Farsa de Inês Pereira, Gil Vicente

No dia 9 de março, as turmas do 10.º ano de escolaridade assistiram à representação da peça de teatro A Farsa De Inês Pereira do considerado primeiro dramaturgo português, Gil Vicente, no grande auditório da escola.

A representação original do ator Alexandre Sá, da companhia de teatro ATE, surpreendeu os alunos e professores pela forma como deu vida a todas as personagens, exceto ao Moço, que foi interpretado por um aluno do 10ºA proporcionando, assim, interação com o público.

Salientamos o facto de o ator ter tido a preocupação de adaptar a peça de Gil Vicente ao público-alvo do 10º ano de escolaridade. Na verdade, conseguiu modernizar uma obra medieval captando a atenção de um público jovem.

A peça conta com registos linguísticos cómicos, mas com a dramatização do ator, as falas tornaram-se ainda mais engraçadas, como, por exemplo, com o jogo de palavras entre “peras, peas” e o nome do dramaturgo Shakespeare.

A representação ofereceu, também, alguns apartes sobre a explicitação do contexto social e histórico da época medieval, em comparação com a atualidade, o que, mais uma vez, elucidou a plateia.

Em suma, a capacidade inovadora de interpretar personagens, mas, simultaneamente, mantendo a essência da obra, a presença do cómico, a interação inteligente e pertinente com o público permitiram a consolidação do estudo da peça e revelaram um excelente trabalho do ator.

A turma do 10.ºD