Escola recebe certificação “Escola eTwinning”

O Agrupamento de Escolas de Canelas obteve a distinção “Escola eTwinning”, sendo um dos cinquenta e nove agrupamentos nacionais a receber esse reconhecimento, num total de mil e quatro escolas europeias distinguidas em 2019. 

Esta distinção é feita em resultado do agrupamento estar a desenvolver projetos “eTwinning” há́ pelo menos dois anos; ter um desses projetos obtido o “Selo Nacional eTwinning”; ter nesse período um grupo de docentes a dinamizar projetos e estar a desenvolver uma política digital e de eSafety. 

O nosso agrupamento irá com esta distinção obter uma maior visibilidade a nível europeu, integrando uma rede europeia de escolas eTwinning, o reconhecimento como líder nas áreas de práticas digitais e eSafety, em abordagens inovadoras e criativas à pedagogia e na promoção de práticas de ensino colaborativas com o pessoal docente e alunos.

A referida certificação legítima a nossa escola a ter a possibilidade de exibir o Selo de Escola eTwinning em todos os materiais de promoção e informação, beneficiando-a nas candidaturas ao projeto Erasmus, já que proporciona pontuação adicional, bem como a valorização da escola no acesso a candidaturas e projetos “eTwinning”. 

“O MONSTRO DAS CORES” na Escola EB1/JI de Ribes

O MONSTRO DAS CORES” (de Anna LLenas) foi a obra escolhida na Escola EB1/JI de Ribes para explorar de forma lúdica-pedagógica as emoções dos seus alunos.(fotos)

O livro conta a história do “Monstro das Cores” : Tristeza (azul), medo( (negro), raiva (vermelho), calma (verde), alegria (amarelo), amor (rosa). O Monstro, todo colorido, sente-se confuso com tantos sentimentos e cores. Então, a sua amiga explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

As docentes pretendiam através desta história usar “O Monstro” como “exemplificador de emoções”, levando os alunos a perceberem as emoções que costumam vivenciar e/ou evidenciar.

Assim após exploração da obra, desenvolveram-se atividades que permitiram aos alunos falarem dos seus sentimentos positivos e negativos. 

Para os mais pequeninos, uns “potinhos” das emoções foram criados para que cada criança pudesse colocar as frases representativas dos seus sentimentos e preocupações (foto).

Cada criança possui um caderno onde pode desenhar e representar um momento, um sentimento que o preocupa. (foto)

As restantes turmas uniram-se na elaboração de um placard. O “Monstro” e os seus “Filhotes” foram “alimentados” com os medos, sentimentos e preocupações das crianças.

Todos estes trabalhos conjugaram-se com outras atividades que desenvolveram a expressão oral e escrita.

Assim este recurso de educação emocional, permitiu diminuir alguns problemas de disciplina, aumentar a motivação e melhorar as relações dos alunos.

“Educar a mente sem educar o coração não é educação em absoluto” Aristóteles

Poetas à solta

Os alunos do 2º Ciclo da turma C do 6º ano (Henrique, Lara, Catarina, Beatriz Duro, Leonor e Alexandra) e as alunas Sara e Tatiana do 12º ano transformaram-se em poetas no dia 20, a propósito da celebração do Dia Mundial da Poesia. Ao longo de toda a manhã, deambularam por todas as salas de aula dos diferentes níveis e ciclos de ensino, apresentando-se como poetas (Almada Negreiros, Fernando Pessoa e Florbela Espanca), declamando poesia e apresentando esses extraordinários poetas portugueses. E Portugal, sem dúvida, é um país que produz grandes poetas… Tudo em prol da poesia e do prazer de ler e escrever!

Um agradecimento aos alunos e aos respetivos professores que prepararam cuidadosamente esta atividade em articulação com a biblioteca escolar.

 

Erasmus+ na escola

A nossa escola recebeu, entre os dias 15 e 18 de março, vários grupos de alunos de várias nacionalidades.  Esta segunda mobilidade do projeto Erasmus+, no âmbito de consciencializar e alertar para o problema do vandalismo, as suas causas e soluções, trouxe à nossa escola alunos e professores da Alemanha, Itália, Polónia e Grécia.

O jantar de receção, realizado na noite do dia 15, foi possível com o apoio dos alunos de restauração, que colocaram as suas aprendizagens em prática para proporcionar um jantar agradável a todos os convidados.

Nos dias que se seguiram, o problema do vandalismo foi apresentado de acordo com factos de cada uma das nacionalidades e, posteriormente, discutido, contando com a participação de agentes policiais, artistas e académicos especializados no assunto, os quais, após apresentarem as suas experiências, pontos de vista e dados, responderam a questões e participaram na partilha de ideias.

Foram feitas também caminhadas ao longo das ruas e visitas pelos locais mais importantes e relevantes do Porto e de Gaia. Entre estes locais, destacam-se a Torre dos Clérigos, a Sé do Porto e a Livraria Lello. Durante todos estes percursos, os nossos visitantes demonstraram-se interessados e surpresos com a beleza das nossas cidades e a

simpatia das nossas pessoas, tendo também experimentado alguns pratos tradicionais portugueses que não desiludiram.

No fim destes longos dias de exploração, aprendizagem e contacto com novas culturas, esta mobilidade acabou com um jantar especial de tema medieval. Apoiados, mais uma vez, pelos alunos de restauração vestidos a rigor, este jantar contou com comida adaptada ao tempo medieval, acompanhado de danças e cantorias.

 

Érica Silva, 11.º B