Relatório da visita ao teatro Sá da Bandeira

No passado dia 7 de fevereiro, todas as turmas de 6ºano da escola Básica e Secundária de Canelas foram assistir à peça de teatro “A aventura de Ulisses” numa adaptação da obra “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres.

Esta atividade foi organizada pelas professoras de português do 2ºciclo e teve como objetivos: despertar o gosto pelo teatro; enriquecer o imaginário e o mundo da criança; proporcionar momentos lúdicos e divertidos; diversificar metodologias de ensino/aprendizagem e fomentar nos alunos atitudes de saber estar numa sala de espetáculos.

Por volta das 13.30h, os alunos saíram da escola e dirigiram-se ao autocarro que os esperava no exterior e transportou até à cidade do Porto. Foram acompanhados pela Diretora de Turma e outros professores.

Chegaram ao auditório cerca das 14h e ainda tiveram de aguardar um pouco pelo início da peça.

Muitos ficaram deslumbrados pela beleza e requinte do interior da sala. Não faltaram pequenos vídeos e fotografias, enquanto aguardavam, para mais tarde recordar.

A apresentação durou, aproximadamente, uma hora e meia.

Com cerca de oito personagens, as aventuras de Ulisses foram transformadas num jogo eletrónico, onde cinco dos atores lideravam os que no palco se apresentavam, tendo possibilidade de fazer pausa no comando, parando, desta forma, os movimentos dos atores que se encontravam no palco.

Seguiram-se algumas das aventuras e desventuras de Ulisses, onde cada um dos episódios da “Odisseia” surge assim como etapa ou nível desse jogo, cabendo a Ulisses contornar os obstáculos que o afastam do seu grande objetivo: reencontrar a sua mulher Penélope e o seu filho Telémaco.

Antes de chegar ao último nível do jogo, Ulisses terá de enfrentar a fúria das tempestades e a força dos Ciclopes, terá de resistir aos feitiços de Circe, ao canto das Sereias e à sedução da ninfa Calipso. (Esta última não é referida no livro.)

De referir que, apesar de todas as aventuras vividas, esta peça de teatro retrata ainda uma bela história de amor, que superou o tempo e a esperança, fazendo-nos acreditar que o amor é forte e a tudo resiste.

Os alunos consideraram que a peça foi muito interessante, manteve-os curiosos e sempre muito atentos, porque a qualquer momento podiam ter de interagir com os atores, o que captou ainda mais a sua atenção e tornou a apresentação mais divertida.

Esta atividade cumpriu os objetivos propostos e os alunos adoraram a experiência!

Texto coletivo elaborado pelos alunos do 6ºE