“O MONSTRO DAS CORES” na Escola EB1/JI de Ribes

O MONSTRO DAS CORES” (de Anna LLenas) foi a obra escolhida na Escola EB1/JI de Ribes para explorar de forma lúdica-pedagógica as emoções dos seus alunos.(fotos)

O livro conta a história do “Monstro das Cores” : Tristeza (azul), medo( (negro), raiva (vermelho), calma (verde), alegria (amarelo), amor (rosa). O Monstro, todo colorido, sente-se confuso com tantos sentimentos e cores. Então, a sua amiga explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

As docentes pretendiam através desta história usar “O Monstro” como “exemplificador de emoções”, levando os alunos a perceberem as emoções que costumam vivenciar e/ou evidenciar.

Assim após exploração da obra, desenvolveram-se atividades que permitiram aos alunos falarem dos seus sentimentos positivos e negativos.

Para os mais pequeninos, uns “potinhos” das emoções foram criados para que cada criança pudesse colocar as frases representativas dos seus sentimentos e preocupações (foto).

Cada criança possui um caderno onde pode desenhar e representar um momento, um sentimento que o preocupa. (foto)

As restantes turmas uniram-se na elaboração de um placard. O “Monstro” e os seus “Filhotes” foram “alimentados” com os medos, sentimentos e preocupações das crianças.

Todos estes trabalhos conjugaram-se com outras atividades que desenvolveram a expressão oral e escrita.

Assim este recurso de educação emocional, permitiu diminuir alguns problemas de disciplina, aumentar a motivação e melhorar as relações dos alunos.

“Educar a mente sem educar o coração não é educação em absoluto” Aristóteles