A importância da Leitura

(atividade proposta na  Oficina do Saber+)

 

     Para mim a leitura não é uma coisa “chata”, como é para a maior parte das pessoas, até pelo contrário, eu acho que é uma coisa fantástica e maravilhosa. 
      Em primeiro lugar, a leitura não é nada mais nada menos do que uma forma de pensar e imaginar. Quando nós lemos um texto ou um livro a nossa imaginação flui, é como se estivessemos a ouvir as personagens ao nosso lado. Estamos, praticamente, dentro da história! 
      A nossa imaginação às vezes também pode enganar. Podemos estar a imaginar as coisas de uma forma, mas quando vamos a ver, na realidade podem ser totalmente diferentes, isso pode ser engraçado ou muito “chunga”. 
       Se nós lermos um texto ou um livro com vontade de ler não nos vai apetecer parar. Não vamos reparar se estamos com fome, sede, ou alguma outra coisa, só vamos querer saber o que vai acontecer na próxima página! 
    Um texto ou livro não só  enriquece a nossa criatividade, mas também a nossa aprendizagem. No caso de livros escolares claro com que aprendemos, e muito, mas com os textos ou livros comuns também se aprende. Podemos aprender: expressões novas, formas de textos profissionais, outros tipos de gramática, e até quem sabe, uma nova língua, só temos de saber procurar. E os autores do livro ou texto estão a ensinar sem saber!
     Concluindo, a leitura é importante para a nossa imaginação e para a aprendizagem, logo nunca a devemos deixar, eu só queria que houvesse mais pessoas interessadas na leitura, pois poucas pessoas sabem da vantagem dela. 

 Diogo Almeida, 6ºB,º7.

 

    Na minha opinião a leitura é imprescindível, pois tem inúmeras vantagens. 
    Se nunca tivesse lido, nunca teria sido levado a viajar de lugar para lugar ou de época em época numa questão de segundos, sem sair fisicamente de onde estou.
   Existem livros de diversas categorias para todos os gostos e feitios e quando começamos a ler um livro que gostamos, não somos nós a “arrastar” o livro até ao final, mas sim ele a arrastar-nos.
   A leitura expande a nossa criatividade e o nosso conhecimento e não pode ser esquecida.
  Para concluir espero que este texto incentive a alguém começar a ler mais, porque como já disse, mas isto é crucial saber:
   Ler é muito importante!

Lucas Reis, 6ºD, nº 15

 

  Para mim a leitura é muito importante porque podemos fazer várias coisas, comunicarmos a qualquer distância, aumentar a nossa criatividade, curiosidade e descobrir outra forma de ver o mundo.
   É divertido ler porque às vezes olhas para o mundo e dizes que ele é desinteressante e “chato”, mas depois de leres vários tipos de livros, vais ver que não és o único a ver o mundo assim. Vais ver que há pessoas que olham para um mundo cheio de fantasia, ação e  muita diversão. Com qualquer livro, vais descobrir o que cada um vê, escreve e sente de forma diferente, não só o mundo, mas tudo em seu redor.
    A leitura é fascinante, ela faz-te abrir os olhos para a criatividade, para a curiosidade, e para a magia da imaginação, por isso  a leitura é muito importante. 

Beatriz Silva, 6ºB

 

    Eu acho que ler é importante porque faz bem à memória e à imaginação. 
   Eu gosto de ler embora não gosto de ler tudo nem gosto de ler sempre. Não gosto de livros muito compridos, mas gosto de poesia, contos etc…
  Quando nós lemos o nosso cérebro tem de estar sempre a criar imagens ou quando vemos televisão ou jogamos computador as imagens já lá estão. Por isso, a minha mãe diz que ler treina algumas partes do cérebro que não se podem treinar noutro momento. É como fazer exercício físico, correr não é a mesma coisa que fazer flexões.
    Também acho que é importante ler para termos mais informações, por exemplo: ler as legendas de um filme, ler as placas da rua, etc… As pessoas que não sabem ler têm de estar sempre a pedir ajuda. 
   Às vezes, eu acho os textos aborrecidos e canso-me rápido, mas mesmo assim penso que toda a gente devia ler pelo menos um bocadinho.

