À Descoberta do Cinema de Animação

No mês de novembro, o nosso agrupamento recebeu, entusiasticamente, o CINANIMA 2023. Foram várias os alunos participantes, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, que aderiram, visionando várias curtas-metragens com distintas temáticas. Após o visionamento e diálogo sobre os diversos registos, entre outros trabalhos realizados, alguns alunos teceram breves apreciações:

O Teatro da Passagem

Realização: Antonin Niclass

Suíça / 00:01:20/ 2023

Objetos animados, Computador 3D, Outros

No início desta animação, podemos observar duas crianças curiosas a olharem para o interior de um teatro. Entretanto, uma multidão começa a chegar; pessoas de diferentes etnias, idades e profissões sugerindo a diversidade e a interculturalidade. Esta curta-metragem é criativa e pedagógica, dado que mostra a união das pessoas para assistir a uma peça de teatro dirigida a todos os públicos.

Jéssica Soares – 10.ºC

Esta curta-metragem apresenta o interesse das pessoas pelo teatro, acessível a todos. São destacadas várias pessoas com diferentes profissões, estilos musicais, e de distintas épocas históricas. A diversidade de cores quentes no cenário e a caraterização das personagens transmitem alegria e vivacidade.  O realizador quis certamente realçar como o teatro pode acolher toda a gente e se tornar num lar no qual a família se reúne alegremente.

Maria Helena Marques – 10.ºC

Calma Stacy, Calma

Realização: Tamara Taskova

Eslovénia / 00:01:28 / 2023

Computador 2D

Nesta animação, a protagonista tenta resolver os seus problemas de ansiedade com a medicina convencional, recorrendo aos medicamentos.  Assistimos à ansiedade da jovem que tenta melhorar o seu estado emocional, mas fá-lo com muita angústia, proferindo diversas vezes a frase “Calma Stacy, calma”. Está situação acaba por ficar cada vez pior e a jovem rende-se à ansiedade. Esta apelativa curta-metragem alerta-nos para a importância da saúde mental.

Leonardo Ferreira – 10.ºC

Canção de Embalar da Água

Realização: Piotr Kaźmierczak

Polónia / 00:03:39 / 2023

Stop motion /Areia

Esta animação, do realizador polaco, Piotr Kaźmierczak, em stop motion, transmitiu-me o poder do amor materno e os diversos sentimentos associados. As cores neutras e o aparecimento de manchas negras, que se transformam em peixes nadando sem rumo, fazem-nos mergulhar num mundo mágico, numa dimensão onírica. A música “Water Lullaby” do álbum “Waterduction” da banda de música folclórica polaca “Warsaw Village Band” é calma, apaziguadora e conduz-nos para as águas mágicas da animação.

Maria Helena Marques e Luana Oliveira – 10.ºC