Será ladrão aquele que rouba aos ladrões?

Será ladrão aquele que rouba aos ladrões? Muita gente se interroga sobre isto. Há pouco tempo li o livro “Ali Babá e os Quarenta Ladrões” e percebi que esta pergunta tem dois lados: O sim e o não.

Começando pelo não, Ali Babá era uma pessoa generosa e muito sábia. Não era de todo ladrão! Um dia enquanto trabalhava, viu uns ladrões a carregar o seu saque e a colocá-lo numa caverna. Depois de ver este imenso tesouro, Ali Babá “roubou” um saco cheio de moedas de ouro! Como era uma pessoa muito justa e bondosa, acho que ele merecia continuar a sua vida em paz.

Já o irmão dele, Qassem, era uma história diferente… Ele era uma pessoa má e injusta. Obrigou o irmão a dizer onde e como tinha encontrado todo aquele ouro e não descansou enquanto não levou tudo! Só que soube entrar na caverna, mas não soube sair, pois tinha-se esquecido de dizer a palavra mágica que lhe tinha permitido lá entrar! Entretanto os ladrões chegaram e mataram-no! Eu achei merecida esta morte, pois ele era uma pessoa má e injusta e quis levar todo o saque.

Portanto, eu acho que esta questão tem um bocado a haver com as pessoas que o fizeram.

                                                                                                     Dinis Ribeiro Sousa, 6ºF

 

 

 “Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”.

Não concordo com este provérbio, porque se nós roubarmos um ladrão também nos tornamos ladrões. Se nós não gostamos de ser roubados, porque o faríamos a outras pessoas?

Como é ladrão quem rouba ladrão, eu não acho justo que um ladrão tenha perdão, enquanto que outros ladrões estão na prisão, visto que somos todos iguais.

Concluindo, eu não concordo com o provérbio “Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”.

Inês Carvalho, 6ºD

 

Será ladrão aquele que rouba ladrão?

Na minha opinião, discordo do provérbio e da frase de Ali Babá.

Antes de tudo, roubar é um ato péssimo e quem o faz deveria ter vergonha e consciência disso. No provérbio “Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão” mostra um lado bom, se devolver o objeto roubado ao seu dono ou o entregar às autoridades, mas se não o fizer, continua a ser ladrão e poderá sofrer as consequências. Na fala de Ali “Pois será ladrão aquele que rouba ladrão?” também não está totalmente correto a meu ver, porque Ali poderia ter denunciado o que viu na caverna. Apesar do conto terminar bem, ele sujeitou-se a grande perigo.

Para concluir, continuo a ter a ideia inicial, não devemos roubar, em qualquer circunstância, porque para além de dececionar pessoas, sofreremos ou deveremos sofrer as devidas punições. Seja como for e a quem for, continua a ser um crime e devemos pensar e refletir nisso.

Mariana Oliveira, 6ºD