 

David, 6ºD, nº7.

 

    Hoje em dia muitas pessoas esqueceram que ler é muito importante.
    Ler um livro faz muito bem, porque, trabalhamos a nossa imaginação e a leitura.
  Os livros contém muitos conhecimentos, que um dia nos farão alcançar objetivos e concretizar muitos sonhos. Os livros também contém: magia que nos faz imaginar muitas criaturas, ideias que depois usamos para criar muitas “obras de arte” de todos os tamanhos e feitios.
    Por exemplo: estou a ler um livro que é o “Gato malhado e a Andorinha sinhá” que me fez perceber que o amor não tem  cor nem feitio e que devemos respeitar os outros.
     E, com este texto, concluo que a leitura é uma das coisas mais importantes que existe, porque nos ensina diversas coisas da vida, porque nos ensina a compreender o significado dos sentimento, que muitas vezes não sabemos o que são.

Daniela, 6ºB,nº5.

 

     Hoje vou  falar sobre o porquê da leitura ser tão importante para todos nós.
    Muitas vezes quando estamos a ler alguma história de algum livro que nós gostamos, à medida que a história vai avançando, sentimos que estamos dentro dela e também imaginamos toda a história na nossa cabeça…
   A maior parte das pessoa não gosta de ler e acha que ler não traz nada de bom para a vida, mas essas pessoas estão enganadas!
   Ler faz bem, relaxa-nos e faz com que  alarguemos a nossa imaginação. Ler faz-nos ter uma melhor aprendizagem. 
   Às vezes ficamos com preguiça de começar a ler um novo livro, mas quando começamos, nunca mais queremos parar até o livro acabar, quanto mais a história avança, mais nós ficamos curiosos. 
   Hoje em dia, a maior parte dos jovens preferem ficar agarrados às tecnologias, mas se experimentarem ler um livro, vão ver que vão gostar, tal como eu.
    Adoro ler, sinto-me sempre mais relaxada, mais calma, mais tranquila… 
   Todos devemos experimentar ler um livro, nem que seja só uns 10 minutos por dia.

Maria Damaceno,6ºB, nº14.

 

       Eu penso que a leitura é muito importante e fico triste quando observo que há cada vez menos pessoas a importarem-se com isso e cada vez mais pessoas a deixarem de ler.
    Em primeiro lugar, queria dizer que ler é muito divertido, ler dá asas à imaginação, porque, quando lemos, entramos em mundos diferentes, viajamos sem sair do lugar, por exemplo, nunca leram o Capuchinho Vermelho e imaginaram o lobo vestido de avozinha? Ou talvez tenham imaginado a bruxa do João e Maria a cair no forno! Às tantas, até imaginaram o lobo a soprar a casa dos três porquinhos! Às vezes, estão tão concentrados a ler que nem percebem que entraram no mundo daquele livro.
     Mas atenção, não só é bom ler livros de fantasia e aventura, os livros escolares, por exemplo, também são muito importantes, pois, através deles, adquirimos conhecimento, coisas muito importantes que levamos para a vida toda.
     Ora vejam lá que num dia destes, estava a ler o panfleto do Pingo Doce e imaginei que estava a ir às compras!
     Concluindo, eu acho que a leitura é muito importante e todos nós devíamos de ler nem que fossem só dez minutinhos por dia.

Catarina, 6ºB, nº4

 

    A leitura tem uma importância muito grande, ajuda-nos a ter novos conhecimentos sobre o mundo, faz-nos aprender novas palavras e conhecer novas histórias.
      Quando eu andava no primeiro ano as primeiras letras que eu vi, pareciam linhas curvas e estranhas. Com o passar do tempo fui aprendendo mais, e descobri que as letras formavam palavras, as palavras formavam frases e as frases formavam histórias.
     Com este conhecimento pude ler os livros que a minha mãe me lia antes de dormir, o que me fez sentir um pouco adulta.
   Através da leitura é possível aprender sobre lugares distantes, animais e plantas diferentes, sem sair do lugar.
   Um livro é como uma tela de cinema, mas melhor,  porque quem passa o filme somos nós.
   Confesso que sou um pouco preguiçosa, às vezes, para ler, mas quando leio gosto muito.

