos a igreja “St. Mary’s Church”, que data do séc. XIV e é um exemplo da arquitetura gótica. Neste dia, o nosso roteiro terminou com um merecido lanche, seguido de uma ida ao mercado da praça para comprar umas lembranças desta belíssima cidade.

Quinta-feira, 7 de fevereiro, acordámos com muita animação, pois todos os alunos e professores saíram juntos do hotel para uma visita às famosas minas de sal “Salt Mine” em Wieliczka, declaradas Património da Humanidade pela UNESCO em 1978. Depois de um intervalo para o almoço, prosseguimos com a visita guiada a esta pequena cidade, que dista a cerca de 45 km de Cracóvia. Por fim, regressamos a Czestochowa, pois amanhã, dia 8 de fevereiro, é dia de trabalho na escola. Lá, apresentaremos um teatro de sombras “Silent Play”, previamente preparado e ensaiado em Portugal. As atividades previstas serão encerradas com  uma festa de despedida ” Carnival Party”.

As professoras e os alunos envolvidos nesta mobilidade sentem-se felizes e realizados com esta gratificante experiência.
Obrigada a todos os que têm contribuído para o sucesso deste projeto. Voltaremos com mais novidades na próxima mobilidade.