O teatro… na escola!

No passado dia 27 de outubro, a Companhia de Teatro ATE esteve presente na nossa escola para apresentar a obra literária do Séc. XVII, “Sermão de Santo António (Aos Peixes)”, de Padre António Vieira. O Sermão foi dramatizado pelo ator Alexandre Sá para todas as turmas do 11º ano.

Na representação, destacou-se a capacidade original de o ator conseguir captar a atenção do publico jovem a partir dos modestos e diversificados acessórios apresentados, da projeção de voz e da expressividade inquestionável.

Com efeito, o artista apresentou-se como um simples pescador, com galochas, uma mochila e um casaco impermeável. A mochila é de todos os acessórios o mais importante, pois é a partir deste elemento que vão ser retirados diversos objetos que complementaram a dramatização do texto.

Um dos momentos mais surpreendentes foi aquele em que o ator desenhou com um marcador, no seu corpo, o percurso de Santo António, o Santo que inspirou Vieira a escrever este sermão. É de realçar também a participação de três alunos que foram chamados ao palco para representar o episódio do Peixe de Tobias. Desta forma, o ator proporcionou um momento lúdico que motivou ainda mais a plateia.

Por fim, consideramos que esta dramatização ajudou os adolescentes a compreender melhor a obra na medida em que o ator selecionou as partes essenciais interligando-as com elementos cénicos simples e uma expressividade original.

Turma:  11.º D