Mariana, 6º B, nº 15.

 

     A leitura é muito importante e cada vez mais está a  ficar em segundo e terceiro plano. 
     A leitura é para todas as idades, desde crianças até adultos. 
   Na minha opinião a leitura é muito importante porque puxa pela nossa imaginação, por exemplo com os contos de fadas, e o nosso conhecimento com histórias do passado. 
   Muitas  vezes quando estou triste , gosto de ler um livro, pois deixa-me alegre, e faz-me esquecer todas as coisas más que acontecem lá fora, no mundo , e faz – me ver as coisas de uma maneira diferente. 
    A leitura leva-nos para um mundo diferente do nosso, um mundo em que não há guerra, nem tristeza, mas sim um mundo de alegria e paz.
    Há livros para todas as pessoas, há pessoas que preferem livros de aventura, outros de terror e outros de romance , mas todos eles são importantes.
    Devemos transformar a leitura num hábito do nosso dia a dia.

 Beatriz Santos,  6ºH,nº2.

 

   A leitura é muito importante, pois com ela podemos descobrir coisas muito interessantes, que nos enchem de alegria.  Por exemplo, quando estou triste,  escrevo uma história a contar tudo,  a razão de  estar triste, invento amigos imaginários para as histórias, sítios novos e muitas outras coisas. Acho que todas as pessoas que se sentem tristes, frustradas ou irritadas, deveriam fazer isso, pois acalma muito e permite refletir .
     Com a leitura podemos entrar noutro mundo, um mundo onde não há guerra, um mundo onde toda a gente é imortal, um mundo onde toda a gente é feliz…. ou então num mundo de piratas, que é totalmente o contrário do outro, um mundo onde os piratas roubam as crianças, um mundo como o do Peter Pan… Mas cada história é diferente e cada pessoa gosta do seu livro, eu por exemplo, gosto muito de livros de ação ou de bandas-desenhadas.
      A leitura tem vindo a ser cada vez mais esquecida ou trocada pela internet.  Temos que dar mais valor ao livros e aos autores , que tiveram de estar sentados à frente de um computador ou de um papel durante dias, semanas, meses… (e muitas das vezes, sem saber o que escrever).

      A leitura não pode ser esquecida!!!

Sofia, 6ºH, nº 25

 

     A leitura é muito importante, porém cada vez mais esquecida, principalmente por nós jovens.
      A leitura para mim é muito importante, faz-me desenvolver a imaginação,  dá-me a conhecer novas palavras e histórias do passado. Permite-me,  também, aprender novas culturas e tradições. 
   A leitura faz-me muito bem quando estou triste, pois ajuda-me a esquecer os sentimentos maus e lembrar-me das coisas boas da vida. 
     Há vários géneros de livros para todas as idades e para todas as pessoas, para as pessoas que gostam de livros de contos de fadas, livros de romances, livros de aventuras, etc. 
       A leitura não tem idade certa, todas as pessoas podem ler desde as crianças aos idosos.
      Para concluir temos de cada vez mais a valorizar a importância da leitura e a incentivar as crianças a ler.

Beatriz Marques,6ºH, nº3.

 

    Ler um livro, faz-me despertar o sentido da imaginação. Posso ir mais além, percorrendo o caminho das letras e conhecendo cada uma delas ao pormenor. Lendo seja qual for o livro, faz-me entender que posso ganhar conhecimento com  o passar dos anos. Tenho a possibilidade infinita de enfrentar novos desafios com a leitura de um romance, da história de um país ou de uma cultura.
  Sabendo ler, é abrir portas para algo de bom e mágico. Determina o modo  como  interpreto um texto e permite-me ir para o mundo da imaginação, estar numa nave da Star Wars a combater inimigos…
   Saber ler é um caminho para mil histórias de encantar ou descobrir aquele livro de histórias de Portugal que  adoro ler. Cada letra, cada palavra e cada frase que leio, faz-me avançar, ganhando novo vocabulário, permitindo  ler algo mais difícil.
     Por pura diversão ou apenas por informação, adoro ler.

