Sessão literária com a escritora Cristina Carvalho

É já no próximo dia 26, segunda-feira, que vamos receber na nossa escola a escritora Cristina Carvalho, autora da obra “O gato de Uppsala”.
Cristina Carvalho nasceu em Lisboa, a 10 de novembro de 1949 e é filha da escritora Natália Nunes e do professor e poeta Rómulo de Carvalho, António Gedeão.
Alguns dos seus romances estão integrados no Plano Nacional de Leitura. Com a obra “O Olhar e a Alma, romance de Modigliani”, obteve o Prémio SPA/RTP 2016. Publicou já dezoito livros, em editoras distintas.
Durante a sua atividade profissional, contactou com milhares de pessoas e visitou inúmeros países sendo a Escandinávia e o Oeste português as regiões que mais ama e que mais influência exercem sobre a sua personalidade e a sua escrita.
Publicou nomeadamente: Até já não é adeus, Momentos misericordiosos, Ana de Londres, Estranhos casos de amor, O gato de Uppsala e Nocturno – O romance de Chopin. Em 2011, a Sextante publicou também Lusco-fusco.
O seu romance O Olhar e a Alma venceu o Prémio Autores 2016 para o Melhor Livro de Ficção Narrativa. Este mês publicou o romance biográfico “A Saga de Selma Lagerlöf” e, sobre o mesmo, afirma que “foi escrito em golfadas, em horas imprecisas do dia ou da noite; não obedeceu a nenhuma rotina disciplinada. Como em todos os atos de paixão, fui sobrevivendo em equilíbrios improváveis. Conheci regiões que jamais imaginei conhecer, reconheci a vida desta pessoa, imaginei-a com a possível intimidade. Julguei, muitas vezes, ouvi-la. O conhecimento dessa vida foi como o silvo das auroras boreais ou como o zurzir do relâmpago na noite profunda.»
A biblioteca agradece aos alunos e professores a sua prestimosa colaboração e todo o trabalho literário e criativo na preparação da visita da escritora.