“SEMPRE QUE OS ALUNOS PENSAM, O MUNDO PULA E AVANÇA!”.

O uso do telemóvel na escola

O uso dos telemóveis na escola é um tema bastante controverso, que tem gerado debates significativos nos últimos anos. Na minha opinião, o uso desses aparelhos, no âmbito escolar, é algo negativo, que penso que não deveria acontecer.

A sua presença constante pode causar distrações, provocando falta de atenção e desinteresse e afetando negativamente o meio de aprendizagem. Por mais que esses aparelhos possam ser ferramentas de trabalho muito valiosas, acabam por ser usadas, na maioria das vezes, para outras atividades não tão vantajosas como, por exemplo, os jogos online, conversas paralelas virtuais e a utilização das redes sociais, entre outras. Para além disso, a dependência excessiva nesses dispositivos pode causar problemas de saúde graves como, por exemplo, aditismo, depressão, sedentarismo e até mesmo a falta de interação social direta.

Acredito que, por esses mesmos motivos, é importante restringir o uso dos telemóveis no meio escolar, a não ser no caso de uma emergência ou quando solicitado por um professor, preservando assim, um ambiente propício à aprendizagem e à criação de hábitos saudáveis.

(elaborado em aula, no decurso do teste)

Diana Vaz, nº7, 7ºA.

O telemóvel na escola

Usar o telemóvel na escola sempre foi um assunto muito discutido por todos, nestes tempos. Na minha opinião, usar o telemóvel na escola é errado.

O telemóvel não deveria ser usado na escola, pois vicia os alunos e deteriora a visão deles com a luz do ecrã, podendo ser pior ou igual ao açúcar nas crianças pequenas. Este gadget danifica o nível de atenção dos alunos com as notificações e o vício do “scroll”, além de que também cria problemas físicos, como a anorexia, devido às redes sociais. Esse minicomputador, ao viciar, faz com que os alunos em vez de irem brincar ao ar livre nos intervalos, fiquem agarrados ao telemóvel, agindo como se umas algemas os prendessem ao ecrã. No entanto, o telemóvel também é uma ferramenta multiusos que facilita a vida das pessoas, sendo uma lanterna, calculadora, motor de busca e muito mais.

O Não uso do telemóvel tem muitos benefícios mentais e físicos e, tal como referem, “o telemóvel é aconselhado a partir dos 13/14 anos”.

(elaborado em aula, no decurso do teste)

Dinis Ferreira, nº , 7º A