Viagem marcante

    Até à data de hoje nunca fiz uma viagem que me tivesse marcado. Se me perguntassem qual era o meu destino de sonho, eu não conseguiria dizer, porque existem inúmeros países que eu gostava de visitar.

   Entre eles está a Índia: um país asiático, cuja capital é Nova Deli e fica numa região chamada subcontinente indiano. O território indiano delimita-se com o Paquistão, a noroeste; com a China, o Nepal e o Butão, a norte, e com o Bangladesh e Myanmar, a nordeste. Possui um território que abrange uma área de 3,3 milhões de km2, onde vivem cerca de 1,2 bilhões de pessoas (o que coloca o país em segundo lugar entre os países mais populosos do mundo).

    Se fosse para a Índia, tinha vários locais que adorava conhecer e tinha uma experiência para realizar. Para mim, este é um país com uma cultura fascinante, decorrente do facto de a principal religião ser o Hinduísmo. As casas indianas costumam ter um santuário, um dos atos de adoração envolve a oferenda de incenso e flores aos deuses. Além de orações, os mantras (sons divinos) são praticados pelo povo indiano. A gastronomia indiana caracteriza-se por ser bem condimentada com diversas especiarias. Outra particularidade deste país é os seus habitantes não comerem carne de vaca, pois é considerado um animal sagrado. Em relação à música, os indianos têm um estilo musical bastante alegre. As danças são também bastante conhecidas tal como o vestuário típico de lá. Em termos de locais turísticos, a parte que mais adorava visitar é o Taj Mahal, pela sua história e arquitetura, o Lago Pichola, o Templo de Akshardhm, as Grutas de Ajanta, entre outros. A experiência que eu adorava realizar lá era fazer voluntariado com crianças de rua e ajudá-las, isto é, ensiná-las e envolvê-las em diferentes atividades, auxiliar a equipa local nas atividades do dia a dia (como preparar refeições).

     A viagem à Índia ia ter um grande impacto na minha vida porque, ajudar outras pessoas, ia fazer-me muito feliz e este país é rico em cultura e monumentos.

 

Lara Portilha,nº9,10ºD

 

    Uma viagem que eu gostaria de fazer era à Etiópia.

   Pode pensar-se que é pouco mais que um deserto ou um palco de fome e miséria e até de guerra. De facto, a Etiópia não é destino para quem quer viagens fáceis e pouco desafiantes. Contudo, na verdade, a Etiópia é um país comovente. É um destino para quem quer ser impactado, tanto física como emocionalmente. A Etiópia é um dos países mais fascinantes de África, tendo um aceitável número de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. O património histórico e cultural da Etiópia tem a sua pérola maior nas inigualáveis igrejas escavadas de Lalibela, mas inclui também locais como as ruínas de Aksum ou a cidade fortificada de Harar Jugol, isto para além do Vale do Omo, onde habitam algumas das tribos mais exuberantes da Etiópia. Quanto ao património natural, destaque para as paisagens do Parque Nacional de Simien, localizado entre Gondar e Axum, no norte do país. Tudo somado não faltam atrações espetaculares na Etiópia.

   Esta seria a minha viagem à Etiópia, uma viagem que seria impactante na minha vida, que concretizaria um dos meus objetivos: poder ajudar as pessoas que estão a viver na miséria.

 

Augusto Maia n.º 3 10.º D