Um encontro feliz com Joel Neto e a sua escrita

 

Foi com um enorme prazer que recebemos a visita do escritor terceirense Joel Neto. Tivemos o privilégio de conhecer as obras e autores que mais o marcaram enquanto leitor ao longo da sua vida e de o escutar a respeito do processo de leitura e da escrita, das suas obras e dos seus projetos, das suas convicções e ideias. Uma sessão de autor excepcional e do manifesto agrado de todos. As questões colocadas pelos alunos foram inúmeras durante os 90 minutos deste encontro com o escritor.

Joel Neto é autor de vários livros, entre os quais Arquipélago, best-seller,  A vida no campo, porventura a sua obra mais popular, Meridiano 28 e do seu mais recente livro, A vida no campo: os anos da maturidade. Num périplo pelo país para o lançamento desse livro de crónicas, dando continuidade ao anterior e magnífico livro “A vida no campo”, que é um diário do seu regresso à terra e às raízes, à sua simplicidade e encanto, esta obra  reúne as crónicas por si publicadas no jornal Diário de Notícias e que se afigura já como um grande sucesso. A Biblioteca conta já com várias obras do autor para requisição!

Joel Neto é um escritor de escrita escorreita e límpida, na qual o leitor é conduzido numa viagem onde prevalecem pequenas e grandes descobertas, numa narrativa plena de gentes e lugares singulares e de palavras cristalinas que nos deixam implicados na leitura.

É um excecional contador de histórias e nas suas obras tudo é descrito com transparência, clareza e detalhe, o que faz com que muitas vezes o leitor, até pela familiaridade dos locais e gentes, se torne quase uma personagem da narrativa.

Há escritores que são um deleite na escrita e na oratória: Joel Neto é um deles. É além disso uma pessoa simples e com visíveis qualidades que faz com que nos aproximemos de si e da sua escrita.