Afonso Manuel, 6ºD, nº1.

 

     Ler ajuda-nos a relaxar e a libertar todo o stress. Se pegarmos num livro e lermos, pelo menos 10 minutos por dia, o bem que faz ao nosso cérebro e ele agradece por essa contribuição. 
      Hoje em dia, são poucas as pessoas que têm tempo para lerem um livro, um jornal, uma revista ou até mesmo uma notícia que esteja a dar na televisão. Com os telemóveis ou as playstations, as crianças, os adolescentes e até mesmo os adultos, preferem a tecnologia do que um bom livro. 
    Se começarmos a incentivar os mais pequeninos a lerem um livro, desde cedo é uma mais valia para aprenderem o gosto pela leitura.
      Há tantos livros por descobrir… e ao lermos cada um deles, a nossa mente abre-se para a imaginação. Desse modo, exploramos um mundo infinito de novas sensações e libertamos a memória para algo maravilhoso e ao mesmo tempo magnífico.
    Um livro pode ser o nosso melhor amigo… Abre-nos as portas para a criatividade, o conhecimento , a comunicação.
     É muito importante ler.
      LEIAM MAIS!

Martim José Silva,6ºD,nº17

 

   Gostar de ler é aprender melhor as coisas, termos e palavras. 
   Apesar de ter 11 anos ainda não cheguei ao ponto de apreciar corretamente a leitura e sinceramente não gosto muito de ler, mas consigo assistir a uma leitura de histórias apresentada por outros. 
    As leituras são agradáveis e até nos entretêm. 
   Ao ler aprendemos a ver detalhes, a saber observar melhor o que nos rodeia, ajuda- nos no vocabulário do nosso dia a dia e  mantém a nossa mente mais concentrada.  Ler à noite acalma- nos e ajuda- nos a adormecer. 
   Por isso, vamos apreciar a leitura!!!

                                                                                                                                                   Leandro Rocha, 6ºG

 

    Na minha opinião, é muito importante ler.
   Quando entramos na escola aprendemos logo a ler, porque é muito importante para a vida toda e faz-nos conseguir saber sobre vários assuntos dos nossos interesses. 
    Nos livros podemos ler várias opiniões de pessoas de todo o mundo, das experiências que elas passaram e isso é muito interessante pois quase viajamos sem sair do lugar!
  Desde  crianças devemos criar hábitos de leitura diária, para que nos seja mais fácil imaginar e escrever sobre os assuntos que gostamos, pensamos ou fazemos. 
    Cada vez é mais difícil conseguir ganhar o gosto pela leitura, pois os meios digitais são mais apelativos para as crianças e como tal a escola e professores têm um papel fundamental em relação à leitura.
   Se não aprendêssemos a ler todos éramos analfabetos e incultos, não sabíamos nada sobre assunto nenhum incluindo o que se passa no mundo. 
 
 
                                                                                                                                  Tiago Magalhães, 6º G
 
 
    A leitura é uma forma importante de ganhar conhecimento.
   Através da leitura aprendemos palavras novas, desenvolvemos o nosso vocabulário, conseguimos perceber mais sobre certos assuntos e ajuda-nos também a escrever melhor.
    Ler é uma forma de estarmos também distraídos! E que boa distração…
   Os livros foram esquecidos pelas televisões, pelos computadores, pelos videojogos e pelos telemóveis.
     Atualmente, a leitura ajuda milhares de pessoas a passar o tempo, uma vez que estão confinadas em casa.
 
