AFINAL, OS (AS) ALUNOS (AS) PENSAM E ESCREVEM!

Neste cartoon está subjacente o tema da igualdade na educação.

Na imagem apresentada, podemos observar uma balança em que os dois pratos estão equilibrados. No prato do lado esquerdo, estão quatro indivíduos, dois homens e duas mulheres, que têm cores de pele diferentes. Contrariamente ao lado esquerdo, no lado direito há uma pilha de livros também diferentes, uns mais pequenos e outros maiores.

Do meu ponto de vista, os livros do prato direito podem representar a educação. O facto de a balança estar equilibrada pretende demonstrar a igualdade que pelo menos deveria existir no âmbito da educação. No prato do lado esquerdo, as pessoas de etnias e nacionalidades diferentes estão abraçadas, remetendo para a igualdade entre elas.

Assim, neste cartoon, Dino pretende sublinha a igualdade entre pessoas diferentes e o direito que estas têm ao ensino, sendo esta igualdade de género, etnia, nacionalidade e origem. Está subjacente, pelo menos na minha opinião, uma crítica à desigualdade que, apesar de ser debatida e ser um problema que está a ser resolvido, até mesmo nas escolas, continua a persistir nos nossos dias.

Concluindo, com este cartoon, o autor apela para a igualdade no setor da educação, apelando, através da imagem da balança, à igualdade que deveria existir, mas que, por vezes, é uma ideia mal concretizada. Mesmo que neste cartoon a ideia principal remeta para a educação, podemos associá-lo a outros setores e áreas da realidade.

(Texto produzido em sala de aula)

Sofia Moura, 10ºA