                                                                                                                                            Ivo Blanquet, 6º G
 
 
       Ler é cultura.
       A leitura é muito importante para a nossa evolução  e para a nossa mente.
    Com a leitura tornamo-nos mais cultos e podemos aprender sobre os mais  variados assuntos.  
     Existem vários tipos de leitura, logo os leitores podem escolher o que mais gostam.
    Eu não costumo ler muito, mas acho que devia, pois assim  exercitava mais o poder da leitura e alargava muito os meus conhecimentos.
    Ler é aprender, é conseguir sentir muitas vezes os sentimentos  dos autores.
   Hoje em dia a leitura está um pouco esquecida, pois os livros são caros e não estão ao alcance de todos.  Hoje em dia existem outras tecnologias para o fazer, mas nada melhor do que folhearmos um livro, tem outro sabor.
   Muitos livros têm uma história tão empolgante que se torna de leitura fácil e rápida.
   Talvez mais tarde, eu  comece a ter mais  gosto  pela leitura.                                                                                                                                       
                                                                                                                                     
                                                                                                                                      Francisca Pinho, 6ºG
 

 

    A leitura é muito importante para o crescimento de qualquer ser humano. Todos os dias devemos ler, pois é uma forma de aprendermos palavras novas, não cometermos erros ortográficos, adquirirmos novos conhecimentos, termos acesso a várias culturas e a diferentes formas de pensar e de agir.
    Algo que costumo fazer, frequentemente, é ler em voz alta, para perceber se o que estou a dizer faz sentido. Desde muito pequena, tive acesso a vários livros que os meus pais me liam para adormecer de forma mais tranquila.
     Um dos livros que mais gostei de ler foi Harry Potter E A Câmara Dos Segredos, de J.K Rowling, porque gosto muito de magia e mistério.  Aconselho a todos aqueles que gostem de aventura e fantasia a lerem este livro, bem como outros da saga.

    Em suma, por todas estas razões devemos ler e nunca esquecer a importância dos livros, pois são uma porta aberta para o mundo!

 
                                                                                                                                         Joana Moreira, 6.º G
 
 
 
        A leitura é um portal para os novos cenários, imagens e sensações.
   A leitura permite despertar a curiosidade, explorar a imaginação e estimular a criatividade, porque ao conhecer diferentes histórias e pontos de vista, terei mais argumentos e pontos de apoio para criar a minha própria versão.
   Ao ler, diminui a ansiedade e desperta o gosto, porque a leitura estimula positivamente o nosso sistema nervoso.
  Um dos exemplos que demonstra isto é o livro “A Bela e o Monstro”, em que a Bela tem um fascínio pela leitura, leu os livros todos da pequena biblioteca da vila e alguns deles, ela contava a sua versão.
  Para mim, a leitura é uma forma de aprendizagem e de me divertir! 
                         
 
                                                                                                                                  Francisca Nogueira, 6ºG
 
 
   Desde pequenino que a leitura faz parte da minha vida.
  Ainda hoje me lembro das histórias que os meus pais me contavam antes de dormir, algumas delas ouvia vezes sem conta!
  A leitura permite-nos aumentar o nosso vocabulário, a nossa criatividade e o nosso conhecimento acerca do mundo.
 Na verdade com o passar dos anos afastei-me dos livros e da leitura. Tive que criar algumas estratégias para retomar o meu gosto pelos livros: adquiri livros de assuntos que mais gostava e criei um horário para ler.
   E hoje em dia quando acabo de ler um livro fico por um lado surpreendido ( já acabei! ) e, por outro lado, fico com mais uma aventura na minha cabeça.
                               
                                                                                                                                   Guilherme  Meira, 6º G
 
 
   Quando estou a ler, eu sinto que estou  noutro mundo,  viajo sem sair da cadeira.
   Ler, traz-me o conhecimento de novas ideias, novas palavras e muitas mais coisas que me fazem querer ler .
   Apesar de ter 11 anos,  ainda não aprecio muito a leitura.
   O melhor livro que já li foi o Diário de um Banana.     

   Na escola, nas aulas, eu adoro ler e aprender novas palavras e outras coisas.  Na escola nunca tive dificuldades na leitura, mas sempre preferi matemática.    

                                                                                                                                       Lucas Claro, 6º F   

 
 
   Gostar de ler é aprender melhor os termos e palavras. Quando estou a ler sinto-me calmo e atento.
    Ler traz conhecimento, desenvolvemos hábitos de leitura,  e não nos deixamos levar por outras opiniões, permite-nos dar sugestões por conta própria. 
    A leitura é essencial, mas a maioria acha muito difícil! Mas as vantagens são tantas!
  Desperta-nos outras motivações, como o entendimento, a cultura, o conhecimento, porque falamos e escrevemos melhor. 
   Eu entendo que a leitura, a capacidade de ler um texto compreendê-lo e interpretá-lo traz-nos o gosto na leitura que nos permite sempre aprender mais e mais.
   O objetivo principal deste texto é demonstrar a magia da leitura e das descobertas que ela implica.       
    Ler  é um exercício que mesmo sendo um hábito se torna um desafio .
                           
 
                                                                                                                                     Ângelo Rafael, 6º F
 
 
      Inspiração, calma e paz são algumas das palavras que me lembram  a leitura .
    Ler faz com que o nosso cérebro atinga uma capacidade de concentração elevada . É com a leitura que crescemos enquanto pessoas e seres humanos.
  Aprendemos palavras novas e o significado das mesmas.
  Tenho 12 anos e dificuldades para ler, mas sei que aos poucos eu consigo entender muitos dos textos que leio .
   A leitura é algo que faz renascer uma pessoa. 
       
                                                                                                                             Artur Freitas, 6ºF
 
 
     A leitura, para mim, é importante. Neste momento estou a ler “Hotel Transylivania 3!”
    Os idosos deviam ler muito para manter o cérebro mais ativo.
     Por vezes, ao ler livros de aventuras podem levar-nos a viajar no tempo. 
    A  leitura é muito importante para a nossa cultura geral, pois permite  obter  muitos conhecimentos. 
      Quando estamos a ler temos paz, sossego e concentração.
      Enfim, todos  devíamos ler um pouco!

 

                                                                                                                              Rodrigo  Monteiro,6º Fº

 
 
    Na minha opinião, a leitura é muito importante, porque nos ajuda a compreender melhor as palavras.
    Há pessoas que não gostam muito de ler, porque não entendem o sentido da leitura.  Ler não é só juntar as letras e formar palavras, frases, parágrafos… 
   Ler é entender o que o autor quer dizer.
   Ler também é uma nova forma de comunicar, sem palavras pronunciadas, sem gestos, sem símbolos, só com letras!
     A leitura também pode contar uma história, só que muito melhor, porque nós podemos imaginar muito além do que os ecrãs podem mostrar.
   Os livros também são importantes, porque nos dá autonomia por exemplo: quero apanhar um autocarro, mas não sei ler então não sei onde estou, não sei para onde vou e como vou fazer para chegar lá!
 
                                                                                                                                                 Isabella Murta, 6º F
 
 
   Para mim, ler é  um mundo diferente cheio de fantasias, histórias, aventuras, ação e muitas outras coisas.
   É importante ler para não  dar erros, aprender, falar melhor e aprender mais vocabulário.
   Quando leio sinto-me bem, sinto-me noutro mundo, sinto-me feliz.     
   Ler é como andar nas nuvens!
   Prefiro ler mangá do que livros casuais.
   Ler é  magia a preto e branco.

 

                                                                                                                                         Cândida Rodrigues, 6º E 

 
 
    É importante ler…
    É importante ler, porque faz bem ao cérebro.
    Ler faz bem , porque aumenta o vocabulário e faz-nos crescer.
    É muito bom ler, porque nos abre a nossa mente e os nossos horizontes.
    Eu gosto de ler, recomendo a leitura a todas as pessoas que não gostam de ler. Se for um livro que fale de Paris parece que nos encontramos  nesse sítio.
     Os livros são o futuro!

 

                                                                                                                                                 Ricardo Afonso, 6º E

 
 
     É importante ler…
   É importante ler, porque faz bem, porque ajuda-nos a ler melhor e aumenta a nossa criatividade. 
    Ler é importante, porque é uma boa forma de passar o tempo,  e ajuda na forma  como falamos e como interpretamos as coisas!
    Ler, também, ajuda a conhecer novos termos e novas palavras ainda desconhecidas. 
    Eu gosto de ler e recomendo a leitura a todas  as pessoas!     
   

                                                                                                                                          Ricardo Silva Reis, 6ºE 

 

   É importante ler, porque nos ajuda a passar o tempo de uma boa forma, ao invés de só passarmos tempo a olhar para ecrãs. 
    Mesmo que, às vezes, seja preciso, ainda mais durante a quarentena em que nós temos de estar muito tempo a olhar para o computador nas videoconferências com os professores. 
    A leitura também é importante porque na questão da ficção a mente do leitor viaja até um lugar fora da realidade, mesmo até sendo um livro sobre um mistério policial ou algum outro texto que não retrate algo que já aconteceu, este está a mostrar ao leitor um novo lugar, que até pode ajudar a refletir sobre a realidade e ajuda a fomentar a criatividade.
   Pelas razões acima descritas eu acho que é importante ler e espero que toda a gente concorde.
             
                                                                                                                                                    Maria Líbano, 6º E
 
 
    É importante ler, porque podemos treinar a nossa memória, o nosso raciocínio, alargar o nosso vocabulário e a forma de falar. 
     Existem livros de várias formas e feitios! Têm vários  temas, histórias, autores, muita  imaginação e formas diferentes de escrever. 
    Eu leio de vez em quando, mas ainda  não consigo ter o gosto pela leitura como gostaria!
               
 
                                                                                                                                                  Beatriz Oliveira, 6º E
 
 
   É importante ler…
   Ler faz bem, porque assim aprendemos a ler e escrever melhor.
   Ler faz com que a nossa imaginação aumente.
   Há  livros para vários gostos.
   Pessoalmente, eu ainda não aprecio muito a  leitura.
  Para mim, ler enfeitiça o nosso cérebro e o livro que me anda me a enfeitiçar é o estranhão.
  Recomendo porque dá  muitas asas  à nossa imaginação.

 

                                                                                                                                                       Eduardo Reis,6º E

 

 
    Ler é muito importante, porque nos faz viajar sem sair do lugar. Eu costumo ler muito, porque acho divertido e interessante. Ler também aumenta a nossa inteligência.  
   Há muita gente que não gosta de ler e eu não entendo bem porquê! 
   Atualmente estou a ler o livro «Os Cinco», o sétimo da coleção. Tenho vários livros em casa, e costumo ler outra vez os que já li quando não tenho nenhum novo. Ler faz-me ficar muito feliz, porque os livros têm sempre histórias interessantes. 
   Resumindo, eu gosto muito de ler porque me faz bem, e acho que toda a gente devia ler.
 
 
                                                                                                                                                          Maria Clara, 6ºE
 
 
  A leitura é uma maneira de aprender.
  Pode ser através da leitura que desenvolvemos a nossa criatividade e imaginação.
  Podemos viver as histórias e a aprender através delas e novas maneiras de agir.
  A leitura ajuda-nos a desenvolver novas técnicas de aprender.
  A leitura é um meio de comunicar com outras pessoas e de falar com pessoas .
 Ler entretém-me e diverte-me! Ajuda-me a conhecer outros mundos e outras personagens.
  A leitura é importante para tudo e para todos, ajudando-nos a desenvolver e a ensinar o que os nossos antepassados aprenderam ao longo do tempo.

 

                                                                                                                      Miguel Teixeira, 6º G

 

   A leitura significa conhecimento, significa aprender, quer dizer, é importante ler, certo? Pelo menos eu acho que sim.
   É importante ler, porque aprendemos os nossos erros,  aprendemos como escrever palavras que não conhecemos e escrever palavras que escrevíamos errado. Quando lemos, nós entramos  noutro mundo “um mundo imaginário” em que tudo pode acontecer, e não acontecer.
   É engraçado, escrever tudo isso sendo que eu não leio muito! Mas tantas pessoas dizem que é incrível, então “pego” algum tempo do meu dia, que normalmente eu jogo e pego um livro para ler, só que eu parei de fazer isso, por não ter mais livros, mas adoraria ter!
   O “10 minutos a ler” é importante para quem tem dificuldades com a escrita e a pronúncia das palavras, pois além de conseguirmos prestar mais atenção nas palavras que a professora lê, conseguimos ver erros que cometemos na escrita. A minha mãe ela adorava e adora ler, e por isso sabe escrever tão bem, e me corrige a toda hora! Eu até, às vezes, fico meio aborrecido, porque não gosto que ela me corrija, mas eu entendo-a e sei que é para o meu bem.
   Esse foi meu texto sobre minha opinião, foi pequeno mais espero que tenham gostado!

                                                                                                                                Gabriel Albuquerque,6ºF 

 

   A leitura é muito importante para a nossa aprendizagem, para o nosso crescimento e formação como pessoa e futuros adultos. Permite-nos aprender sempre mais, conhecer outras realidades e ao mesmo tempo pode fazer-nos sonhar como nas histórias de encantar. Mas também nos ajuda a pensar pela nossa “própria cabeça “.
Quando eu era mais pequena todas as noites ao adormecer a minha mãe lia uma história  e eu sonhava com princesas e dragões em mundos longínquos e divertidos e adormecia feliz. 

   Agora é certo que é  muito fácil distrairmo-nos com a televisão e as redes sociais e, por vezes, esquecemos um pouco a leitura. 
Mas é muito importante que se mantenha sempre esse hábito.

 

Sara Botelho, 6.º I, n.º 28

 

    A leitura é muito importante para relaxar, para passar um pouco de tempo, nem que sejam cinco minutos por dia! É preferível passar uma tarde a ler do que estar a jogar jogos.

    Ler é muito importante para resfriar a cabeça e não é só isso, eu por exemplo gosto muito de ler para conhecer novas histórias, coisas novas, palavras novas, adoro descobrir novidades. Há algumas pessoas que não gostam de ler porque dizem que é “uma seca”, mas na minha opinião não é, porque quando estou a ler sinto que estou noutro lugar, eu pego no livro, sento-me na minha cadeira e sinto que não está ninguém à minha volta e começo a ler.
    A leitura é mesmo muito importante! Antes da minha irmã mais nova dormir eu conto lhe sempre uma história e no dia seguinte eu faço-lhe perguntas e ela sabe-me responder.  É incrível como uma criança de 3 anos já sabe tanto, não é?
    É por isso que é importante ler, nem que seja só um bocadinho por dia já faz muito bem. 

 

Leonor Pacheco, 6.º I, n.º 17

 

 

      Sem a leitura como seria o mundo? Sem a leitura como comunicaríamos?
     Ler é importante pois ajuda a nossa mente a rececionar as coisas mais facilmente, quis dizer que ler faz com que o cérebro se desenvolva. Ao lermos o nosso cérebro vai “guardar palavras novas” ou como dizemos guardar mais vocabulário. 
     Ao ler um livro as pessoas conseguem imaginar a história a acontecer e, com isso, fazer com que a imaginação se expanda. Por isso, podemos dizer que ler é divertido pois  leva-nos a sítios que nunca poderíamos ir “a pé”.
    Ler é essencial na vida, pois sem a leitura nós não nos conseguimos entender. Como iremos falar com os outros se não conseguirmos comunicar? É impossível entendermo-nos sem a leitura.
    Sinceramente, é preferível ler do que estar na internet, pelo menos para mim. Apesar de eu nunca ter sido uma “fã” da leitura eu gosto de ler porque ler é como se todos os problemas deste mundo fossem esquecidos. Ler é como se tivéssemos no céu. 

Lara Costa, 6.º I, n.º 15

 

   Eu gosto de ler livros de mistérios e curiosidades, quando leio posso usar a minha imaginação e criar vários cenários e personagens, acabo por conseguir viver a história da maneira que eu quiser e até imaginar-me dentro dela.

   A leitura é importante por muitos motivos, ler vai aumentar o meu vocabulário, vou saber  o significado de mais palavras, a usá-las e a escreve-las corretamente.

   Ao ler muito vou começar a ler cada vez melhor, a estimular a minha memória e a interpretar melhor qualquer história ou informação.

   Gosto de ler, mas sei que devia ler muito mais. Depois de escrever estas coisas todas sobre a importância da leitura, acho que vou aumentar o meu tempo de leitura.

 

Luana Gomes, 6.º I, n.º 19